Minha Vida Financeira: o que é e como usar a ferramenta?

Minha Vida Financeira: o que é e como usar a ferramenta?

Saiba como usar o sistema do Banco Central que ajuda no acompanhamento da sua vida financeira.

O acompanhamento das finanças pessoais e do orçamento doméstico é essencial para manter o controle e evitar problemas relacionados à inadimplência. Para isso, é possível usar uma ferramenta chamada Minha Vida Financeira, do Banco Central.

O recurso é gratuito e apresenta informações importantes relacionadas a uma série de produtos e serviços financeiros que estão presentes na vida dos brasileiros.

Além de contribuir para a organização das finanças, o Minha Vida Financeira também permite verificar se uma pessoa não foi vítima de fraude ou golpes, como pode acontecer no caso de empréstimos.

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Logo, se quiser informações diversas sobre o seu relacionamento com bancos ou instituições financeiras, conferir datas de transações e outros dados relevantes, basta acessar a plataforma do Banco Central.

Saiba mais sobre como usar a ferramenta Minha Vida Financeira, para que serve, quais informações apresenta aos usuários e como contribui para a organização do orçamento pessoal ou doméstico.

O que é o Minha Vida Financeira?

O Minha Vida Financeira é um espaço digital criado em 2020 pelo Banco Central que permite às pessoas consultarem relatórios sobre produtos e serviços bancários e financeiros contratados.

A ferramenta, que é gratuita, traz vários cadastros e documentos que mostram informações sobre as finanças dos cidadãos, os ajudando a manter a organização financeira.

Com isso, os dados relacionados a dinheiro, crédito e outros recursos do sistema financeiro nacional podem ser consultados facilmente, de maneira centralizada.

Em vez de consultar sistemas ou páginas diferentes, os cidadãos podem analisar as principais informações sobre sua própria vida financeira, de forma autônoma e ágil.

O espaço criado pelo Banco Central direciona os usuários para a plataforma Registrato, que também pode ser acessada diretamente pelo site específico criado pela instituição.

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Para que serve o sistema Minha Vida Financeira?

A ferramenta Minha Vida Financeira serve para centralizar informações e fornecer relatórios aos brasileiros sobre empréstimos, financiamentos, contas em bancos, débitos com o governo, cheques devolvidos, chaves PIX e vários outros.

O objetivo é que cidadãos possam saber quais produtos financeiros possuem, com quais instituições mantêm relacionamento e, eventualmente, se existem contratos de serviços ou mesmo dívidas no nome de quem realiza a consulta.

Se antes era necessário consultar diferentes sites, seja do Banco Central ou de instituições financeiras, para obter as informações, agora tudo pode ser visualizado no Minha Vida Financeira.

A página também ajuda na localização de informações gerais sobre produtos e serviços financeiros, como perguntas e respostas que explicam aspectos do sistema financeiro.

Com isso, os consumidores conseguem obter informações de forma autônoma, sem precisar entrar em contato com instituições financeiras para conseguir respostas.

O espaço digital também mostra quais são os dados disponibilizados pelos relatórios, como realizar as consultas e como solicitar, se for preciso, a correção de informações.

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Quais informações estão disponíveis no Minha Vida Financeira?

São várias as informações que a plataforma Minha Vida Financeira oferece para usuários. Confira as principais:

  • Empréstimos e financiamentos: saldo devedor, tipo de empréstimo (consignado, cheque especial, cartão de crédito etc.), se a dívida está a vencer ou vencida e em quais bancos o serviço foi contratado;
  • Contas em bancos ou instituições financeiras: qual o relacionamento do usuário com essas instituições, ou seja, em quais empresas o consumidor possui conta;
  • Dados de câmbio: operações de câmbio ou transferência de valores, dentro de um período, que foram realizadas pelo usuário;
  • Se há ou não dívidas com o setor público, como em órgãos da Administração Pública Federal;
  • Informações sobre cheques devolvidos que foram incluídos no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF);
  • Quais chaves PIX o consumidor tem cadastradas, e em quais instituições financeiras;
  • Declarações de inexistência de contas ativas em bancos;
  • Datas de abertura e encerramento de contas bancárias.

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Como consultar o Minha Vida Financeira?

A consulta ao Minha Vida Financeira é fácil e basta seguir o passo a passo a seguir:

  1. Acesse a página da plataforma ou entre pela aba “Serviços”, da página inicial do Banco Central;
  2. Escolha qual opção deseja consultar entre Chaves PIX, Câmbio e Transferências Internacionais, Empréstimos e Financiamentos, Dívidas Inscritas no Cadin Federal, Inexistência de contas em bancos, Contas e Relacionamentos em Bancos ou Cheques sem Fundos;
  3. Depois, escolha o que deseja visualizar, como informações gerais, perguntas e respostas ou o relatório sobre sua vida financeira no tópico selecionado;
  4. Em seguida, será aberta uma página direcionando o visitante para a plataforma Registrato;
  5. Insira as informações de login da conta Gov.br, do governo federal, necessária para visualizar as informações.

É preciso ter os níveis prata ou ouro da conta Gov.br para visualizar os relatórios financeiros no Registrato. Isso pode ser feito pela própria plataforma do governo federal.

Como saber se tenho algum valor para resgatar?

No espaço Minha Vida Financeira, também é possível consultar a existência de valores considerados esquecidos em instituições financeiras que podem ser resgatados pelos consumidores.

Esses valores podem estar disponíveis após o fechamento de conta corrente ou poupança, por exemplo.

Contudo, o Banco Central suspendeu, no primeiro semestre de 2022, as consultas ao chamado Sistema de Valores a Receber, sem previsão de retorno do serviço.

Para a consulta, também é exigido login e senha na conta Gov.br.

Guia do consumidor

Conheça o Curso Finanças Domésticas Organizadas

O curso Finanças Domésticas Organizadas é oferecido pela PROTESTE de maneira totalmente gratuita, com direito a certificado e duração de 2 horas.

As aulas visam mostrar como o controle dos gastos mensais é crucial para o planejamento de vida, o que aumenta as possibilidades de um futuro financeiro tranquilo e promissor.

O curso contribui para o controle da economia doméstica e do orçamento familiar, a identificação de gastos desnecessários e escolhas inteligentes durante as compras de rotina ou de itens importantes para as necessidades pessoais.

O aprendizado é dividido em dois módulos:

  1. Organização financeira doméstica, com diagnóstico de contas, entradas e saídas, destino do dinheiro e registro de gastos, visando a redução de despesas e planos de curto, médio e longo prazo;
  2. Escolhas mais conscientes, com aprendizados sobre como economizar na aquisição de itens diversos, como alimentos e eletrodomésticos. Essas medidas contribuem para a economia doméstica.

A PROTESTE, dessa forma, visa ensinar aos alunos como identificar receitas e despesas, comprar de maneira inteligente, definir maneiras de poupar e investir dinheiro e evitar gastos desnecessários.

Como economizar, como aplicar dinheiro, definir as necessidades, comprar bens duráveis e não duráveis e reduzir desperdício nas contas de luz, de água e de telecomunicações são apenas alguns dos tópicos abordados durante as aulas.

Para fazer o curso, basta realizar o cadastro gratuitamente no site da plataforma.

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Saiba como a PROTESTE pode ajudar você

Como vimos, o Minha Vida Financeira é um exemplo de ferramenta que ajuda consumidores a consultarem dados bancários e financeiros diversos.

Essas informações trazem benefícios como maior controle financeiro, prevenção contra golpes e fraudes e conhecimento sobre produtos e serviços.

A informação de qualidade ajuda consumidores em sua tomada de decisão e, também, contribui para que as escolhas sejam feitas de maneira consciente, o que evita problemas futuros.

Por isso, a PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, conta com diversos recursos que ajudam a obter informações sobre direitos, produtos e serviços.

No portal SeuDireito, o público pode entender quais são os direitos e deveres nas relações de consumo, para estar consciente de quais são as obrigações das empresas e o que fazer em situações nas quais as regras sejam desrespeitadas.

Outra fonte de informação importante é o ConectaJá, com dicas e novidades sobre tecnologia. Já no portal MinhaSaúde, o público confere uma série de conteúdos informativos voltados ao bem-estar e à saúde.

A PROTESTE também realiza testes comparativos com informações detalhadas e claras sobre produtos e serviços diversos. Assim, os consumidores têm acesso a dados fundamentais para que a escolha de compra seja assertiva, de acordo com o custo-benefício.

Caso você tenha qualquer problema com fornecedores de produtos ou serviços, envie sua reclamação para a plataforma Reclame. A sua mensagem é encaminhada para a empresa em busca de uma solução para o seu problema. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor da PROTESTE. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.