Comportamento do consumidor em 2023: tendências de consumo

Comportamento do consumidor em 2023: tendências de consumo

Comprar com consciência, produtos sustentáveis e lojas online: conheça as principais tendências de consumo para 2023 e saiba como investir melhor o seu dinheiro!

Você sabia que as pessoas não compram sempre da mesma forma? O comportamento do consumidor de 10 anos atrás não é o mesmo de hoje, e vários motivos levam a essa mudança: prioridades pessoais, contextos sociais e políticos, a inflação naquele período e muitos outros. Por isso, a gente preparou um conteúdo sobre tendências de consumo para 2023, para que você fique informado e tome as melhores decisões sobre como gastar o seu dinheiro. Confira!

Reclame Proteste

O que significa o comportamento do consumidor?

O que chamamos de comportamento do consumidor nada mais é do que um conjunto de práticas, hábitos e prioridades de consumo que envolvem o processo de compra de uma pessoa ou um grupo. Ele está em frequente mudança, pois isso depende de muitas variáveis.

As lojas costumam avaliar o comportamento do consumidor para entender melhor o que ele deseja e assim oferecer o que o cliente procura e precisa. Setores de marketing e publicidade também exploram o comportamento do consumidor para elaborar campanhas mais provocativas.

Qual a importância de saber o comportamento do consumidor?

Para você, consumidor, entender sobre as tendências de consumo pode ser uma grande vantagem. Isso te ajuda a tomar decisões de compra mais inteligentes, evitar gatilhos de impulsividade e, consequentemente, evitar dívidas desnecessárias e economizar, já que você saberá quais produtos e serviços são facilmente encontrados e quais podem ser mais exclusivos. 

Conhecer o comportamento do consumidor também é uma forma de planejar melhor o seu orçamento familiar do ano. Por exemplo: se você sabe que, nesse momento, é muito importante ter acesso à internet móvel, provavelmente incluirá um bom plano no orçamento para o seu celular ou até mesmo vai escolher smartphones que priorizem a conectividade com a internet.

Dica: Minha Vida Financeira: o que é e como usar a ferramenta?

Quais elementos mais influenciam no comportamento do consumidor?

O comportamento do consumidor muda com frequência — que pode ser mensal, semestral, anual ou períodos mais longos. Tudo irá depender de diversos elementos que influenciam nas decisões de compra do cliente e moldam o comportamento de um determinado grupo, seja em uma cidade, estado, região, país ou no mundo todo. Conheça alguns desses fatores:

Política e economia

Aspectos políticos e econômicos afetam diretamente o comportamento do consumidor. A alta e queda da bolsa de valores e a variação da inflação interferem no poder de compra da população, o que pode aumentar ou diminuir a preferência por alguns produtos em detrimento de outros. 

Poder aquisitivo

A renda financeira e o status social também fazem toda a diferença no comportamento do consumidor. O poder aquisitivo determina diretamente a priorização de serviços e produtos, bem como o convívio social e o local que residem os clientes.

Banner

Cultura e demografia

Brasileiros não possuem os mesmos critérios de compra que indianos e norte-americanos, assim como o comportamento de um consumidor cearense será provavelmente diferente de um gaúcho. Fatores culturais e demográficos influenciam as tendências de consumo e podem ser decisivos no momento da compra. 

Psicologia

As pessoas possuem traços psicológicos diferentes e, por isso, certos produtos e serviços podem ser mais importantes ou necessários para alguns consumidores do que para outros. 

Sazonalidade

Por último, muitas vezes, a situação em que o consumidor se encontra afeta diretamente seu comportamento. É o exemplo de datas comemorativas, como Natal e Dia das Mães.

O que é o processo de decisão de compra?

O processo de decisão de compra é todo o percurso que o consumidor faz para, finalmente, “fechar negócio” e comprar um produto ou serviço. Em geral, ele possui 4 etapas principais: descoberta do produto ou serviço, reconhecimento do problema (quando você percebe que precisa do item desejado), avaliação das opções disponíveis (pesquisa de preços, opinião de conhecidos e familiares) e finalmente, a decisão de comprar. Todo esse processo é diretamente influenciado pelo comportamento do consumidor.

Dica: Como economizar com cupons de desconto?

Quais as tendências de consumo para 2023?

As tendências de consumo são, de modo geral, as necessidades, hábitos e conceitos mais recentes no comportamento do consumidor. O que você prioriza ou deve priorizar nesse momento? Para 2023, a gente identificou algumas tendências para você ficar ligado. Dá uma olhada!

Compras online

Você já foi a um shopping ou loja física comprar um produto e depois, quando viu na internet, percebeu que era bem mais barato comprar online? O esperado é que essa tendência cresça ainda mais em 2023. As compras online diminuem os custos das empresas. Isso acaba impactando os preços para o consumidor final, deixando os itens mais baratos. 

Vale a pena fazer compras pela internet, mas para economizar de verdade, é preciso pesquisar bem os preços antes de decidir levar o produto. Com o plugin Mais Barato PROTESTE, você consegue encontrar o melhor preço para qualquer produto: basta instalar a ferramenta no seu navegador Google Chrome para monitorar o valor do item selecionado em várias lojas diferentes! Incrível, né? 

Produtos veganos

Outra tendência para 2023 é a procura por produtos veganos, ou seja, que não possuem nenhuma substância de origem animal em sua composição, nem fazem testes em animais. Além de uma preocupação ética e política, com produção sustentável, eles também possuem mais benefícios à saúde e menor probabilidade de reações alérgicas.

Os produtos veganos também possuem maior preocupação com o processo produtivo e também no pós-venda, como o descarte consciente e a coleta seletiva. O uso de materiais recicláveis e embalagens mais funcionais também beneficia o consumidor e influencia na decisão de compra.

Guia do consumidor

Consumo consciente

Foi-se o tempo em que era chique e bem-visto sair do shopping com várias sacolas, comprando apenas para “passar o tempo”. A análise sobre o consumo exacerbado virou uma prioridade e a tendência é que, em 2023, as pessoas procurem consumir com mais sabedoria. 

O consumo consciente tem relação com comprar menos, mas não só isso: ele leva em conta escolher empresas que possuem responsabilidade social (como não poluir o meio ambiente, por exemplo), produzir menos lixo, conhecer a matéria-prima e o processo de produção dos produtos e planejar ao invés de comprar por impulso. Essas características ajudam a economizar e aumentam o senso de responsabilidade social.

Comércio local

Lojas de grife? Que nada! A tendência agora é fortalecer o comércio local e os pequenos empreendedores. Sabe a sua tia costureira que vende biquínis e moda praia? Em 2023, será bem mais estimulado comprar com ela do que em marcas famosas ou em lojas de departamento. O slogan “compre do pequeno” tem sido cada vez mais difundido, porque isso traz benefícios para quem compra e para quem vende. 

Além de impulsionar a economia local e gerar renda e investimento para a sua comunidade (ao invés de investir seu dinheiro em uma marca e não saber para onde ele vai), os preços costumam ser mais em conta, o atendimento ao cliente é mais atencioso e o serviço ou produto, muitas vezes, é de melhor qualidade do que o produzido larga escala.

Conheça o curso Finanças Domésticas Organizadas

Você quer aprender a fazer compras mais inteligentes aplicando as tendências de consumo, mas sem passar sufoco no fim do mês? Com o curso Finanças Domésticas Organizadas da PROTESTE, você pode! Você vai aprender a identificar as receitas e despesas da casa, a poupar o seu dinheiro e a organizar seu orçamento doméstico de forma prática. 

Além disso, você irá aprender a não fazer compras desnecessárias e vai conhecer os seus principais direitos como consumidor. E o melhor: o curso é totalmente gratuito! As aulas têm 2h de duração, com especialistas que vão te ajudar a gerir o dinheiro da sua casa da melhor maneira.

Dica: Saiba quando o consumidor sofre danos morais

Saiba como a PROTESTE pode ajudar você

Comprar com inteligência não é só aprender as principais tendências de consumo, mas também se informar sobre os seus direitos como consumidor e tudo o que é necessário para economizar o seu dinheiro. Para isso, a PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, está há mais de 18 anos no Brasil, auxiliando e educando a população sobre o consumo consciente.

Para isso, a PROTESTE conta com ferramentas muito úteis para que você tome as melhores decisões de compra, como os testes comparativos. Nossos especialistas avaliam as principais opções de diversos produtos disponíveis no mercado e indicam qual é a melhor opção de acordo com o custo-benefício. Nós testamos de eletrônicos a itens de alimentação. 

Caso você tenha algum problema com um fornecedor de produto ou serviço, o Reclame da PROTESTE está disponível para você fazer sua reclamação. A mensagem é encaminhada diretamente para a empresa. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

Continue aprendendo sobre seus direitos como consumidor aqui no SeuDireito. Para conhecer as novidades da tecnologia, visite o ConectaJá. Já para saber mais sobre saúde e bem-estar, confira o blog MinhaSaúde.