Cuidados no pagamento de corridas na UBER via PIX

Cuidados no pagamento de corridas na UBER via PIX

No artigo do ESPECIALISTA PROTESTE Adriano Fonseca, saiba os cuidados que precisa tomar na hora das transações com o aplicativo

Não há mais como fugir da tecnologia nos dias de hoje. O desenvolvimento de softwares, plataformas que automatizam e facilitam a experiência de compras e produtos pela internet é cada vez mais uma realidade do mercado de consumo. Não poderia ser diferente com os contratos de transporte. As facilidades de locomoção que surgiram com os taxis, aviões e metrôs supriram a necessidade do consumidor globalizado. Atualmente, a criação de aplicativos de transporte veio para mostrar os novos interesses dos usuários. Segundo dados da Edelman, em pesquisa encomendada pela Paypal, cerca de 80% dos entrevistados utilizaram os serviços online de transporte durante a pandemia. Além disso, mais de 60% preferem os aplicativos de transporte que o próprio carro. A pesquisa ainda indicou que quase 90% dos entrevistados apresentaram intenção de manter os hábitos de pagar online por mobilidade urbana.

A funcionalidade desses softwares se dá através de um aplicativo, que conecta passageiros e motoristas. Empresas de tecnologia disponibilizam esse meio para facilitar o contato e pagamento entre a duas partes. A grande sacada das empresas foi disponibilizar um aplicativo que pudesse promover não só facilidades ao passageiro, como também uma fonte de renda aos motoristas. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 1,5 milhões de brasileiros trabalham na chamada Gig Economy no setor de transportes de pessoas e mercadorias, ou seja, utilizamo segmento como fonte de renda esporádica sem relação de emprego com os aplicativos. Desses, a maior parte (61,2%) é de motoristas de aplicativos de transporte de passageiros ou taxis.

Os aplicativos no Brasil

A utilização de aplicativos de transporte já é realidade de parte dos brasileiros. Dentre as principais empresas, destaca-se a UBER. Fundada em 2010, a empresa já conta com usuários e motoristas em 71 países do mundo, estando presente em mais de 500 cidades do Brasil, que já conta com 1 milhão de motoristas e 22 milhões de usuários. Segundo a própria empresa, o objetivo da plataforma é “aproximar pessoas e revolucionar o modo de se movimentar nas cidades. Seja para uma viagem de carro ou para fazer as compras do supermercado, a Uber usa a tecnologia para dar às pessoas o que elas querem, quando e onde elas precisam”.

Em 24 maio de 2022, a empresa passou a aceitar nova modalidade de pagamento instituida pelo Banco Central, o PIX . O Pix foi lançado em 2020, e, desde então, diversos produtos puderam ser pagos através desse arranjo tecnológico que permite a liquidação instantânea das transações entre contas. Ainda no ano de lançamento da modalidade , a então diretora geral da Uber no Brasil, Claudia Woods ofereceu a experiência de pagamento para tornar a vida dos usuários mais fácil com auxílio da tecnologia.

Assim como os aplicativos de transporte, o PIX já faz parte da rotina dos brasileiros. Segundo o Banco Central, a modalidade de pagamento já foi utilizada por, pelo menos, 118 milhões de pessoas físicas que realizaram ou receberam no mínimo uma transação instantânea até Abril de 2022. Além disso, o Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT) do Banco Central registrou mais de 281 milhões de contas cadastradas até Março do mesmo ano.

A novidade adotada pela Uber, por sua vez, trouxe novas preocupações para o consumidor. Se sua vulnerabilidade já foi prevista há mais de três décadas, quando o CDC a instituiu em face dos fornecedores, observam-se num mercado de consumo marcado pela inovação e tecnologia novas práticas abusivas que podem aumentar tal vulnerabilidade. É nesse cenário que a PROTESTE acompanha as novidades de mercado para trazer informações claras para os consumidores, buscando mitigar efeitos de práticas desleais de fornecedores. Dessa forma, serão abordados nesse momento a funcionalidade do pagamento via PIX de corridas realizadas pelo aplicativo Uber, assim como cuidados fundamentais para não cair em golpes.

Pagamento por PIX no UBER

A Uber permite pagamento através de diversas modalidades, como dinheiro, cartões de crédito e débito, carteiras digitais e PIX. O usuário consegue optar pela modalidade de pagamento instantâneo tanto na página inicial do aplicativo, em “Pagamentos”, quanto após selecionar o destino, em “Opções de Pagamento”. Após confirmar a viagem, o usuário que optou pelo pagamento via PIX é redirecionado a uma nova página, onde é gerada chave pix, código utilizado para pagamento no aplicativo de conta transacional do usuário. Basta colar esse código na aba do PIX do aplicativo do banco do usuário para que a corriga seja confirmada.

Considerando que o liquidação via PIX ocorre de forma instantânea, basta esperar alguns segundos após o pagamento para que a corrida seja confirmada e o motorista possa buscar o passageiro. Como se pode observar, a utilização da nova modalidade de pagamentos foi feita de forma que o valor pago seja direcionado para própria empresa Uber, que depois repassará os valores ao motorista. É justamente nesse ponto que o consumidor precisa ter mais cuidado. Ao optar pelo pagamento via PIX, o usuário é cobrado diretamente pela Uber antes da confirmação da viagem, e não depois.

Observa-se que a utilização da modalidade foi introduzida de forma a evitar que os consumidores sofressem golpes, pois pagamentos feitos diretamente ao motorista através do PIX não são contabilizados pelo aplicativo. Ainda assim, observamos o crescimento de relatos de consumidor que, mesmo embora tenham optado pela modalidade PIX e realizado o pagamento prévio, foram cobrados ao final da viagem pelo motorista.

É importante ressaltar que a própria empresa indica que as transações vinculadas a uma viagem na Uber ocorra integralmente através da plataforma, e não diretamente com o motorista, com exceção do pagamento em dinheiro, modalidade que também conta com etapas de segurança, como identificação de documentos pessoais.

Cuidados necessários

Sendo assim, visando a proteção dos consumidores e de seus direitos, separamos alguns cuidados para que você não caia em golpes e fraudes envolvendo o pagamento de viagens pela Uber com o PIX:

  • O usuário precisa estar atento para o fato de que, ao optar pelo pagamento da viagem via PIX, a chave utilizada para a transação em seu aplicativo será oferecida exclusivamente pela Uber, e não pelo motorista. Caso o motorista ao final da viagem forneça chave pix para pagamento da corrida, a orientação é que o usuário apresente o comprovante de pagamento que foi realizado diretamente para plataforma, que possui em seus registros o recebimento dos valores, de forma que o consumidor não sera penalizado. Lembre-se: a viagem paga pelo PIX apenas é iniciada quando o pagamento já foi liquidado, não havendo nenhuma cobrança após esse período por parte do motorista.
  • O usuário pode conferir a reputação e pontuação do motorista selecionado após o pagamento via PIX. A própria plataforma realiza inspeções e exclui motoristas com notas muito baixas. De toda forma, caso a pontuação do motorista, que varia de 1 a 5, não seja muito boa, o ideal é que cancele o mais rápido possível a viagem e escolha um outro condutor.
  • Se o usuário foi cobrado indevidamente pelo motorista do aplicativo, e pagou em duplicidade pelo PIX, o ideal é que entre em contato com Uber, para que a empresa avalie a prática fraudulenta e responsabilize o motorista. De toda forma, considerando que a Uber é responsável pelos problemas causados aos consumidores durante a viagem, é possível que se cobre o ressarcimento pelos valores diretamente à empresa.
  • O usuário poderá realizar a comunicação com a empresa através de órgãos e plataformas de defesa do consumidor. A PROTESTE possui o Reclame, plataforma digital onde o consumidor registra uma reclamação, que é recebida diretamente pela empresa. Contamos também com o Serviço de Defesa do Consumidor, onde nossos associados contam com uma equipe de especialistas em defesa do consumidor preparados para ajudar na solução de seus problemas. Basta acessar o link www.proteste.org.br/reclame ou ligar para 4020-7753.
  • Caso a tentativa extrajudicial não seja positiva, o usuário poderá registrar uma ocorrência em Delegacia de Polícia mais próxima. Com os dados do motorista que foi beneficiado com o pagamento indevido, indicados no comprovante de pagamento feito pelo usuário, fica mais fácil identificar quem recebeu o valor indevidamente. Lembre-se: é fundamental sempre guardar os comprovantes de pagamento de qualquer transação ocorrida nas viagens, o que poderá ajudar a recuperar os valores pagos.

A PROTESTE está atenta às inovações e tecnologias do mercado de consumo, sendo fonte de autoridade para ajudar os consumidores a realizar compras e transações seguras em um mundo cada vez mais dinamizado. Em nosso blog Radar PROTESTE, contamos com artigos que te ajudam a ter uma alimentação balanceada, em nossa aba Minha Saúde. Também contamos com uma parte relacionada às novas tecnologias dos consumidores, o ConectaJá. Nossa página Seu Direito sempre traz informações sobre os direitos dos consumidores. Acompanhe também nossas redes sociais para estar em dia com seus direitos. Num mercado cada vez mais complexo, a PROTESTE é a escolha certa para os consumidores.