Como identificar um boleto falso
Saiba quais informações verificar para identificar um boleto falso e o que fazer caso você caia em um golpe com documentos adulterados.
O boleto é um método de pagamento prático e vantajoso, tanto para quem comercializa produtos e serviços quanto para consumidores.
Por ser popular e fácil de utilizar, o boleto pode ser usado por golpistas que tentam obter dinheiro de vítimas de maneira enganosa, criando documentos falsos para que sejam pagos como se fossem verdadeiros.
É importante saber como funciona um boleto para entender o que deve ser observado na hora de realizar o pagamento, assim você pode identificar documentos falsos e não cair em golpes. Também é fundamental tomar cuidado com pagamentos digitais, já que golpes virtuais têm sido frequentes e podem trazer grandes prejuízos.
Para você não cair em nenhuma armadilha criada por grupos criminosos para tomar o seu dinheiro, entenda como identificar um boleto falso e conheça dicas para usar esse meio de pagamento de maneira segura.
Índice:
O que é boleto?
O boleto é um meio de pagamento implementado no Brasil em 1993, que pode ser pago por qualquer pessoa de diferentes maneiras. É possível pagar pelo aplicativo do banco, internet banking ou em caixas de agências bancárias ou lotéricas, por exemplo.
Esse instrumento de cobrança é emitido por fornecedores de produtos ou serviços, que cobram seus clientes com o documento. O boleto permite que as empresas recebam os valores pagos pelos consumidores sempre que eles realizam o pagamento.
Uma loja, por exemplo, pode emitir um boleto para um cliente. Quando ele for pago, o dinheiro será direcionado para a empresa. Esse documento pode ser avulso, quando é usado em uma única cobrança; carnê, para pagamentos com boleto de maneira parcelada; e o modelo de depósito, que é uma forma de clientes de bancos digitais depositarem dinheiro em suas contas.
Um boleto é composto por informações como:
- Sacado: pessoa que paga o boleto;
- Cedente: loja ou instituição financeira que recebe o dinheiro;
- Valor do título: valor do boleto;
- Informações de juros, multa e eventuais descontos;
- Vencimento: data máxima que um boleto pode ser pago sem cobrança de juros;
- Nosso número: sequência de dígitos exclusiva para realizar o pagamento;
- Linha digitável: sequência de 48 dígitos com informações como identificação do banco, nosso número e valor da cobrança;
- Código de barras: linha digitável representada em código para ser lida por máquinas.
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Golpes com boleto falso
Existem golpes relacionados com boleto falso que são comuns e podem ser detectados e evitados.
O golpe de promoções falsas com o envio de boleto por e-mail é um deles. Nessa fraude, os golpistas obtêm, após vazamento de dados, e-mails que estão na base de clientes de empresas reais e, depois, enviam boletos adulterados. Com isso, a mensagem é enviada como se fosse da empresa verdadeira, mas com um documento falso.
Também é possível que criminosos enviem e-mails falsos tentando enganar as pessoas ao se passarem por empresas reais ou mesmo uma pessoa comum, como amigos e familiares. O crime acontece a partir do envio de um boleto anexo para pagamento que, na verdade, é falso. Isso também pode acontecer pelo WhatsApp, caso o usuário tenha o perfil roubado, ou mesmo copiado, e algum fraudador tente obter vantagens com isso.
Outro golpe é o de doações falsas, que é aplicado em situações de emergência ou em casos de forte apelo emocional, quando golpistas enviam mensagens por e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens pedindo doações e pagamentos por boleto que, na realidade, são falsos.
Como identificar um boleto falso?
Saiba quais itens devem ser observados para detectar um boleto falso.
Código de barras
O código de barras deve ser conferido para detectar potenciais fraudes. O número deve ser o mesmo tanto na parte superior quanto inferior do documento.
Além disso, os 3 primeiros números devem ser do código do banco que emitiu o documento. Para checar a lista, é possível utilizar a ferramenta da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) com a relação completa.
Ao mesmo tempo, os últimos dígitos do código devem representar o valor do boleto. Se houver divergência, suspeite e não pague o documento.
Instituição emissora
Os dados do banco que emitiu o documento podem ajudar a identificar boletos falsos. Confira se a logomarca da instituição financeira é a mesma daquela que está representada no boleto. Além disso, verifique se os 3 primeiros dígitos do código de barras são o código do mesmo banco informado no documento, como mencionamos anteriormente.
Dados do beneficiário
O campo beneficiário deve trazer o CPF ou CNPJ de quem vai receber o pagamento do boleto. Além disso, é fundamental conferir o nome da loja, para entender se aquele é mesmo um boleto verdadeiro ou não.
Em caso de divergências, não pague o boleto. Vale a pena buscar por erros de digitação, logomarcas trocadas ou mesmo pesquisar o CNPJ na Receita Federal, para ter certeza de que o documento é ou não original.
Valor do pagamento
O valor do boleto deve estar informado no campo “valor do documento” e, também, ao final da numeração do código de barras. Se os números não forem os mesmos, suspeite e não pague.
Observe também se o valor cobrado no boleto é o mesmo informado pelo e-commerce ou loja.
Envio do documento
Evite visualizar, baixar e pagar boletos recebidos de remetentes desconhecidos em e-mails ou mensagens de redes sociais. Prefira sempre utilizar os canais oficiais de compras de lojas ou das instituições financeiras e visualizar os documentos por meio dessas páginas.
Também não é indicado baixar e imprimir o boleto, pois golpistas podem invadir computadores e instalar programas que alteram as informações durante o processo de impressão. Prefira sempre visualizar o boleto na página ou abrí-lo em arquivo PDF, desde que o remetente seja conhecido.
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O que é Débito Direto Autorizado?
O Débito Direto Autorizado (DDA) é um recurso criado pelas instituições financeiras que ajuda a controlar boletos emitidos em nome de alguém. Quem tem o DDA registrado recebe avisos do banco sempre que um fornecedor de produtos ou serviços emitir um boleto em nome do cliente.
Isso evita a emissão de boletos falsos em nome de uma pessoa. Após a criação do documento, o banco notifica seu cliente, que pode autorizar o débito para pagamento.
Por exemplo: uma pessoa aderiu ao DDA em sua instituição financeira e fez uma compra online, com pagamento por boleto. Quando a loja emitir o documento para pagamento, o banco notificará o cliente, que pode liberar o pagamento ao reconhecer o débito.
Vale lembrar que o DDA não é igual ao débito automático. No primeiro caso, sempre que ocorre a emissão de um boleto em nome de uma pessoa, ela é avisada pelo banco e pode autorizar o pagamento. Já o débito automático consiste no cadastro e autorização automática de pagamentos de contas diversas, sempre no dia do vencimento.
Cuidado com compras e pagamentos virtuais
Existem várias técnicas que golpistas utilizam para roubar dados, acessar informações sigilosas ou mesmo enviar boletos falsos ou adulterar documentos para enganar os consumidores.
Por isso, é essencial não realizar transações bancárias ou pagamentos de boletos por meio de celular e computadores que não sejam de uso pessoal, para evitar o acesso de terceiros a informações financeiras.
Também é importante não fazer pagamentos pela internet a partir de conexões públicas, como restaurantes e cafés, pois elas podem ser alvo de hackers que invadem a rede para roubar informações pessoais, por exemplo.
Sempre que fizer compras ou realizar pagamentos no ambiente virtual, procure utilizar a internet da sua residência e smartphones e computadores de uso pessoal. Também é importante contar com um bom antivírus para se proteger de ataques. Veja outras dicas da PROTESTE para evitar golpes virtuais:
Paguei um boleto falso, o que fazer?
Confira o que fazer após pagar um boleto falso:
- Comunicar o banco usado para o pagamento do boleto. A instituição pode bloquear a transação;
- Informar a empresa utilizada na fraude, para que tome medidas de reforço de segurança;
- Fazer um boletim de ocorrência, para que as autoridades possam investigar a ação criminosa.
Conheça o canal Reclame
Se você teve problemas com boleto falso ou qualquer outra queixa envolvendo fornecedores de produtos ou serviços, pode fazer a sua reclamação no canal Reclame, da PROTESTE.
A sua mensagem é enviada para a empresa e a resposta da instituição chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.
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Conheça outros serviços da PROTESTE
Entender como identificar um boleto falso é essencial para evitar golpes, fraudes e outros problemas que podem trazer prejuízos financeiros diversos. Informações sobre técnicas para identificação de documentos adulterados e dicas de segurança são importantes para que você possa evitar as armadilhas de golpistas.
A PROTESTE sabe como a informação faz a diferença na vida das pessoas. Por isso, a maior associação de consumidores da América Latina produz diversos conteúdos informativos nos blogs SeuDireito (direito do consumidor), ConectaJá (tecnologia) e MinhaSaúde (saúde e bem-estar). Assim, você confere dicas sobre temas que vão ajudar no seu dia a dia e na tomada de decisão em diferentes aspectos.
A PROTESTE também realiza testes comparativos com os principais produtos e serviços presentes no mercado. Nossos especialistas avaliam as opções disponíveis e indicam quais são as melhores escolhas para você. Todas as etapas e os resultados são compartilhados com os consumidores, de forma clara e objetiva.