Você teve o cartão clonado? Saiba o que fazer

Você teve o cartão clonado? Saiba o que fazer

O golpe do cartão clonado está cada vez mais frequente e deixa muita gente insegura na hora de fazer compras. Saiba o que fazer caso isso aconteça com você.

O cartão de crédito é, hoje em dia, a principal forma de pagamento de muitos consumidores. Seja pela praticidade, planejamento ou oportunidade de parcelar valores grandes, usar o cartão de crédito é uma boa solução para compras, principalmente online, mas armadilhas como a clonagem de cartões podem acontecer e, por isso, você deve estar atento. Saiba o que fazer caso você passe por essa situação e como prevenir o cartão clonado. Confira!

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Como funciona a clonagem de cartões

Existem várias maneiras de clonar o cartão, tanto pela internet quanto de forma presencial. Os criminosos transferem todos os dados de um cartão para outro, de forma clandestina. Assim, é possível fazer compras utilizando as informações da vítima. 

É possível clonar o cartão em sites e aplicativos de compras, como também em maquininhas fraudulentas, que duplicam os dados de pagamento do consumidor. Os cartões sem chip também podem ser clonados através de um leitor adulterado. Após a clonagem, os dados do cartão são utilizados para fazer compras. 

Como descobrir se o seu cartão foi clonado?

A maioria das pessoas descobre que teve o cartão clonado com a chegada da fatura, a partir de compras que não são reconhecidas em estabelecimentos desconhecidos, principalmente em e-commerces e lojas online. O extrato bancário também pode denunciar retiradas estranhas em horários que você não estava utilizando o cartão. É possível descobrir uma compra ou saque desconhecido no momento exato em que acontece, com as notificações do seu banco ou da instituição financeira ativadas.

Em todos os casos, o consumidor deve ficar atento com o que acontece com o seu cartão de crédito ou débito e buscar informações assim que identificar algo estranho.

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O que fazer ao descobrir a clonagem do cartão?

Descobrir que o cartão foi clonado pode ser desesperador. Afinal, é um momento de insegurança, que pode estar acompanhado de desfalques de grande valor. Ao descobrir o problema, a primeira pergunta que passa pela cabeça é “o que eu faço?”. O primeiro passo, portanto, é não entrar em desespero. 

Assim que perceber a clonagem, o ideal é bloquear o cartão a partir do aplicativo ou até mesmo no caixa eletrônico. Depois do bloqueio, ligue para o banco ou instituição financeira responsável pelo cartão de crédito ou débito e comunique a clonagem, solicitando a contestação das compras ou saques irregulares. 

No caso dos cartões de crédito, será feito o bloqueio definitivo e a investigação dos dados da compra, identificando o horário e o estabelecimento. Você terá acesso a essas informações para conferir os dados, já que pode ter emprestado o cartão para alguém e não lembrar.

Feito o bloqueio, a instituição deverá analisar o pedido de contestação, devendo reembolsar o consumidor caso a clonagem tenha ocorrido por falha da mesma na segurança dos dados.

De acordo com o CDC, as administradoras de cartão de crédito devem retirar a cobrança de valores contestados da fatura caso o pedido ocorra em até 10 dias antes do vencimento. Assim, poderá fazer uma análise e, se identificar que a clonagem se deu por descuido do consumidor, poderá relançar o valor posteriormente.

Em todo caso, quanto mais rápido você notificar a instituição, menos tempo o criminoso terá para fazer compras fraudulentas e mais cedo você solucionará o problema. Não deixe para depois.

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Como contestar as compras fraudulentas?

Em alguns bancos e instituições financeiras, é possível fazer a contestação pelo aplicativo: basta clicar na compra e seguir os passos fornecidos pelo próprio app. Você também pode ligar para o SAC e comunicar o que aconteceu, pedindo a contestação da compra de forma direta. Também solicite o cancelamento imediato do cartão. 

É importante que você tenha em mãos todos os dados necessários para comunicar a clonagem: RG, CPF, agência e conta e, se possível, número do cartão clonado. Isso vai agilizar o atendimento e tornará o problema mais simples de ser solucionado.

É possível também que, para sua segurança, você tenha que informar alguns dados para confirmar sua identidade, como o nome da sua mãe, data de nascimento ou dia do vencimento da sua fatura. Esteja atento para fornecer essas informações também, caso solicitado.

Guia do consumidor

Como prevenir a clonagem do cartão?

Infelizmente, a clonagem de cartões tem sido cada vez mais frequente e tornou-se um golpe comum. Porém, apesar de ser um evento inesperado, algumas atitudes podem contribuir para sua proteção contra esse crime e prevenir a clonagem do seu cartão, tornando seus dados mais seguros.

Caso você faça muitas compras online ou tenha contratado um serviço de assinatura com pagamento recorrente, o ideal é usar um cartão virtual. Ele é uma versão do seu cartão físico com numeração, data de validade e código de segurança diferentes. 

A grande vantagem é que o cartão virtual só pode ser usado de forma online e apenas uma vez, protegendo os seus dados. 

Também é importante evitar senhas óbvias, como datas de aniversário. O indicado é utilizar uma combinação diferente para cada cartão, evitando sequências numéricas.

Nas compras online, desconfie de sites suspeitos, com url duvidosa, por exemplo, e lojas desconhecidas. Apague seus dados logo após a compra e não mantenha o cartão cadastrado no site. Promoções imperdíveis, com ofertas muito abaixo do valor de mercado, também são suspeitas e podem ajudar a identificar um golpe.

Em caso de compras físicas, é importante conferir o valor na maquininha antes de pagar e pedir o comprovante. Insira ou aproxime você mesmo o cartão, nunca entregue-o para que o vendedor efetue o pagamento. Esse simples hábito pode fazer toda a diferença e evitar fraudes.

Uma boa dica para evitar o cartão clonado é ativar as notificações do banco a cada compra ou operação. Assim, caso você seja vítima de algum golpe, é possível identificá-lo na mesma hora, o que dá mais tempo para proteger seus dados e entrar em contato com o banco ou a instituição financeira.

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