Como identificar um boleto falso

Como identificar um boleto falso

Saiba quais informações verificar para identificar um boleto falso e o que fazer caso você caia em um golpe com documentos adulterados.

O boleto é um método de pagamento prático e vantajoso, tanto para quem comercializa produtos e serviços quanto para consumidores.

Por ser popular e fácil de utilizar, o boleto pode ser usado por golpistas que tentam obter dinheiro de vítimas de maneira enganosa, criando documentos falsos para que sejam pagos como se fossem verdadeiros. 

É importante saber como funciona um boleto para entender o que deve ser observado na hora de realizar o pagamento, assim você pode identificar documentos falsos e não cair em golpes. Também é fundamental tomar cuidado com pagamentos digitais, já que golpes virtuais têm sido frequentes e podem trazer grandes prejuízos.

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Para você não cair em nenhuma armadilha criada por grupos criminosos para tomar o seu dinheiro, entenda como identificar um boleto falso e conheça dicas para usar esse meio de pagamento de maneira segura.

O que é boleto?

O boleto é um meio de pagamento implementado no Brasil em 1993, que pode ser pago por qualquer pessoa de diferentes maneiras. É possível pagar pelo aplicativo do banco, internet banking ou em caixas de agências bancárias ou lotéricas, por exemplo.

Esse instrumento de cobrança é emitido por fornecedores de produtos ou serviços, que cobram seus clientes com o documento. O boleto permite que as empresas recebam os valores pagos pelos consumidores sempre que eles realizam o pagamento.

Uma loja, por exemplo, pode emitir um boleto para um cliente. Quando ele for pago, o dinheiro será direcionado para a empresa. Esse documento pode ser avulso, quando é usado em uma única cobrança; carnê, para pagamentos com boleto de maneira parcelada; e o modelo de depósito, que é uma forma de clientes de bancos digitais depositarem dinheiro em suas contas.

Um boleto é composto por informações como:

  • Sacado: pessoa que paga o boleto;
  • Cedente: loja ou instituição financeira que recebe o dinheiro;
  • Valor do título: valor do boleto;
  • Informações de juros, multa e eventuais descontos;
  • Vencimento: data máxima que um boleto pode ser pago sem cobrança de juros;
  • Nosso número: sequência de dígitos exclusiva para realizar o pagamento;
  • Linha digitável: sequência de 48 dígitos com informações como identificação do banco, nosso número e valor da cobrança;
  • Código de barras: linha digitável representada em código para ser lida por máquinas.

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Golpes com boleto falso

Existem golpes relacionados com boleto falso que são comuns e podem ser detectados e evitados.

O golpe de promoções falsas com o envio de boleto por e-mail é um deles. Nessa fraude, os golpistas obtêm, após vazamento de dados, e-mails que estão na base de clientes de empresas reais e, depois, enviam boletos adulterados. Com isso, a mensagem é enviada como se fosse da empresa verdadeira, mas com um documento falso.

Também é possível que criminosos enviem e-mails falsos tentando enganar as pessoas ao se passarem por empresas reais ou mesmo uma pessoa comum, como amigos e familiares. O crime acontece a partir do envio de um boleto anexo para pagamento que, na verdade, é falso. Isso também pode acontecer pelo WhatsApp, caso o usuário tenha o perfil roubado, ou mesmo copiado, e algum fraudador tente obter vantagens com isso.

Outro golpe é o de doações falsas, que é aplicado em situações de emergência ou em casos de forte apelo emocional, quando golpistas enviam mensagens por e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens pedindo doações e pagamentos por boleto que, na realidade, são falsos.

Como identificar um boleto falso?

Saiba quais itens devem ser observados para detectar um boleto falso.

Código de barras

O código de barras deve ser conferido para detectar potenciais fraudes. O número deve ser o mesmo tanto na parte superior quanto inferior do documento. 

Além disso, os 3 primeiros números devem ser do código do banco que emitiu o documento. Para checar a lista, é possível utilizar a ferramenta da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) com a relação completa.

Ao mesmo tempo, os últimos dígitos do código devem representar o valor do boleto. Se houver divergência, suspeite e não pague o documento.

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Instituição emissora

Os dados do banco que emitiu o documento podem ajudar a identificar boletos falsos. Confira se a logomarca da instituição financeira é a mesma daquela que está representada no boleto. Além disso, verifique se os 3 primeiros dígitos do código de barras são o código do mesmo banco informado no documento, como mencionamos anteriormente.

Dados do beneficiário

O campo beneficiário deve trazer o CPF ou CNPJ de quem vai receber o pagamento do boleto. Além disso, é fundamental conferir o nome da loja, para entender se aquele é mesmo um boleto verdadeiro ou não.

Em caso de divergências, não pague o boleto. Vale a pena buscar por erros de digitação, logomarcas trocadas ou mesmo pesquisar o CNPJ na Receita Federal, para ter certeza de que o documento é ou não original.

Valor do pagamento

O valor do boleto deve estar informado no campo “valor do documento” e, também, ao final da numeração do código de barras. Se os números não forem os mesmos, suspeite e não pague.

Observe também se o valor cobrado no boleto é o mesmo informado pelo e-commerce ou loja.

Envio do documento

Evite visualizar, baixar e pagar boletos recebidos de remetentes desconhecidos em e-mails ou mensagens de redes sociais. Prefira sempre utilizar os canais oficiais de compras de lojas ou das instituições financeiras e visualizar os documentos por meio dessas páginas. 

Também não é indicado baixar e imprimir o boleto, pois golpistas podem invadir computadores e instalar programas que alteram as informações durante o processo de impressão. Prefira sempre visualizar o boleto na página ou abrí-lo em arquivo PDF, desde que o remetente seja conhecido.

Dica: Ressarcimento de dinheiro: quando posso solicitar?

O que é Débito Direto Autorizado?

O Débito Direto Autorizado (DDA) é um recurso criado pelas instituições financeiras que ajuda a controlar boletos emitidos em nome de alguém. Quem tem o DDA registrado recebe avisos do banco sempre que um fornecedor de produtos ou serviços emitir um boleto em nome do cliente.

Isso evita a emissão de boletos falsos em nome de uma pessoa. Após a criação do documento, o banco notifica seu cliente, que pode autorizar o débito para pagamento.

Por exemplo: uma pessoa aderiu ao DDA em sua instituição financeira e fez uma compra online, com pagamento por boleto. Quando a loja emitir o documento para pagamento, o banco notificará o cliente, que pode liberar o pagamento ao reconhecer o débito.

Vale lembrar que o DDA não é igual ao débito automático. No primeiro caso, sempre que ocorre a emissão de um boleto em nome de uma pessoa, ela é avisada pelo banco e pode autorizar o pagamento. Já o débito automático consiste no cadastro e autorização automática de pagamentos de contas diversas, sempre no dia do vencimento.

Guia do consumidor

Cuidado com compras e pagamentos virtuais

Existem várias técnicas que golpistas utilizam para roubar dados, acessar informações sigilosas ou mesmo enviar boletos falsos ou adulterar documentos para enganar os consumidores.

Por isso, é essencial não realizar transações bancárias ou pagamentos de boletos por meio de celular e computadores que não sejam de uso pessoal, para evitar o acesso de terceiros a informações financeiras.

Também é importante não fazer pagamentos pela internet a partir de conexões públicas, como restaurantes e cafés, pois elas podem ser alvo de hackers que invadem a rede para roubar informações pessoais, por exemplo.

Sempre que fizer compras ou realizar pagamentos no ambiente virtual, procure utilizar a internet da sua residência e smartphones e computadores de uso pessoal. Também é importante contar com um bom antivírus para se proteger de ataques. Veja outras dicas da PROTESTE para evitar golpes virtuais:

Paguei um boleto falso, o que fazer?

Confira o que fazer após pagar um boleto falso:

  1. Comunicar o banco usado para o pagamento do boleto. A instituição pode bloquear a transação;
  2. Informar a empresa utilizada na fraude, para que tome medidas de reforço de segurança;
  3. Fazer um boletim de ocorrência, para que as autoridades possam investigar a ação criminosa.

Conheça o canal Reclame

Se você teve problemas com boleto falso ou qualquer outra queixa envolvendo fornecedores de produtos ou serviços, pode fazer a sua reclamação no canal Reclame, da PROTESTE. 

A sua mensagem é enviada para a empresa e a resposta da instituição chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

Dica: SAC: o que é e como funciona?

Conheça outros serviços da PROTESTE

Entender como identificar um boleto falso é essencial para evitar golpes, fraudes e outros problemas que podem trazer prejuízos financeiros diversos. Informações sobre técnicas para identificação de documentos adulterados e dicas de segurança são importantes para que você possa evitar as armadilhas de golpistas.

A PROTESTE sabe como a informação faz a diferença na vida das pessoas. Por isso, a maior associação de consumidores da América Latina produz diversos conteúdos informativos nos blogs SeuDireito (direito do consumidor), ConectaJá (tecnologia) e MinhaSaúde (saúde e bem-estar). Assim, você confere dicas sobre temas que vão ajudar no seu dia a dia e na tomada de decisão em diferentes aspectos.

A PROTESTE também realiza testes comparativos com os principais produtos e serviços presentes no mercado. Nossos especialistas avaliam as opções disponíveis e indicam quais são as melhores escolhas para você. Todas as etapas e os resultados são compartilhados com os consumidores, de forma clara e objetiva.