Filme Barbie: entenda a influência do live-action no mercado

Filme Barbie: entenda a influência do live-action no mercado

Além do visual repaginado, o filme traz reflexões atuais sobre feminismo, diversidade e empoderamento. Saiba o que influenciou a criação do live-action da Barbie e como o filme gerou tendências de mercado.

O jargão “ver o mundo com lentes cor-de-rosa” alcançou outras proporções nos últimos meses. O que antes se referia a alguém que lida com a vida de forma excessivamente otimista, agora tem outro significado: Barbie.

Para onde quer que se olhe, seja em outdoors, nas ruas, nas vitrines, nas redes sociais e até nas passarelas de grandes grifes, o assunto é o lançamento do live-action da Barbie e a cor, é claro, é rosa. 

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Para além do grande trabalho de publicidade e reforço de marca feito antes do lançamento, você já parou para pensar sobre o que influenciou a criação do novo filme da Barbie

E mais: qual é o tamanho da influência do filme nas tendências de consumo atuais? Como os consumidores podem viver a nostalgia trazida pelo filme e, ao mesmo tempo, se manter alertas para os gatilhos de consumo?

A PROTESTE responderá a essas e outras perguntas ao longo do conteúdo. Boa leitura!

O novo filme Barbie: entenda o live-action

Dirigido por Greta Gerwig, roteirista e cineasta três vezes indicada ao Oscar, o live-action da Barbie é um dos filmes mais aguardados de 2023

O universo cor-de-rosa da boneca mais famosa do mundo tomou os noticiários e, nas telas dos cinemas, promete arrancar risadas, lágrimas e trazer uma grande dose de nostalgia aos espectadores.

Além do visual repaginado e todas as tecnologias que permitiram às personagens navegarem entre o faz de conta da Barbielândia e o mundo real, o filme traz reflexões atuais sobre feminismo, diversidade e empoderamento.

O filme conta com Margot Robbie, que dá vida à Barbie protagonista, e Ryan Gosling, que interpreta o boneco Ken. Além deles, o longa-metragem tem no elenco artistas como Issa Rae, Ncuti Gatwa, Simu Liu e Ritu Arya, que representam outras Barbies, Kens e também pessoas reais.

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Como o contexto social atual influenciou o novo filme da Barbie?

Se o novo filme da Barbie fosse lançado há dez anos, ele seria, certamente, muito diferente. Afinal de contas, a arte reflete os contextos sociais, valores e nuances existentes no momento em que ela é criada.

Não é segredo para ninguém que discussões relacionadas à representatividade, feminismo, diversidade e empoderamento receberam holofotes nos últimos tempos, e não foi diferente na Barbielândia. 

Com pitadas generosas de humor ácido, o live-action traz todas essas reflexões para dentro do filme e, com isso, facilita a sua conexão com o público, especialmente com o mais jovem, que está mais familiarizado com esse tipo de discussão. 

Essa abordagem, de certa maneira, ajuda a ressignificar a história da boneca Barbie, vista por muitas pessoas como o símbolo da idealização da magreza e da manutenção de padrões estéticos. 

Tendência Barbiecore: como a Barbie influenciou o mercado de consumo?

A relação entre a Barbie e o contexto social é uma via de mão dupla. A sociedade influenciou o filme, e vice-versa. Tendência Barbiecore é o nome que se deu ao grande hype gerado pelo longa-metragem, o qual impactou enormemente o mercado de consumo, nos mais diversos setores.

Das passarelas de grandes marcas a restaurantes fast-food, a cor-de-rosa tomou conta. A estética divertida da Barbie tem cores marcantes, glitter, acessórios em tamanho mini, pelúcias, salto alto, e diversos outros elementos que, inclusive, remetem à nostalgia dos anos 1990 e 2000.

Tudo pensado para se conectar, é claro, com o público que teve sua infância marcada pelas várias versões da boneca Barbie. 

O resultado disso? Empresas dos mais diversos setores aproveitaram o fenômeno para fazer collabs e lançar produtos relacionados à boneca da Mattel. Alguns exemplos são a Renner, C&A, Burger King, Ipanema, Melissa, e até a marca de tintas Coral.

Esse tipo de oportunidade de mercado é especialmente relevante no varejo, já que a cultura pop intensifica o volume de vendas das grandes varejistas. 

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Quais cuidados os consumidores precisam ter com as tendências de consumo?

As tendências de consumo são criadas para, como o próprio nome indica, incentivar um comportamento de consumo. Por isso, consegue ativar gatilhos que, se não forem trazidos para a consciência, podem resultar em compras desnecessárias, consumismo desenfreado e até prejuízos financeiros.

Entrar no hype não é, necessariamente, um problema. É possível viver todo o sentimento de nostalgia coletiva e aproveitar as tendências sem transformar isso em consumo, geração de resíduos e descontrole nas finanças.

Confira as recomendações da PROTESTE para consumir de forma inteligente e não cair, inconscientemente, nos gatilhos das tendências:

Pesquise e compare

Antes de fazer uma compra relacionada a uma tendência, pesquise informações em fontes confiáveis sobre o produto ou serviço que deseja. 

Além disso, não deixe de comparar o que é oferecido por diferentes fornecedores, para conseguir encontrar a melhor escolha possível dentro do orçamento que você tem disponível.

Imagine, por exemplo, que você deseja comprar uma caneca da Barbie. Em cada loja haverá modelos com características, materiais e preços diferentes

Ao pesquisar as opções em locais distintos, você consegue comparar as opções e tomar uma decisão mais consciente sobre qual produto tem a melhor relação custo-benefício. 

Analise o valor real do produto

É fato: várias tendências de consumo inflacionam enormemente, e de forma momentânea, o preço de produtos e serviços. Analise se o valor cobrado faz realmente sentido e se não há alternativas mais acessíveis.

Em muitas situações, pode valer a pena esperar o “pico” da tendência passar antes de realizar a compra.

Dica: Consumo consciente: como adotar?

Tome cuidado com a impulsividade

O apelo de tendências é feito para incentivar compras impulsivas. 

Se você vive questões emocionais que levam ao descontrole financeiro e comportamentos compulsivos, busque se blindar um pouco mais das tendências e refletir se aquele produto realmente agrega valor à sua vida.

Uma estratégia útil para evitar compras desnecessárias consiste em se fazer três perguntas antes de efetuar a compra:

  • Eu preciso?
  • Tenho dinheiro para comprar?
  • Essa compra precisa ser feita agora?

Considere a sustentabilidade

Tendências de consumo podem estar alinhadas ou não com princípios de sustentabilidade.

Por isso, se os efeitos socioambientais negativos gerados pelo consumo são uma questão importante para você, não deixe de considerar o impacto ambiental e social dos produtos que você está considerando adquirir.

Tenha controle financeiro

Vale ressaltar que as tendências são passageiras e, com isso, podem envolver grandes gastos que se convertem em arrependimentos financeiros rapidamente.

Ao manter um controle financeiro simples, você tem mais clareza do quanto tem disponível para gastar em tendências momentâneas, sem comprometer o seu orçamento.

Reflita sobre os seus desejos

Por fim, vale a pena refletir se entrar na tendência é realmente um desejo pessoal, genuíno, ou se seria uma compra movida por impulso ou pela pressão de pertencer a um determinado grupo. 

Além de evitar compras desnecessárias, essa reflexão traz uma oportunidade, inclusive, de autoconhecimento

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Como surgem as tendências de consumo?

As tendências de consumo surgem como uma combinação complexa de fatores socioeconômicos, culturais e tecnológicos capazes de influenciar o comportamento dos consumidores.

Hoje, as tendências não surgem como mera coincidência. Elas envolvem um profundo estudo de mercado, feito por especialistas, para as empresas conseguirem entregar a experiência certa, para o público certo, na hora certa. 

E, nesse contexto, a compreensão das expectativas dos consumidores é uma atividade-chave. Uma pesquisa realizada pela Salesforce, em 2020, apontou que 66% dos consumidores esperam que as empresas consigam compreender suas necessidades e expectativas individuais. 

Então, as tendências de consumo de hoje diferem das de antes, uma vez que existe uma forte cobrança para as empresas oferecerem uma experiência que faça sentido e movimente grandes grupos de pessoas, mas também gere uma percepção de valor no âmbito individual.

Tendências, via de regra, refletem o “espírito do seu tempo”, sendo especialmente impactadas por discussões progressistas e inovadoras, que impulsionam transformações políticas, nos negócios, na tecnologia e no comportamento humano. 

Essa percepção pode ser aplicada ao sucesso do novo filme da Barbie, por exemplo. 

Ao associar símbolos clássicos de feminilidade, como brilho, minissaia e a cor rosa, a personagens fortes, competentes, sonhadoras e corajosas, o filme quebra estereótipos, ressignifica a percepção do feminino e reflete importantes mudanças sociais.

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A importância de lidar com tendências de forma mais consciente

O filme da Barbie, além de mostrar as aventuras da boneca pelo mundo real, também permite ponderar sobre temas muito relevantes na atualidade, como empoderamento feminino, representatividade e as críticas ao consumismo desenfreado. 

Como consumidor, é importante que você procure se informar para ter mais entendimento sobre seus direitos e todos os assuntos que impactam a sua rotina e comportamento.

Ao conhecer e exercer seus direitos como consumidor, você consegue maximizar seus benefícios e minimizar os riscos de ter prejuízos.

Para te ajudar nesses momentos, conheça o canal do Telegram e o App da PROTESTE. Neles, você consegue acompanhar todos os conteúdos e se manter informado sobre assuntos importantes para o seu dia a dia!

Sabe o que mais a PROTESTE pode fazer por você? 

A PROTESTE é a maior associação de consumidores da América Latina. Ela pertence ao Grupo Euroconsumers e é especializada na defesa dos direitos dos consumidores. 

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