Milhas: o que são, como funcionam e como usar?

Milhas: o que são, como funcionam e como usar?

Aproveite todas as vantagens das milhas e saiba como usar esse recurso para economizar em viagens e em compras em lojas parceiras.

As milhas aéreas são uma boa maneira de economizar na compra de passagens ou de produtos e serviços. Com elas, é possível obter descontos diversos, o que pode valer a pena principalmente para quem realiza muitas viagens ao longo do ano.

Existem diversos programas de fidelidade e de milhas que companhias aéreas e outras empresas oferecem aos clientes, tudo para estimular a aquisição de pacotes e passagens e, também, como maneira de fidelizar o público.

reclame

Sob o ponto de vista do consumidor, as milhas são uma boa oportunidade para receber descontos no valor de passagens. Em alguns casos, a depender da quantidade acumulada, é possível comprar bilhetes sem gastar mais nada.

Para aproveitar ao máximo esse recurso em suas viagens, entenda o que são milhas, como os programas funcionam, quais as vantagens desse recurso e como acumular e utilizar de maneira eficiente.

O que são milhas aéreas?

As milhas aéreas são um tipo de retribuição que as companhias aéreas fornecem para clientes que utilizaram seus serviços ou compraram produtos, como passagens. A ideia é dar bonificações para clientes que voam pela companhia, de forma a incentivar novas viagens com a empresa.

As milhas aéreas são concedidas para quem participa de programas de milhas, a partir de aspectos como o valor da tarifa, trecho percorrido e tipos de serviços contratados. 

Em geral, quanto mais o cliente utiliza os produtos e serviços de uma companhia aérea, mais milhas acumula e mais descontos pode ter na compra de passagens.

Dica: Como economizar com cupons de desconto?

Como funcionam os programas de milhas?

Os programas de milhas ou de milhagem são ações que as companhias aéreas oferecem para fidelizar seus clientes. Trata-se de uma estratégia de fidelidade, no qual o cliente faz um cadastro, também chamado de adesão, e sempre que utilizar um produto ou serviço, eles serão computados para que possam gerar o benefício.

Esses programas, em geral, são gratuitos e não demandam nenhuma compra prévia. A adesão pode ocorrer de maneira digital, por sites ou aplicativos oficiais das empresas ou pelos canais de atendimento.

Qual a diferença entre milhas e pontos?

Quando se fala em milhas, costuma-se confundir o conceito com os pontos, que também possuem programas próprios. É possível utilizar pontos para adquirir passagens aéreas, porém existem diferenças entre os recursos.

No caso das milhas, elas são oferecidas pelas empresas aéreas e são como uma moeda virtual, que pode ser utilizada na própria companhia para comprar passagens com descontos, por exemplo.

Já os programas de pontos são oferecidos por bancos e instituições financeiras, que geralmente permitem o acúmulo com o uso do cartão de crédito. Dessa maneira, sempre que o cliente utiliza esse meio de pagamento, acumula pontos que podem ser trocados por produtos e serviços variados.

Entre esses produtos e serviços, podem estar as milhas, caso o banco tenha parceria com uma companhia aérea.

Banner

Quais as vantagens de utilizar as milhas?

Não faltam vantagens para utilizar os programas de milhas, especialmente no caso de quem realiza viagens com frequência ou por valores altos. Conheça os benefícios:

Descontos em passagens

As milhas permitem conseguir descontos em passagens aéreas. Sempre que você quiser adquirir um bilhete e tiver o benefício acumulado, pode usar o saldo para obter reduções ou mesmo comprar uma passagem sem pagar nada, caso tenha o valor suficiente para cobrir todo o custo.

Possibilidade de planejar viagens

As milhas também ajudam no planejamento de viagens, já que os programas permitem usá-las em um determinado período. Então, é possível acumular o benefício e utilizar o saldo futuramente, no tempo que for melhor para você. Isso ajuda na organização de viagens em médio e longo prazo, enquanto o saldo estiver válido.

Veja as dicas da PROTESTESTE sobre os direitos do consumidor durante uma viagem:

Venda de milhas

Outra vantagem das milhas é a possibilidade de transferi-las ou mesmo vendê-las por meio de empresas especializadas. Essa transação pode ser feita pelos próprios programas das companhias aéreas ou com a ajuda de outras empresas que compram e vendem milhas.

Quais os programas de milhas disponíveis?

No Brasil, os principais programas de milhas são o Smiles, da GOL, o LATAM Pass, da LATAM, e o TudoAzul, da Azul. Além disso, alguns deles possuem parcerias com empresas aéreas internacionais e, com isso, é possível conseguir descontos também em viagens ao exterior. 

É preciso conferir as condições de cada companhia e, também, se há cobrança de assinaturas pelos serviços, com o pagamento de mensalidade.

Como começar a acumular milhas?

Para começar a acumular, é necessário comprar passagens aéreas e, também, usar o cartão de crédito. Assim, você consegue acumular pontos e, ao mesmo tempo, somar milhas nos programas das companhias aéreas.

É importante lembrar que, no caso da compra de passagens, seja de maneira online ou presencial, nos guichês de atendimento, é necessário informar o desejo de acrescentar pontos aos programas de milhas que você se cadastrou.

Também é bom ter atenção com compras em sites parceiros dos programas, já que eles também podem oferecer o benefício. Confira quais as parcerias do programa de milhas ou de pontos para ganhar mais benefícios.

Dica: Estorno no cartão de crédito: como funciona?

O que fazer com as milhas acumuladas?

As milhas acumuladas podem ser usadas para novas compras de passagens ou para a aquisição de produtos e serviços oferecidos pelas companhias aéreas ou por sites parceiros. 

Em muitos casos, é preciso realizar a troca das milhas acumuladas por essas mercadorias, por meio dos sites de programas de pontos e de fidelidade dos bancos ou das companhias. 

Além disso, é possível vender milhas por meio de empresas especializadas ou nos próprios programas de fidelidade.

Como fazer a troca das milhas?

Para fazer a troca de milhas por passagens aéreas é necessário acumular quantidade suficiente para obter descontos ou mesmo a isenção total do valor da tarifa.

Em geral, no site da companhia aérea existe a opção de utilizar milhas para uma nova compra. É possível, por exemplo, usar parte do saldo, caso não queira utilizar tudo.

A troca de milhas também pode ser usada em programas de pontos e de fidelidade por produtos e serviços de parceiros. Para isso, é preciso fazer compras nos sites e informar que você deseja utilizar o benefício que acumulou.

É possível vender milhas?

Existem sites especializados em compra e venda de milhas e pontos de programas de fidelidade, como MaxMilhas, HotMilhas e 123Milhas. Muitas companhias aéreas proíbem a prática a partir de cláusulas contratuais

No entanto, em alguns casos, essas cláusulas são consideradas nulas por restringirem direito do consumidor, que deve ter liberdade de dispor de seus benefícios.

Eles permitem transferir milhas e pontos para as plataformas e outras pessoas acessam esses canais para comprar o saldo ou passagens aéreas.

Vale lembrar que as empresas podem cobrar comissões por intermediar transações entre quem vende e quem compra. Por isso, é importante considerar esse custo. 

É fundamental tomar cuidado com a venda de milhas por meio dessas empresas, pois algumas delas solicitam login e senha utilizados em programas de pontos e de fidelidade, para acessar as informações e emitir passagens. Por esse motivo, antes de realizar transações com empresas que intermediam a venda desse benefício, é fundamental que o consumidor busque informações sobre a confiabilidade das mesmas.

É importante destacar que os próprios programas de fidelidade das empresas aéreas também permitem a transferência de pontos e milhas entre seus integrantes. Porém, podem ser cobrados custos relacionados às transferências.

Guia direitos do consumidor

Dicas importantes para acumular e usar as milhas da melhor forma possível

Compre em sites parceiros

Comprar passagens ou mesmo produtos e serviços diversos em sites parceiros dos programas de milhas pode acelerar o acúmulo do benefício. Além disso, usar o cartão de crédito parceiro da companhia aérea também contribui para juntar cada vez mais.

Saiba quais são os programas de fidelidade, sites parceiros e cartões de crédito que têm parceria com serviços de milhagem de companhias aéreas e priorize a compra nesses locais, já que os valores podem ser convertidos no benefício.

Aproveite promoções de transferência de pontos

Transferir pontos de programas de cartões de crédito para os programas de fidelidade também pode ajudar a aumentar a quantidade de milhas acumuladas. 

Uma das vantagens é que dá para obter pontos utilizando o cartão de crédito para diversas finalidades. Quanto mais você usar o meio de pagamento, mais pontos pode acumular e, como consequência, transferir o saldo para o programa de milhas.

Converta o valor da sua passagem

Viajar contribui para acumular milhas, já que as companhias usam critérios como valor de passagens, tarifas e trechos para fornecer pontos em seus programas de fidelidade.

Nesse caso, é importante sempre escolher a opção de conversão dos valores da compra em milhas, principalmente naquelas de maior valor ou internacionais, por exemplo.

Como escolher o programa de milhas ideal?

Escolha aquele com mais parceiros e benefícios

A quantidade de parceiros e benefícios do programa de milhas faz a diferença tanto para adquirir passagens quanto para acumular pontos mais rapidamente. Por isso, observe quais são as parcerias e as vantagens que o programa oferece, para escolher o mais vantajoso.

Observe quantas milhas é preciso acumular

A quantidade de milhas que é preciso acumular para trocar por passagens ou outros benefícios também faz a diferença na escolha do melhor programa. Dessa maneira, se for preciso juntar muitos pontos ou milhas para obter uma passagem, por exemplo, vai demorar mais tempo para a troca acontecer.

Considere o prazo de validade das milhas

O prazo de validade é outro aspecto importante para a escolha do melhor programa de milhas para você, pois é necessário escolher uma opção que tenha prazo suficiente para você se planejar. Se a validade for curta demais, corre o risco de perder o saldo acumulado.

Dica: Ressarcimento de dinheiro: quando posso solicitar?

Milhas e o Direito do Consumidor

Saiba mais sobre a relação entre milhas e direito do consumidor.

Relação de consumo

Existem discussões sobre se o programa de milhas configura relação de consumo, considerando que a prática ainda não possui legislação específica em vigor. De todo modo, o que alguns tribunais vêm entendendo é que, mesmo embora o consumidor ganhe as milhas, ainda é possível observar algum tipo de benefício financeiro por parte das empresas que oferecem o serviço.

Dessa forma, observa-se a aplicação do Código de Defesa do Consumidor nas disposições e transações envolvendo milhas.

Código de Defesa do Consumidor 

Considerando inexistência de legislação específica, devem ser aplicadas as disposições contratuais da empresa que oferece o programa de milhas. Tal aplicação, por sua vez, não pode contrariar o Código de Defesa do Consumidor.

Algumas companhias aéreas vêm adotando cláusulas especificando como devem ser utilizadas as milhas, aplicando restrições e limitações à mesma. De toda forma, seguem proibidas cláusulas que resguardem práticas abusivas contra os consumidores.

No caso das milhas, é comum que as companhias determinem restrições ao seu uso. Tais restrições, por sua vez, não podem configurar vantagem excessiva sobre o consumidor.

O consumidor tem direito a trocar ou vender milhas? 

No Brasil, não há legislação específica para tratar da comercialização de milhas. Embora sejam utilizadas no transporte aéreo, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) ainda não é responsável por sua regulamentação.

Algumas empresas novas vêm trabalhando na intermediação entre consumidores que querem vender milhas e aqueles que querem comprá-las. A legislação não proíbe a prática, embora muitos contratos contem com sua restrição e até mesmo proibição. De todo modo, tais condições não podem colocar o consumidor em desvantagem, que deve seguir com seus direitos respeitados, podendo tal situação ser judicializada em caso de algum descumprimento.

No entanto, é preciso pesquisar a reputação de tais companhias antes de fechar um contrato, buscando a avaliação de outros usuários em plataformas online, como nosso Reclame.

As vantagens da utilização das milhas são negociadas entre as companhias aéreas e os consumidores, sendo muito importante, portanto, que esses sempre estejam atentos aos termos de condição e uso na contratação.

Conheça os benefícios da PROTESTE

As milhas ajudam a economizar com passagens aéreas e podem beneficiar a organização de viagens e do orçamento. Existem diferentes maneiras de juntar pontos e milhas, por isso é fundamental se informar sobre as melhores maneiras de obter os benefícios.

A PROTESTE sabe como esse tipo de informação ajuda na tomada de decisão e, por isso, produz diversos conteúdos informativos para consumidores nos blogs SeuDireito, ConectaJá e MinhaSaúde, para falar sobre direito do consumidor, tecnologia e saúde, respectivamente.

A maior associação de consumidores da América Latina também realiza testes comparativos com a avaliação dos principais produtos e serviços disponíveis no mercado. Dessa maneira, você pode escolher a opção que está mais adequada às suas necessidades. As análises são realizadas por nossos especialistas de acordo com os critérios estabelecidos pela legislação.

Em caso de problemas com fornecedores de produtos ou serviços, a PROTESTE conta com a plataforma Reclame. Você pode deixar a sua reclamação e receber a resposta da empresa no próprio site. Os nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.