Aluguel de carro ou assinatura de veículo: qual escolher?

Aluguel de carro ou assinatura de veículo: qual escolher?

Entenda as principais diferenças entre o aluguel de carro e a assinatura de veículo e saiba como escolher o serviço ideal.

Escolher entre o aluguel de carro ou assinatura de veículo costuma ser a grande dúvida de quem deseja fugir do financiamento e ter um veículo através de uma contratação mais simples. 

reclame

Os dois serviços possuem suas vantagens e desvantagens, por isso, é importante considerar algumas particularidades antes de escolher a opção ideal para o seu objetivo. Pensando nisso, a PROTESTE preparou esse conteúdo com tudo que você precisa saber para escolher o serviço certo!

O que é o aluguel de carro?

O aluguel de carro é um serviço oferecido por locadoras de veículos que consiste em pagar por dia ou por mês pela locação de um veículo. Trata-se de um serviço bastante usual para quem precisa de um carro em determinadas situações, como para viajar, para usar no trabalho ou até mesmo para lazer. 

Geralmente, quem contrata esse tipo de serviço busca facilidade na hora de ter um carro para usar em situações pontuais, sendo uma vantagem para quem quer fugir do financiamento ou para quem não deseja ter um carro na garagem, mas sim um veículo para usar quando for necessário. 

A dinâmica desse serviço é bem simples, a pessoa escolhe o tipo de veículo, marca, modelo, seleciona o período que pretende alugar e pronto, o carro pode ser retirado e entregue posteriormente no local informado. 

Mas é importante ficar atento a todas as condições do contrato antes de assinar a locação do veículo, ok?

Dica: Problemas de consumo? Resolva no Reclame da PROTESTE

E a assinatura de veículo?

Já o carro por assinatura é um serviço novo que surgiu por volta de 2021. Neste caso, a pessoa escolhe um plano de assinatura para poder usufruir do veículo, que geralmente é novo. 

Quem contrata esse serviço costuma ter como finalidade optar por uma opção menos burocrática para ter um veículo por um longo período, indo de alguns meses a vários anos. 

Sendo assim, o perfil de pessoa que contrata o carro por assinatura é de alguém que pretende usar o veículo no dia a dia, para trabalhar, para lazer e demais atividades. Não é um serviço para situações pontuais, mas sim para uso constante e por um período prolongado. 

Nesse caso, a dinâmica do serviço é semelhante ao aluguel de carro. A pessoa precisa escolher o veículo e o plano de assinatura mais adequados para o seu perfil. Por último, é definido o período da assinatura do carro.

Lembrando que é sempre importante conferir todos os detalhes do contrato antes de concordar com os termos e assinar o documento. 

Quais as principais diferenças entre os dois serviços?

Embora eles sejam muito parecidos, há diferenças entre os dois serviços. A principal delas é o tempo de contrato. Enquanto que no aluguel de carros o período para locação costuma ser diário, semanal ou mensal, em uma assinatura de veículos você pode contratar o carro por meses ou anos, dependendo de cada caso. 

Por isso, o aluguel de carros é uma opção indicada para quem precisa de um veículo para situações pontuais, como usar em uma viagem, para substituir o próprio veículo, caso ele esteja no conserto, para usar em um dia de lazer, entre outras situações.

Por outro lado, a assinatura de carro é a opção mais interessante para aqueles que precisam de uma contratação prolongada com a finalidade de usar o veículo como principal meio de locomoção para trabalhar e outras atividades do dia a dia.

Outra diferença significativa é que no aluguel de veículos, quase sempre os automóveis são usados. Já no caso da assinatura, os veículos costumam ser 0 km. 

Banner

Quais as vantagens e desvantagens do aluguel de carro?

Alugar um carro tem a vantagem de ser uma contratação fácil e menos burocrática. Mas esse não é o único benefício. Dependendo das condições do aluguel e também da quantidade de vezes que o carro é usado, vale mais a pena alugar do que comprar ou contratar um veículo por assinatura. 

Outra grande vantagem de alugar é que você pode escolher o carro que quiser. É possível alugar um carro popular apenas para usar na cidade e depois alugar um carro mais confortável para viagens distantes, por exemplo. 

Mas também há desvantagens e a principal delas é a disponibilidade, no qual você precisa aguardar até que o carro solicitado esteja disponível para a locação. Por isso, se você precisar do veículo com urgência, pode ser mais difícil conseguir um automóvel específico. 

Além disso, se você não possui um carro, ter que se locomover até a locadora toda vez que precisar alugar um veículo pode ser frustrante. Outra desvantagem é que os veículos costumam ser usados e mesmo que você não tenha que arcar com manutenções, pode acabar alugando um carro com pequenas imperfeições ou danos.

Quais as vantagens e desvantagens da assinatura de veículo?

No caso do carro por assinatura, uma das maiores vantagens é a possibilidade de sair da concessionária com um carro novo sem toda a burocracia do financiamento. Além disso, não há a desvantagem da falta de disponibilidade, pois o carro estará com você pelo tempo que ele for contratado. 

Ao longo desse tempo, o contratante não precisa ter gastos como licenciamento, IPVA, seguro e manutenção, sendo que os únicos custos com o veículo são os usuais, como combustível, pedágios e estacionamento. 

Outra vantagem é que ao final do contrato é possível devolver o veículo e pegar outro carro novo ou renovar o acordo. 

Já as desvantagens incluem o custo mais elevado do que alugar um veículo esporadicamente, justamente porque o contrato costuma ser mensal ou anual. Além disso, é importante considerar as multas e gastos extras por encerramento antecipado do serviço de assinatura, caso seja solicitado. 

Alguns serviços de assinatura também possuem um limite de quilometragem mensal. Caso o contratante ultrapasse o que foi acordado, é preciso pagar a mais pelos quilômetros rodados. 

Dica: Empréstimo consignado: o que é e quem pode fazer?

Como escolher o serviço ideal para você?

Antes de fechar qualquer negócio, é importante avaliar muito bem as vantagens e desvantagens de cada um desses dois serviços. Além disso, é preciso considerar se a locação ou assinatura são mais vantajosas do que comprar o veículo. 

Em todo caso, veja a seguir quais são os critérios que você deve avaliar antes de optar pelo aluguel de carro ou assinatura de veículo:

Necessidade

A primeira coisa é considerar a necessidade de optar por um dos dois serviços. Será para suprir a ausência do carro próprio enquanto ele está no conserto? É para fazer uma viagem a trabalho ou em família? Você usará o veículo no dia a dia? Ou é uma contratação esporádica?

O aluguel é sempre mais vantajoso quando você precisa usar o carro por um dia ou uma semana, por exemplo. Mas costuma ser mais caro para contratações por um longo período de tempo. Por outro lado, a assinatura não é uma boa opção se você não usa o carro no dia a dia e pretende ter apenas um automóvel para usar vez ou outra. 

Disponibilidade

Outro critério importante é a disponibilidade que você possui para contratar esse veículo. Como já mencionado, alugar um carro não é uma situação imediata, é preciso tempo e disponibilidade. Já no caso do carro por assinatura, sempre que você precisar do veículo ele estará te esperando na garagem.

Guia direitos do consumidor

Período de contratação

Esse critério é um dos mais decisivos, pois ele reflete diretamente no custo de contratar os serviços de aluguel ou assinatura de veículos. Se for uma contratação mais longa, que dura meses ou anos, o ideal é optar pelo serviço de assinatura, pois ele oferece mais benefícios incluídos, enquanto que o aluguel é voltado para o uso durante um curto período de tempo.

Portanto, considere o período de contratação para decidir qual é a melhor opção para você!

Características do veículo

Também é preciso considerar as características do veículo que pode ser contratado entre os dois tipos de serviços. 

A principal mudança entre os dois serviços em relação ao veículo é que na assinatura você geralmente contrata um carro 0 km para usar e no aluguel os automóveis contratados são usados. Quem quer ter o gosto de usar um carro novo sem toda a burocracia do financiamento, deve apostar na assinatura. Mas se esse não é um critério tão importante e o veículo será usado eventualmente, o aluguel pode ser uma opção mais atraente. 

Agora que você já sabe quais são os critérios para escolher entre as duas modalidades, considere os prós e os contras de cada serviço e opte pela opção que mais se encaixa nas suas necessidades. 

Para finalizar, leia todo o contrato e confira se as condições de contratação do serviço estão de acordo com o que você procura e espera em seu aluguel ou assinatura de carro. 

Dica: Ressarcimento de dinheiro: quando posso solicitar?

A PROTESTE te mantém bem informado!

Se manter bem informado é muito mais fácil com a PROTESTE, pois você aprende sobre saúde, direitos do consumidor, serviços e produtos, tecnologias e outros assuntos importantes para você.

A PROTESTE é a maior associação de consumidores da América Latina. Por isso, temos o compromisso de levar informações de qualidade e oferecer serviços que ajudem a população. 

Aqui, você encontra muita informação por meio dos blogs SeuDireito, ConectaJá e MinhaSaúde sobre direitos do consumidor, tecnologia e saúde e bem-estar, respectivamente. 

Conheça os nossos testes comparativos que ajudam a escolher os melhores serviços e produtos disponíveis no mercado. Nós testamos de eletrônicos a itens de alimentação.

Envie sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço para o Reclame, o portal de reclamações criado pela PROTESTE para ajudar você a solucionar problemas de consumo. A sua mensagem é encaminhada para a empresa reclamada e a resposta chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.