Saiba como pagar a fatura com segurança

Saiba como pagar a fatura com segurança

Conheça os cuidados que devem ser tomados para não ter prejuízos ao pagar uma fatura e como fazer o pagamento com segurança.

A fatura é um documento relacionado ao pagamento de diversas contas que fazem parte da rotina de muita gente. Porém, existem algumas medidas de segurança que devem ser adotadas no momento do pagamento, já que ela pode ser utilizada por criminosos para aplicar golpes diversos que trazem prejuízos financeiros e muita dor de cabeça.

Sem observar alguns aspectos relacionados às diversas faturas que devem ser quitadas ao longo do mês, aumentam as possibilidades de pagar documentos falsos, criados por criminosos. Além disso, é fundamental tomar cuidado com valores irregulares que podem ser emitidos por fornecedores de produtos e serviços diversos.

Reclame Proteste

Para que você consiga sempre pagar suas faturas com segurança e evitar situações abusivas com empresas, saiba quais informações devem estar no documento, o que fazer ao constar valores indevidos e os cuidados no momento de realizar pagamentos.

O que é fatura?

A fatura é um documento utilizado em transações comerciais com detalhes sobre os produtos e os serviços que foram negociados. Ela traz diversos dados importantes, tanto para descrever o que foi adquirido quanto o que deve ser pago para a empresa.

O documento é utilizado, por exemplo, no pagamento de contas de internet, serviços de telecomunicação e compras no cartão de crédito. Ele indica dados de clientes, da empresa, as transações realizadas, valores e traz a forma de pagamento, que normalmente é via código de barras.

Esse registro pode ser enviado tanto via e-mail quanto disponibilizado em plataformas digitais das empresas. Ainda é possível receber a fatura física por correspondência. Ela deve chegar ao cliente antes do vencimento, para que seja recebida a tempo de ser quitada sem a aplicação de multas e juros por atrasos.

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Quais informações compõem a fatura?

Os dados que a fatura apresenta dizem respeito à relação da empresa com o cliente e são fundamentais para descrever produtos e serviços contratados, além do valor de cada item e o prazo de pagamento. Considerando que a fatura pode ser usada em diversos tipos de cobrança, suas informações variam conforme o tipo de consumo realizado. Entre as principais informações, podemos citar:

  • Data da emissão do documento, que indica quando ele foi gerado;
  • Número da fatura, identifica o documento individualizado;
  • Nome, CNPJ e outras informações da empresa fornecedora de produtos ou serviços;
  • Nome do cliente, seja quem contratou um serviço ou comprou um produto;
  • A descrição de todos os produtos e serviços adquiridos e seu respectivo valor;
  • O valor total da fatura e o código responsável pelo seu pagamento;
  • A data de vencimento, ou seja, o prazo limite em que a fatura deve ser paga;
  • Valores de juros e multas que serão cobrados apenas em casos de atraso;
  • Informações como canais de atendimento que a empresa oferece aos clientes.

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Como reclamar de uma fatura irregular?

É fundamental observar as informações da fatura para evitar cobranças irregulares ou práticas abusivas. Um exemplo é quando o cliente paga por um produto ou serviço que não solicitou e o documento pode indicar que a empresa está cobrando por algo que forneceu sem solicitação.

Conforme o art. 39 do CDC (Código de Defesa do Consumidor), é proibido o envio ou entrega de produto ou serviço sem solicitação prévia e expressa de clientes, e caso isso aconteça é considerado amostra grátis, “inexistindo obrigação de pagamento”. 

Outro exemplo de irregularidade em faturas é a cobrança indevida de compras realizadas após a clonagem do cartão de crédito. Nesse caso, é preciso solicitar o estorno da compra e as empresas devem suspender a cobrança de forma imediata, considerando falha na segurança das informações

Se as empresas não fizerem isso e o cliente pagar a fatura com valores a mais do que o que realmente deveria quitar, o CDC, em parágrafo único do art. 42, esclarece que o consumidor cobrado de forma indevida “tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais”.

Conheça o canal Reclame

Se você teve problemas com faturas, pode enviar sua reclamação para o canal Reclame, desenvolvido pela PROTESTE. A sua mensagem é diretamente enviada para a empresa e a resposta da sua queixa chega no próprio site.

Nossos associados contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor, que vão ajudar na busca de uma resolução amparada nos direitos do consumidor. Por isso, diante de qualquer cobrança irregular de fatura ou outro problema de relacionamento com empresas, envie sua reclamação pela nossa plataforma ou ligue para 4020-7753.

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Como pagar a fatura com segurança

Existem algumas boas práticas de segurança que devem ser adotadas na hora de pagar faturas. Saiba quais são elas e evite problemas com documentos fraudados criados por criminosos.

Leia as informações descritas

É essencial conferir as informações descritas nas faturas, para não acabar pagando documentos falsos. Sempre, antes de realizar o pagamento, confira se os dados da empresa que você contratou o serviço ou adquiriu o produto batem com as informações do documento.

Confira o nome da empresa, logomarca, o CNPJ, descrição dos produtos e serviços e canais de atendimento. Além disso, caso a fatura apresente erros de digitação, poucas informações do fornecedor ou mesmo erros de dados relacionados ao cliente, desconfie e só realize o pagamento com a confirmação da própria empresa através dos canais de atendimento oficiais.

Verifique a segurança da rede de internet 

A conexão segura é item primordial na hora de pagar faturas. Isso porque, sem segurança na rede utilizada para acessar sistemas ou aplicativos de pagamento para quitar a fatura, aumentam os riscos de criminosos atacarem para obter dados pessoais.

Dessa maneira, procure utilizar redes de internet pessoais sempre que for pagar faturas. Evite o wi-fi de lugares públicos, como restaurantes e cafés, pois nem sempre contam com a segurança necessária para proteger seus dados de criminosos.

Guia do consumidor

Verifique a segurança do aparelho eletrônico

Assim como a segurança da internet, é essencial utilizar aparelhos eletrônicos seguros na hora de pagar faturas. Evite usar celulares de terceiros para acessar aplicativos de banco, pois isso abre brechas para que acessem sua conta sem autorização.

O mesmo vale para computadores compartilhados com estranhos: evite realizar transações financeiras nesses aparelhos, principalmente se for necessário acessar contas bancárias.

Utilize a autenticação dupla

A autenticação dupla é um recurso que permite acessar aplicativos de banco e carteiras digitais apenas depois do uso de uma segunda ferramenta de segurança. Por exemplo: além de digitar uma senha para acessar uma conta, é possível cadastrar a impressão digital como uma segunda proteção.

Isso evita que, caso alguém acesse o seu aparelho celular, consiga fazer pagamentos indevidos, já que será necessário contar com a sua biometria para finalizar a operação.

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Você sabe a diferença entre fatura e nota fiscal?

É comum que muita gente confunda a fatura com a nota fiscal, já que ambos são registros relacionados com a prestação de serviços ou venda de produtos. Porém, cada documento tem suas diferenças e é usado para objetivos diferentes.

A fatura, como falamos, é o documento que apresenta a descrição de produtos e serviços adquiridos, bem como informações relacionadas ao pagamento por uma aquisição, como valor, código de barras e data de vencimento. Logo, esse registro serve para que os clientes possam conferir o que comprou e, também, pagar por eles.

Já a nota fiscal é um documento que comprova a realização de uma compra de produto ou prestação de serviços e, como o nome indica, tem valor fiscal, ao contrário da fatura. 

Isso significa que apenas a nota fiscal apresentará informações relacionadas ao recolhimento de tributos e impostos, sendo um documento importante para que a empresa comprove, perante órgãos de fiscalização, que realizou uma determinada venda ou prestação de serviços.

Do ponto de vista do consumidor, a nota fiscal descreve os produtos e serviços comercializados, mas também os percentuais de impostos e informações tanto da empresa quanto do cliente. Porém, o documento não é utilizado para pagamento, portanto não conta com data de vencimento e nem com código de barras ou outra opção de quitar.

Conheça os serviços da PROTESTE

A fatura é um importante registro que ajuda clientes a entender o que compraram, os valores de produtos e serviços e, principalmente, as datas e as formas de pagamento da aquisição. Porém, é essencial adotar boas práticas de segurança para evitar o pagamento de faturas falsas, criadas por criminosos para roubar dinheiro.

A informação é fundamental para evitar problemas com golpistas e a PROTESTE sabe a importância. Por isso, a maior associação de consumidores da América Latina produz diversos conteúdos informativos nos blogs sobre direito do consumidor (SeuDireito), tecnologia (ConectaJá) e saúde e bem-estar (MinhaSaúde).

Além disso, a PROTESTE realiza testes comparativos com os principais produtos e serviços presentes no mercado. O resultado das análises é divulgado para ajudar você a escolher as opções que mais atendem às suas necessidades, de acordo com o custo benefício.