Dia do consumidor: aproveite promoções sem cair em golpes

Dia do consumidor: aproveite promoções sem cair em golpes

O Dia do Consumidor está chegando e é hora de aproveitar para economizar e garantir os melhores descontos e promoções. Saiba como não cair em golpes nesse período.

No dia 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor, data que muita gente aproveita para garantir promoções interessantes e fazer aquela compra tão esperada. Porém, junto com as ofertas, o dia do consumidor também costuma ter muitos golpes, além de compras por impulso, deixando muita gente no vermelho. Por isso, preparamos um conteúdo especial para você curtir o dia do consumidor com responsabilidade e segurança. Confira!

reclame

O que é o Dia do Consumidor? 

A história do Dia do Consumidor é muito interessante. A data escolhida, 15 de março, deriva de um discurso feito nesse mesmo dia em 1962 pelo presidente dos EUA na época, John F. Kennedy. Em sua fala, o governante falou sobre a necessidade de ouvir o consumidor, bem como a importância da liberdade, do poder de compra, da segurança e do acesso à informação por parte do comprador. 

Desse dia em diante, o consumidor passou a ter papel fundamental nas compras e virou personagem de destaque das campanhas publicitárias e do planejamento de produtos. Uma série de ações foi tomada para garantir a segurança do consumidor até que a data foi escolhida para comemorar o seu dia pela primeira vez em 1983, sendo acolhida até mesmo pela ONU em 1985. 

No Brasil, os reflexos deste dia começaram a impactar a legislação na década de 1990, com a promulgação do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Em março de 1991, a lei entrou em vigor, protegendo os compradores de ações ilegais por parte do mercado e fornecedores. Março, portanto, é um mês importante não só para os consumidores brasileiros, mas de todo o mundo. 

Como evitar fraudes durante as compras?

O primeiro passo para aproveitar o Dia do Consumidor com qualidade é ficar longe de golpes e fraudes. Afinal, nada pior do que ser enganado e perder dinheiro, não é mesmo? Separamos algumas dicas para que você não caia em golpes e faça suas compras com segurança. 

Confira a reputação da loja e avalie os comentários de consumidores 

Você achou uma loja com preços incríveis e com as melhores condições de pagamento. Hora de comprar? Ainda não! Avalie a reputação da loja antes de qualquer coisa. Ela é conhecida? Em caso de lojas online, ela possui também uma loja física? Quais são os relatos de outros compradores? Possui comentários de consumidores satisfeitos com a compra? Estes questionamentos ajudam a evitar um potencial golpe. 

É importante ver os comentários dos consumidores. Sites como o portal Reclame, desenvolvido pelo grupo Euroconsumer, podem ajudar na procura. Muitos comentários negativos e avaliações baixas podem ser um sinal de alerta e devem ser considerados na hora da sua compra.

Dica: Tudo sobre Constituição Federal e a proteção do consumidor

Verifique se o site é seguro e se há selos de segurança

Um dos pontos mais importante para identificar lojas fraudulentas e possíveis golpes é a segurança dos sites. Confira o domínio do e-commerce e os indícios de golpes, como erros de português básico e a ausência de um cadeado ao lado da URL. Selos de segurança aparecem no rodapé da página e também contribuem para a confiabilidade do site. Caso você perceba algo estranho, é importante repensar e pesquisar mais sobre a loja. 

Desconfie de preços muito baixos e ofertas imperdíveis

Muitos golpes são bem sucedidos porque oferecem preços bastante baratos, ofertas imperdíveis e descontos muito grandes. Porém, o barato sai caro e, muitas vezes, o consumidor efetua o pagamento e não recebe o produto, recebe com defeito ou com qualidade muito inferior ao que foi oferecido no momento da compra. 

Por isso, quando uma loja oferecer um preço muito bom ou ofertas inacreditáveis, faça sua parte: pesquise o preço em outras lojas, faça perguntas sobre o produto e investigue outros clientes desse fornecedor antes de fechar negócio. É possível que o produto seja até mesmo ilegal, portanto, não tenha receio em desconfiar. 

Não forneça informações pessoais e financeiras em sites suspeitos

Você seguiu nosso passo a passo na hora de conferir a segurança do site da loja e percebeu que ele é suspeito? Ligue seu alerta de consumidor precavido e não forneça informações sensíveis como CPF, número do RG, endereço, telefone ou número de cartões de crédito e dados bancários. Caso contrário, a dor de cabeça pode ser muito maior do que apenas uma compra sem sucesso.

Dica: Conheça os direitos do consumidor idoso

Cuidado com o cartão de crédito

O cartão de crédito é um dos itens que precisam de mais atenção na hora das suas compras. Isso porque grande parte dos golpes é feito a partir dessa forma de pagamento, seja em compras online ou físicas. Muitas vezes, eles são tão rápidos que até o consumidor perceber o que aconteceu, já sofreu um grande prejuízo. 

Os crimes têm diferentes formas: apreensão dos dados e clonagem (phishing), falsas ligações de instituições bancárias para conseguir informações sobre o cartão (vishing), o famoso golpe do valor errado na maquininha, falsas compras duplicadas, entre outros. 

Apesar de assustador, é possível utilizar o cartão de crédito com segurança, tomando algumas precauções. Nas suas compras online, é indicado utilizar o cartão virtual disponibilizado pelas instituições financeiras, que é diferente do cartão físico e, em alguns casos, pode ter a validade ajustada de acordo com a sua vontade. Compre sempre em lojas confiáveis, conhecidas e que garantam a sua segurança durante o pagamento online

No caso de lojas físicas, alguns hábitos simples podem garantir a segurança das suas compras: sempre conferir o valor na maquininha antes de pagar e verificar no aplicativo o total da compra efetuada, solicitar o comprovante de pagamento e nunca dar seu cartão a terceiros – inclusive ao vendedor. Se você gosta de pagar por aproximação, uma dica é manter a funcionalidade bloqueada e só liberar no momento da compra.

Como escolher as melhores promoções?

Agora que você já aprendeu a comprar com segurança, é hora de aproveitar as promoções que, muitas vezes, só acontecem no Dia do Consumidor. Se você já está pensando nesse dia, conheça dicas infalíveis para não perder as melhores ofertas e evitar ser enganado.

Monitore o histórico de preços

Já comprou algo na promoção e, depois, viu que pagou a metade do dobro? Isso é muito comum e, para não cair nas falsas ofertas, o ideal é monitorar o histórico de preços dos produtos que estão na sua lista de desejos. Fazer esse rastreio evita que você seja lesado e sinaliza quais são as verdadeiras promoções. 

Confira as condições da promoção

Achou aquela promoção imperdível, com preço muito bom e em uma loja confiável? Ótimo! Agora é hora de conferir as possíveis condições da promoção. Tem restrição de número de peças por CPF? Qual a validade do produto? Qual é o período vigente dessa oferta? É em algum dia específico? Leia atentamente as letras miúdas antes de comprar para evitar transtornos futuros.

Guia direitos do consumidor

Dicas para aproveitar as promoções sem ficar no vermelho

Comprar com inteligência é fundamental não só para evitar golpes, mas também para não gastar mais do que é possível sem acabar com dívidas. Para não ficar no vermelho, alguns bons hábitos podem te ajudar a aproveitar os descontos sem ficar com saldo negativo.

Faça uma lista de compras

Comprar por impulso é um dos fatores mais comuns para o endividamento. Felizmente, é possível evitar esse problema com um hábito muito simples: uma lista de compras. Use um caderninho ou aplicativo de anotações no celular e, antes do Dia do Consumidor, anote tudo o que você deseja comprar nesse período de ofertas. Se comprometa a seguir a lista fielmente e não fuja do planejamento. 

Defina um orçamento

A chave para não gastar mais do que deve é definir um orçamento. Reserve um dinheiro específico (ou limite no cartão de crédito) para as suas compras, lembrando que o valor reservado não pode impactar nas suas contas básicas nem no orçamento do dia a dia. Assim, é possível aproveitar o dia do consumidor sem ansiedade e com a garantia de ficar longe do vermelho. 

Use ferramentas de comparação de preços e cupons de desconto

Garantir que você realmente está comprando pelo melhor preço é essencial para economizar. Para isso, você pode usar ferramentas de comparação de preços, que podem ser instaladas até mesmo no seu navegador. A nossa dica é o plugin Mais Barato PROTESTE, que te avisa sempre que houver uma variação de preço mais barata do produto desejado. Nossa ferramenta também avalia cupons de desconto, que ajudam a ter uma economia ainda maior nas compras online.

Dica: Saiba como aumentar seu score de crédito

Compras online x lojas físicas 

Bateu a dúvida sobre comprar em loja física ou online? A gente entende! Afinal, as duas opções têm vantagens e desvantagens e tudo vai depender do que você espera de cada compra e qual é o seu perfil de consumidor

Comprar online virou uma grande tendência, principalmente após a pandemia. Com a vantagem de adquirir um produto na comodidade do seu lar ou de qualquer outro lugar apenas com alguns cliques, comprar pela internet também costuma ser mais barato em algumas situações. Entretanto, também há seus pontos negativos: o risco de fraude é maior e você também precisa esperar até o produto chegar na sua casa – o que dependendo do site e do item, pode ser muito demorado. 

Já as lojas físicas possuem a vantagem do imediatismo. Além de receber o produto na hora e com segurança, você também pode aproveitar promoções relâmpagos e liquidações que só estão disponíveis naquele estabelecimento. A segurança para pagar também é maior. As desvantagens ficam por conta do preço – que pode ser um pouco mais salgado – e também da necessidade de deslocamento até o local. 

Veja como a PROTESTE pode ajudar você nas suas decisões de compra

A PROTESTE ajuda você não só no Dia do Consumidor, mas todos os dias do ano. Há mais de 18 anos no Brasil, somos uma instituição que busca defender os direitos do consumidor e garantir informação gratuita e de qualidade, para facilitar o seu dia a dia. 

Através do nosso canal do Telegram e do app da PROTESTE, você pode ficar por dentro de novidades sobre tecnologia, saúde, consumo, finanças e muito mais com nossos artigos. Afinal, um consumidor mal-informado está mais propenso a cair em golpes e fraudes. 

Tornando-se um associado PROTESTE, você tem acesso ao canal Reclame, que facilita o seu contato com a empresa no caso de problemas de consumo, com intermediação extrajudicial e auxílio com especialistas em defesa do consumidor, e a testes comparativos de produtos e serviços. Incrível né? Seja sócio e não perca nenhum de nossos benefícios, clique aqui e associe-se à PROTESTE.