Cartão por aproximação é seguro? Saiba tudo sobre o assunto

Cartão por aproximação é seguro? Saiba tudo sobre o assunto

Saiba o que é, como funciona e como usar o cartão por aproximação, conheça as desvantagens desse serviço e como evitar cair em golpes.

As inovações têm chegado de forma cada vez mais acelerada ao mercado financeiro e, consequentemente, ao nosso jeito de lidar com dinheiro no dia a dia. E para ter certeza disso, basta olhar as novidades lançadas nos últimos anos: carteiras digitais, Pix e cartão por aproximação.

A propósito, você já usa essa última tecnologia? É bom ter cuidado: assim como o mercado financeiro, o comportamento das pessoas mal-intencionadas também evolui. E, hoje, não é preciso ir muito longe para encontrar alguém que tenha caído em algum golpe com o cartão por aproximação.

reclame

Mas, não se preocupe. No artigo abaixo, além de te explicar tudo sobre essa nova tecnologia — o que é, como funciona e como usar —, vamos explicar quais são as desvantagens do cartão por aproximação e como evitar cair em golpes nesse sentido. Além disso, também vamos te ensinar a desativar essa funcionalidade, caso você queira reforçar a segurança.

Vamos conferir?

O que é cartão por aproximação?

Cartão por aproximação, também conhecido como contactless ou pagamento sem contato, é uma tecnologia que permite pagamentos com cartão de crédito ou débito sem que seja necessário inserir o cartão na máquina e digitar a senha. Basicamente, a ideia é ter o menor contato possível com o cartão no momento do pagamento, apenas sendo necessário aproximá-lo da tela da máquina.

E a tecnologia está tão evoluída que já nem é preciso ter o cartão com você para realizar o pagamento. As chamadas carteiras digitais, como Samsung Pay, Apple Pay e Google Pay, por exemplo, permitem que você cadastre os dados do seu cartão e faça o pagamento aproximando o próprio celular da tela. Bastante praticidade, não é mesmo?

Dica: Taxa de juros do cartão de crédito: como é calculada

Como funciona o pagamento por aproximação?

Essa história de cartão por aproximação pode parecer algo místico, mas é tecnologia. E ela tem nome: Near Field Communication (NFC). Trata-se de uma tecnologia que permite a comunicação entre dois ou mais dispositivos eletrônicos apenas por aproximação física, sem a necessidade de cabos e fios. Essa interação acontece por meio de ondas eletromagnéticas

Essa já é uma tecnologia presente nos smartphones e há alguns anos já permite o compartilhamento de arquivos entre dois aparelhos de forma simples e rápida. Com o cartão por aproximação funciona assim: o chip conta com tecnologia NFC e emite ondas eletromagnéticas quando se aproxima de uma máquina com tecnologia contactless, permitindo, assim, a troca de informações entre os dois equipamentos.

Geralmente, a transação é concluída em poucos segundos e basta esperar o aviso da máquina (que costuma ser sonoro, com um bipe) para ter certeza que o pagamento foi efetuado. É uma evolução em relação aos pagamentos digitais.

E é importante você saber que a maioria das instituições financeiras limitam o valor de transações por aproximação — geralmente, é de R$ 200. Ou seja, se você precisar fazer um pagamento mais alto, será necessário digitar sua senha.

Banner

Como saber se meu cartão funciona por aproximação?

Você tem familiaridade com o símbolo do wi-fi? É como se fossem ondas, na vertical, formando uma grande rede de conexão sem, necessariamente, estarem conectadas entre si. O símbolo da tecnologia contactless é bastante parecido, só que as ondas aparecem na horizontal e, portanto, o símbolo, em comparação com o do wi-fi, está virado de lado.

Entender qual é o símbolo do cartão por aproximação é importante porque é ele que vai te dizer se seu cartão funciona ou não com a tecnologia. Se o seu cartão tiver as “ondinhas” estampadas na parte da frente, como você pode ver na imagem abaixo, é porque você consegue fazer pagamentos por aproximação.

Cartão por aproximação é seguro? Saiba tudo sobre o assunto

Como fazer pagamento por aproximação pelo celular?

Como dissemos no início do artigo, a tecnologia está tão avançada que você nem precisa mais estar com o cartão para fazer pagamentos por aproximação. Agora, basta ter o celular em mãos e os dados do seu cartão cadastrados na plataforma de pagamento do seu smartphone.

Isso é possível porque, assim como as máquinas que recebem pagamentos por aproximação, os smartphones mais modernos também contam com a tecnologia NFC. Se for o caso do seu aparelho, basta cadastrar seus dados em uma das plataformas de pagamento disponíveis nos smartphones atualmente, abrir o aplicativo na hora de pagar por uma compra e aproximar o celular da máquina de cartão. Pronto! O pagamento será efetuado.

A tecnologia está tão avançada que até mesmo os smartwatches já contam com essa tecnologia, viu? Ou seja, nem mesmo com o celular você precisa estar para conseguir efetuar um pagamento.

Dica: Estorno no cartão de crédito: como funciona?

Quais são as vantagens do cartão por aproximação?

Como toda tecnologia, o pagamento por aproximação também tem vantagens e desvantagens para os usuários. Entre as vantagens, claro, destacam-se a praticidade e a rapidez para efetuar pagamentos. Além delas, vale destacar:

  • a higiene, não precisa tocar na maquininha (um lugar onde muita gente coloca a mão) para efetuar suas compras;
  • a facilidade de uso, basta aproximar o cartão ou o celular da máquina de cartão para realizar o pagamento;
  • a segurança, as informações compartilhadas entre o cartão e a máquina são protegidas por criptografia;
  • a versatilidade, praticamente todas as máquinas de cartão hoje em dia aceitam o pagamento por aproximação.

Quais são as desvantagens do cartão por aproximação?

Mas, e as desvantagens do cartão por aproximação? Você já parou para pensar nelas? Na verdade, todas elas estão sustentadas em um único fator: a possibilidade de fraudes e golpes. Como o pagamento é fácil e rápido, muita gente pode se aproveitar disso para agir de má-fé.

É muito comum, por exemplo, que na hora de efetuar um pagamento, você entregar o seu cartão para o profissional do estabelecimento em questão. Se você utilizar a tecnologia contactless para pagar e essa pessoa estiver mal-intencionada, ela pode digitar um número na máquina acima do valor da sua compra. Como você não vai precisar digitar a senha, corre o risco de nem perceber a alteração.

Além disso, também já são relatados casos de golpistas que passam a máquina de cartão perto da bolsa ou do bolso dos consumidores — o que acontece, principalmente, em eventos com grandes multidões ou em grandes centros comerciais. Se o seu cartão tiver a tecnologia de pagamento por aproximação ativada, o pagamento pode ser efetuado sem você perceber.

E, talvez, a desvantagem mais crítica de todas se apresenta em caso de perda, furto ou roubo. Como o pagamento por aproximação não exige a digitação da senha, se o seu cartão for parar na mão de outra pessoa, ela pode realizar pagamentos com facilidade. É por isso, inclusive, que as instituições financeiras limitam o valor das transações realizadas dessa maneira.

Guia direitos do consumidor

Como evitar golpes com o cartão por aproximação?

Diante dessas desvantagens, você deve estar se perguntando como evitar golpes com o cartão por aproximação, certo? Aqui estão algumas dicas nesse sentido.

Confira sempre o valor da compra

Ao realizar o pagamento por aproximação, o recomendado é não entregar o cartão para a pessoa do estabelecimento onde você irá realizar o pagamento. Fique com o cartão em mãos e o aproxime da máquina no momento oportuno. Esse é o melhor jeito de garantir que você terá a possibilidade de conferir o valor antes do pagamento ser efetuado. 

Caso precise entregar o cartão, peça para conferir o valor antes de pagar e confira o recibo do pagamento.

Tenha atenção em relação à distância entre o cartão e a máquina

A tecnologia contactless é tão avançada que o cartão nem precisa estar tão perto da máquina para que o pagamento seja efetuado. Por isso, mantenha ele realmente distante até que você confira o valor e esteja pronto para pagar sua compra. Dessa forma, você evita que o pagamento seja efetuado “sem querer”.

Ative as notificações do aplicativo do seu banco

Se você acha chato ficar recebendo uma notificação do seu banco toda vez que alguma compra é efetuada com o cartão, saiba que esse é um ótimo jeito de se proteger contra golpes. 

E em casos de cartão por aproximação, essa medida pode ser ainda mais válida. Dessa forma, afinal, você tem a possibilidade de conferir em tempo real o valor do pagamento efetuado e até mesmo identificar caso alguma compra desconhecida seja feita com seu cartão — após roubo ou furto, por exemplo, você pode evitar grandes prejuízos dessa maneira.

Desative o pagamento por aproximação, se achar necessário

A tecnologia está aí, mas você não precisa usar se não quiser. Lembre-se que a função de pagamento por aproximação pode ser desativada a qualquer momento e você pode fazer isso caso não tenha segurança para manter a tecnologia habilitada. Inclusive, isso pode ser feito de forma temporária. Se você for a um grande evento, onde haverá a presença de uma multidão, por exemplo, vale a pena desativar o pagamento por aproximação para evitar possíveis golpes.

Dica: Saiba como sair da inadimplência

Como desativar o pagamento por aproximação?

O aplicativo do seu banco ou da instituição financeira responsável pela operação do seu cartão oferece a possibilidade de desativar a função de pagamento por aproximação. Basta acessar o app e, geralmente, ir ao menu. Lá, você encontrará a opção de desabilitar a funcionalidade, o que geralmente é feito por meio de uma “chavinha” de liga e desliga. É tão simples quanto usar a tecnologia!

Saiba como a PROTESTE pode ajudar você

Como você viu até aqui, o pagamento por aproximação é uma tecnologia que traz muitas facilidades, mas também alguns riscos. Por isso, é importante você ter em mente o que precisa fazer para acionar a instituição financeira responsável pelo seu cartão em caso de golpes. O primeiro passo, claro, é entrar em contato com a própria instituição. Mas, caso você não tenha sucesso, você também pode registrar uma reclamação no Reclame, canal da PROTESTE que coloca consumidores em contato com empresas com as quais eles tiveram problemas.

A PROTESTE é uma instituição sem fins lucrativos que visa auxiliar os consumidores brasileiros em suas decisões de compra. Para isso, uma das principais missões da associação é produzir conteúdos de qualidade, que ofereçam aos consumidores informações sobre produtos e serviços disponíveis no mercado. 

Você pode acompanhar esses conteúdos por meio dos blogs ConectaJá, que fala de assuntos de tecnologia, MinhaSaúde, que trata de temas relacionados à saúde e bem-estar, e SeuDireito, que aborda tópicos relacionados aos direitos do consumidor. 

Além disso, a maior associação de consumidores da América Latina também realiza testes comparativos, com os principais produtos e serviços disponíveis no mercado. O resultado das avaliações auxilia os consumidores em suas decisões de compra.