Como evitar despesas desnecessárias e fazer boas compras

Como evitar despesas desnecessárias e fazer boas compras

Saiba como evitar despesas desnecessárias com as dicas da PROTESTE e aprenda a tomar melhores decisões de compra.

As despesas desnecessárias estão entre os principais vilões de um bom orçamento doméstico. Elas ocorrem sem planejamento e causam uma bagunça nas finanças, dificultando o planejamento financeiro e impossibilitando a prática de juntar dinheiro. Dessa forma, é quase impossível manter o equilíbrio das contas e ter um bom planejamento.

A PROTESTE está aqui para te ajudar! Neste artigo, reunimos tudo que você precisa saber para cortar os gastos desnecessários do seu dia a dia e aproveitar melhor o seu dinheiro. Confira nossas dicas.

reclame

O que é equilíbrio financeiro?

O equilíbrio financeiro é quando há uma relação saudável entre as receitas e as despesas. Ou seja, você não gasta mais do que ganha, seus débitos são administrados de acordo com as entradas e há um bom planejamento financeiro.

Não tem segredo, os gastos domésticos precisam ser planejados de acordo com cada necessidade e o orçamento da família. 

Embora o conceito seja simples de entender, alcançar o equilíbrio financeiro nem sempre é fácil, visto que é preciso aprender a lidar com as próprias finanças, saber o quanto ganha e o quanto gasta, investir, entre outras práticas que fazem parte de uma boa educação financeira.

Qual é a importância da educação financeira?

A educação financeira é uma habilidade que todos nós podemos desenvolver para cuidar cada vez melhor do nosso dinheiro. É por meio dela que aprendemos a poupar, investir, guardar dinheiro para emergências, evitar gastos desnecessários e ter equilíbrio financeiro.

Portanto, a importância da educação financeira está justamente no objetivo de alcançar o equilíbrio financeiro. É desenvolvendo essa habilidade que podemos ter o controle das nossas finanças e usar nosso dinheiro da melhor forma possível.

A PROTESTE reconhece a necessidade de levar informações de qualidade às pessoas sobre como cuidar cada vez melhor do próprio dinheiro. Por isso, a associação desenvolveu, por meio da Escola do Consumo, o curso Finanças Domésticas Organizadas.

Por meio das aulas, você consegue desenvolver a educação financeira para poder organizar suas finanças domésticas e alcançar o equilíbrio financeiro. Com aproximadamente 2 horas de aulas e 100% gratuito, esse curso poderá te ajudar da seguinte forma:

  • comprar de forma mais inteligente;
  • identificar suas receitas e despesas domésticas;
  • identificar os gastos desnecessários;
  • definir planos para poupar e investir seu dinheiro;
  • entender seus direitos como consumidor para evitar cobranças indevidas.

Dica: Como identificar um boleto falso

Como evitar despesas desnecessárias

Considerando que as despesas desnecessárias estão entre os principais vilões do orçamento doméstico, é essencial saber como evitar esses gastos para atingir o equilíbrio financeiro todos os meses. Acompanhe todas essas dicas:

Faça uma lista com suas despesas

Para saber onde você está gastando de forma desnecessária, é essencial conhecer todos os seus gastos. Por isso, comece fazendo uma lista com suas despesas. O ideal é listar tudo, desde o plano de saúde até aquele cafezinho na padaria. 

É muito importante que você saiba quais são todos os seus gastos dentro de um mês, para então entender quais são considerados desnecessários e podem ser cortados do seu orçamento.

Isso é bem mais fácil do que parece, vamos dar alguns exemplos de gastos:

  • Energia elétrica;
  • Conta de água;
  • IPTU ou aluguel;
  • Mensalidade da escola ou faculdade;
  • Plano de saúde;
  • Plano odontológico;
  • Supermercado;
  • Transporte;
  • TV por assinatura ou serviços de streamings;
  • Internet móvel e wi-fi;
  • Pet shop;
  • Comida por delivery;
  • Refeições fora de casa.

Esses são alguns exemplos de despesas que podemos ter em um mês. Monte a sua lista incluindo cada um dos itens e valores pagos no período de 30 dias, para saber o local que seu dinheiro está indo.

Banner

Identifique os gastos desnecessários

Depois de fazer a lista com todas as suas despesas, será muito mais fácil identificar os gastos desnecessários. Em resumo, são aquelas despesas que você pode cortar do seu orçamento, pois elas não são essenciais e consomem parte do seu salário. 

Para identificar os gastos desnecessários, basta avaliar cada uma das suas despesas e considerar se ela é realmente importante ou se pode ser evitada. Dê uma atenção especial para os gastos com serviços, como internet, assinaturas de streamings, entre outros. Contrate apenas os planos que forem necessários para você.

Outros itens que costumam se destacar na lista de despesas são a alimentação fora de casa e os pedidos de delivery. Ambos proporcionam gastos que podem ser evitados, por isso, considere fazer suas próprias refeições para evitar esse débito em seu orçamento. 

Quer mais exemplos de gastos desnecessários? Veja essa lista:

  • TV por assinatura que ninguém assiste;
  • Taxas e seguros do cartão de crédito;
  • Produtos sofisticados de fácil substituição;
  • Plano de celular pós-pago ao invés de plano controle;
  • Uso excessivo de aplicativos de transporte privado;
  • Compras em excesso e por impulso;
  • Produtos caros apenas pela marca.

Utilize o cartão de crédito com consciência

Outra forma de evitar os gastos desnecessários é utilizar o cartão de crédito com consciência. Muitos dos débitos que ocorrem de forma inconsequente são parcelados no cartão de crédito, para dar aquela falsa sensação de controle das finanças. 

Aliás, ter um cartão de crédito com limite desproporcional, em comparação com a receita da família, é outro vilão do orçamento doméstico. O meio de pagamento faz você pensar que tem mais poder de compra, quando na verdade o valor que você pode gastar está no quanto você recebe e não no crédito que tem. 

Portanto, utilizar o cartão de crédito com consciência é uma forma de evitar as despesas desnecessárias, pois você pensará duas vezes antes de comprar algo com esse meio de pagamento. 

Dica: Milhas: o que são, como funcionam e como usar?

Evite pagar juros

Os juros são gastos desnecessários que podem ser evitados com o pagamento em dia ou antecipado. Eles também são grandes vilões nas despesas, por isso evite atrasar pagamentos.

Eles ainda podem aumentar o valor da dívida exponencialmente, gerando um grande gasto no seu orçamento, sem planejamento. 

Faça um planejamento

Outra dica para evitar os gastos desnecessários é ter um bom planejamento financeiro. Todas as suas receitas e despesas devem ser organizadas mensalmente, para que nenhum débito surja fora do que foi planejado. 

O planejamento também é importante para determinados períodos do ano, onde há mais gastos que em outros momentos, como nos primeiros meses, que é preciso pagar matrículas e impostos, por exemplo. 

Planejar as finanças também é útil para os momentos de lazer, quando você decide viajar com a família e aproveitar as férias sem gerar despesas surpresas e desnecessárias. 

Pratique o consumo consciente

Para alcançar o equilíbrio financeiro, é essencial que você pratique o consumo consciente. Comprar conscientemente é fazer boas escolhas. Por meio desta prática, você evita gastos desnecessários, sendo vantajoso para o seu bolso e também para o meio ambiente.  

Guia direitos do consumidor

Como renegociar uma dívida?

A renegociação de uma dívida também é um fator importante para evitar despesas desnecessárias, já que um débito pode gerar custos enormes com juros e multas. Nesse caso, saiba que a negociação ocorre entre a pessoa endividada e o credor, onde os dois buscam pela opção que agrade ambos.

Embora a renegociação tenha caráter de acordo, sendo amigável, é preciso saber que o CDC (Código de Defesa do Consumidor) orienta que o consumidor inadimplente não pode ser exposto ao ridículo durante a cobrança dos seus débitos e nem ser submetido a qualquer tipo de ameaça ou constrangimento.

Além disso, é preciso destacar a Lei do Superendividamento, que considera o superendividamento a impossibilidade do consumidor pagar suas dívidas de consumo sem que isso comprometa o mínimo existencial

Quando o consumidor se enquadra no superendividamento, sem ter agido de má fé em suas práticas de consumo, ele conta com a Lei do Superendividamento para conseguir renegociações mais justas e a possibilidade de recuperar-se economicamente.

Veja algumas dicas da PROTESTE de como lidar com as dívidas:

Por que criar uma reserva de emergência?

Para atingir o equilíbrio financeiro, evitar gastos desnecessários e ter mais controle das suas finanças, é preciso criar uma reserva de emergência – um montante que você junta para usar apenas em situações realmente necessárias.

É muito importante ter essa reserva para não ser pego de surpresa quando surgir uma emergência. Já que, sem essa quantia, você acaba recorrendo ao cartão de crédito, ao empréstimo pessoal ou outra linha de crédito para cobrir as despesas inesperadas, gerando um gasto maior com taxas e juros e comprometendo o orçamento com uma dívida. 

Já com a reserva de emergência, se surgir um imprevisto financeiro você pode pagar à vista pela despesa e ter seu patrimônio protegido

Dica: Estorno no cartão de crédito: como funciona?

Conheça os serviços da PROTESTE

Agora que você já sabe tudo sobre como evitar despesas desnecessárias e fazer boas compras, continue se informando sobre direito do consumidor e dicas de consumo aqui no SeuDireito. Nós também convidamos você a conhecer nossos outros blogs, o MinhaSaúde e o ConectaJá, que oferecem conteúdos de qualidade sobre saúde e tecnologia, respectivamente. 

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, também realiza testes comparativos com os principais produtos presentes no supermercado. Nossas avaliações buscam identificar quais são as melhores opções e aquelas que devem ser evitadas, para ajudar você na hora de escolher os produtos para sua casa. Nossos especialistas avaliam desde itens de alimentação até eletrodomésticos.

Você também pode enviar sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço pelo canal Reclame. A sua mensagem é encaminhada diretamente para a empresa em busca de uma solução para o seu problema. A resposta chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.