Consumo consciente: como adotar?

Consumo consciente: como adotar?

Algumas mudanças de hábitos podem beneficiar o meio ambiente e a relação de consumo

Por muito tempo, o consumo desenfreado foi estimulado para fazer a economia crescer e atender as demandas e os desejos da população. Além de suprir as necessidades, consumir também virou símbolo de status. Porém, nas últimas décadas, vemos um movimento que busca o consumo consciente para estimular outra forma de comprar produtos e serviços.

Todos precisam se alimentar, vestir, morar, locomover e realizar uma série de outras ações que, em algum momento, demandam o consumo. Mas é possível fazer isso de uma maneira sustentável, que preserve o meio ambiente e reduza o impacto ambiental da atividade humana no planeta.

No lugar de consumir de forma desenfreada, sem controle em relação às consequências da produção de mercadorias e prestação de serviços, é possível agir conscientemente, preocupado com o propósito de uma compra, o ciclo de vida dos produtos e um novo olhar em relação à forma de consumir.

Essa nova visão traz uma série de benefícios não apenas para as pessoas, mas também para empresas e, principalmente, para o planeta. Afinal, consumir de forma responsável e consciente contribui em diversos aspectos que ajudam a preservar a natureza.

Consumo consciente: o que é?

Também chamado de consumo sustentável, é uma forma de adquirir e utilizar produtos e serviços que se preocupa com aspectos sociais e ambientais. O movimento surgiu em resposta ao consumo desenfreado proporcionado pelo desenvolvimento da sociedade ao longo dos séculos XIX e XX.

Se antes as relações de consumo visavam apenas suprir as necessidades das pessoas e trazer lucro para as empresas, agora preocupa-se com as consequências na vida e no planeta. Afinal, a produção de qualquer mercadoria traz impactos para todos.

Comprar alimentos além do necessário faz com que haja mais desperdício, o que contribui não só para o aumento da fome, mas também para a poluição do meio ambiente, por exemplo. Para lidar com isso, uma alternativa é adotar o consumo consciente de alimentos, diminuindo ao máximo o descarte de comida.

Dica: Práticas abusivas: o que diz o CDC

A prática também analisa o ciclo de produção daquilo que consumimos, desde o uso de matérias-primas, passando pela fase de manufatura (quando os materiais são transformados em produtos), chegando ao momento de compra e, depois, de descarte. 

Todos esses pontos devem ser considerados, e o ideal é que gerem o mínimo de impacto ambiental possível. Dessa maneira, recursos naturais serão utilizados de forma adequada e sustentável. Ao consumir conscientemente, é possível alcançar benefícios como:

  • Redução do desperdício de água, um recurso escasso que deve ser usado com responsabilidade;
  • Redução do desmatamento, o que contribui para melhorar a qualidade de vida da população e diminuir os efeitos do aquecimento global;
  • Redução da produção de lixo, que polui o meio ambiente, lençóis freáticos e prejudica a natureza;
  • Redução do desperdício de alimentos, auxiliando na redução de lixo orgânico e contribuindo para que não haja falta de comida;
  • Melhoria das condições de trabalho de populações vulneráveis, afinal o consumo consciente também se preocupa com as condições de trabalho de quem faz os produtos.

Uma pesquisa do Instituto Akatu, em 2018, mostra que mais pessoas se interessam pelo consumo consciente no Brasil: naquele ano, 38% dos entrevistados começaram a ter interesse em hábitos mais sustentáveis de consumo, contra 32% em 2012, ano da pesquisa anterior. Mais de 1.000 pessoas foram entrevistadas.

Princípios do consumo consciente

O consumo consciente é sustentado por alguns pilares que ajudam a rever hábitos e repensar a forma de adquirir produtos e serviços.

Origem e vida útil dos produtos

Todos os produtos que consumimos têm uma origem. Isso começa na matéria-prima das mercadorias, passa pelo ciclo de produção, pela compra e, posteriormente, pelo descarte. No consumo consciente, existe a preocupação com a sustentabilidade de um produto do começo ao fim.

Por exemplo: ao comprar um cosmético, é importante observar se a extração das plantas foi realizada respeitando a legislação, se foram feitos ou não testes em animais, se os trabalhadores envolvidos atuaram de forma legal e se a empresa tem preocupação com a redução dos resíduos e o impacto do seu produto no meio ambiente.

Com isso, é fundamental se preocupar com a origem e com o tempo de vida útil dos itens. Quanto mais as mercadorias durarem, menos compras precisarão ser refeitas e menor será o descarte de produtos e embalagens.

Dica: Água da chuva: a solução pode vir do céu

Propósito 

Qual é o objetivo de comprar um determinado item? Ele é realmente necessário? A compra é motivada por desejo ou você precisa da mercadoria? Perguntas assim são essenciais para definir o propósito de uma aquisição.

Dessa maneira, os consumidores podem repensar seus hábitos e entender se os itens que estão adquirindo realmente têm um propósito. Além de evitar o consumo por impulso, essa medida contribui para diminuir o uso de embalagens e o descarte inadequado de produtos ao final de sua vida útil.

Por isso, busque sempre pensar sobre o propósito de uma compra. O Instituto Akatu desenvolveu seis perguntas do consumo consciente, que buscam ajudar no processo de escolha de mercadorias:

  • Por que comprar?
  • O que comprar?
  • Como comprar?
  • De quem comprar?
  • Como usar?
  • Como descartar?

Outro hábito que ajuda a pensar sobre o motivo de uma compra é fazer uma lista de itens que você quer adquirir. A partir dela, veja as opções e se pergunte qual é a função daquela mercadoria para você. Caso não tenha motivos reais para a aquisição, significa que ela pode esperar ou não deve ser feita. Utilize as perguntas do consumo consciente para repensar as próximas compras e avaliar seus hábitos como consumidor.

Redução do lixo

Reduzir o lixo é primordial quando falamos em consumo consciente. Isso porque a produção excessiva de resíduos impacta a natureza das mais diferentes formas, já que o tempo de decomposição de muitos materiais é longo e polui o planeta.

Segundo o Ministério da Saúde, alguns materiais podem levar milhares de anos para se decomporem totalmente ou mesmo não ter tempo determinado para isso. Veja a lista:

  • Papel: 3 meses em local úmido
  • Tecido: 6 meses a 1 ano
  • Cigarro: 1 a 2 anos
  • Chiclete: 5 anos
  • Nylon: 30 anos
  • Plástico: centenas de anos
  • Isopor: 400 anos
  • Borracha: indeterminado
  • Vidro: milhares de anos
  • Metal: nunca

Logo, reduzir a quantidade de lixo produzida significa gerar menos resíduos, o que ajuda a diminuir a poluição e a presença de materiais que vão demorar centenas de anos para desaparecer do meio ambiente.

Consumo x meio ambiente

Como vimos, o consumo consciente contribui para a preservação do meio ambiente no que diz respeito à diminuição na produção de lixo. Além disso, consumir de forma sustentável também é fundamental para reduzir outras consequências geradas pela aquisição desenfreada.

Uma delas é o aquecimento global, que produz fenômenos climáticos cada vez mais extremos e frequentes. Períodos de seca mais intensos, chuvas mais fortes, aumento do nível do mar e piora da qualidade do ar são apenas algumas consequências do aquecimento global e de fenômenos adversos.

Eles podem ser reduzidos por meio do consumo consciente. Adquirir produtos de empresas que se preocupam com o desmatamento e possuem ações de reflorestamento ajuda a estimular a preservação do meio ambiente. Isso, por sua vez, contribui para manter as florestas que auxiliam na regulação da temperatura do planeta.

Outras medidas auxiliam na gestão de água: o uso responsável do recurso contribui para que ele não falte, tanto em períodos de seca quanto em um futuro próximo.

Reduzir, reutilizar e reciclar

Os 3 Rs formam um conceito popular relacionado ao consumo consciente. Com eles, é possível adotar uma postura sustentável na hora das compras. Veja o que significa cada letra:

  • Reduzir visa diminuir a quantidade de lixo gerado em nossas vidas. Em vez de comprar uma embalagem nova de um determinado produto a cada ida ao supermercado, você pode escolher o refil. Isso é comum no caso de sabonetes líquidos, por exemplo;
  • Reutilizar significa dar outro uso para um produto que já terminou seu ciclo de vida. É possível reaproveitar uma embalagem de vidro de suco para armazenar água, ou reutilizar uma sacola plástica no lixo de casa;
  • Reciclar é transformar um item que terminou sua vida útil em outro objeto, recomeçando o ciclo de vida do material. É o que acontece com latas de metal, transformadas em outros produtos após o processo de reciclagem.

Tudo isso permite diminuir a geração de lixo, o descarte inadequado e a poluição do planeta.

Guia-do-consumidor

Como adotar um consumo consciente?

Ter um olhar amplo e crítico em relação ao consumo é fundamental para adotar hábitos conscientes. Além disso, existem várias medidas que podem ser usadas no cotidiano e contribuem muito para a preservação do planeta.

Avalie a origem do produto

Pesquise na internet se a empresa da qual você quer comprar um produto ou contratar um serviço não possui histórico ou notícias de trabalho escravo. Além disso, também vale conferir se ela tem ou não relação com práticas ilegais ou prejudiciais à natureza, como desmatamento, poluição de rios ou outras atividades de alto impacto ambiental.

Incentive o consumo de produtos usados

Por que adquirir um produto novo quando se pode comprar itens usados? Além de pagar menos em muitas situações, adquirir um usado significa menos embalagens no lixo e mais vida útil para objetos que podem ser utilizados novamente. Procure não apenas comprar usados, mas também vender itens que não utiliza mais, em vez de descartá-los.

Repense suas necessidades

Comprar por impulso ou apenas por desejo é ruim para as finanças pessoais e, também, para o meio ambiente. Logo, ajuda muito repensar o estilo de vida e necessidades, a fim de viver sem desperdícios. Identifique se seus hábitos de consumo são realmente para suprir necessidades, ou se envolvem outros aspectos que não são fundamentais para a sua vida.

Utilize ecobags

As sacolas retornáveis ou ecobags são grandes aliadas na redução de poluição por plástico. Por isso, sempre que for fazer compras, leve uma sacola retornável para não precisar utilizar os modelos plásticos oferecidos em supermercados. O mesmo vale para carrinhos de feira: utilize-os e evite sacolas plásticas.

Separe o lixo

A separação do lixo favorece a coleta e reciclagem dos resíduos. Em vez de descartar todo o lixo doméstico junto (o que dificulta a separação e pode contribuir para o descarte inadequado em aterros sanitários), separe com cuidado os materiais recicláveis dos orgânicos. Vidro, papel, plástico e metal podem ser reaproveitados e reciclados.

Dica: Reciclagem: como contribuir?

Descarte o lixo tóxico nos lugares corretos

Lixos eletrônicos, como baterias, chips de celular e outros aparelhos, contêm materiais tóxicos, como o mercúrio, que são perigosos para a saúde humana. Por isso, sempre busque pontos de coleta dedicados a receber lixo eletrônico, em vez de descartá-lo junto com o lixo comum.

Evite utilizar descartáveis

Como vimos, o isopor, plástico e papel levam meses ou mesmo centenas de anos para se decomporem na natureza. Uma medida que ajuda a diminuir a presença desses materiais é evitar o uso de descartáveis. 

Em vez de copos de plástico, utilize um copo de vidro no trabalho ou em casa. Assim, menos utensílios vão para o lixo.

Informe-se com a PROTESTE

A PROTESTE, maior associação de defesa do consumidor da América Latina, existe não apenas para defender direitos, mas também para conscientizar empresas e pessoas sobre temas importantes das relações de consumo.

Uma das atuações da associação são os testes comparativos, que permitem aos consumidores analisarem com detalhes serviços e produtos oferecidos no mercado. Assim, a tomada de decisão de clientes será ainda mais eficiente para que o consumidor escolha aquilo que realmente deseja.

Outra iniciativa é a plataforma Reclame, canal ideal para consumidores falarem com empresas com o objetivo de registrar reclamações. Na plataforma, você fala com os fornecedores de produtos e serviços, recebe respostas e ainda conta com equipes técnicas especializadas em direito do consumidor para dar todo o suporte no atendimento de suas demandas.

Quer mais conteúdo sobre consumo consciente, direitos do consumidor e outros temas essenciais no relacionamento entre clientes e empresas? Acompanhe os blogs da PROTESTE: Seu Direito, Minha Saúde e ConectaJá!