Como comprar passagens aéreas mais baratas

Como comprar passagens aéreas mais baratas

Saiba como comprar passagens aéreas mais baratas com 7 dicas da PROTESTE e o que fazer em caso de problemas na sua compra.

As passagens aéreas estão entre os itens mais caros em uma viagem, podendo inclusive nos fazer desistir de viajar para determinado destino somente pelo valor cobrado pelo transporte aéreo.

Mas você não precisa mais cancelar uma viagem inteira ou mudar o seu destino de viagem por causa dos preços das passagens. Neste artigo, você aprenderá 7 dicas para economizar na compra das suas passagens aéreas.

reclame

Acompanhe esse conteúdo criado pela PROTESTE com todas as dicas de como comprar passagens aéreas mais baratas e orientações sobre o que fazer se tiver problemas com a compra!

Qual o melhor período para comprar passagens aéreas?

Uma forma simples de economizar na compra das suas passagens aéreas é comprá-las das 0h às 6h, pois é nesse horário que as companhias aéreas costumam oferecer os melhores descontos. 

Esse é o período mais conhecido entre os viajantes para comprar passagens mais baratas, podendo inclusive encontrar promoções e ofertas que oferecem até 60% de desconto. Mesmo comprando nesse período, que costuma ter mais promoções, você ainda deve utilizar as nossas dicas para economizar mais em suas passagens.

Sites e aplicativos de passagens aéreas

Antes das dicas, você precisa conhecer os principais sites e aplicativos de pesquisa de passagens para saber onde encontrar as melhores oportunidades para economizar. Veja, a seguir, as principais opções:

  • Decolar – A Decolar é um site e também um aplicativo onde você encontra passagens aéreas, pacotes de viagens, hospedagens, aluguel de carro, passeios, transfers, seguro viagem e muito mais. É uma plataforma completa para quem deseja viajar.
  • MaxMilhas A MaxMilhas também possui site e app, sendo uma plataforma para a compra de passagens aéreas através de milhas. Os usuários também podem vender suas milhas, comprar pacotes de viagens e reservar hotéis.
  • Skyscanner – A Skyscanner é uma plataforma online onde você compra passagens aéreas de várias companhias e para diversos destinos. Você também pode reservar hotéis e alugar veículos para sua viagem.
  • Kayak – A Kayak é outra plataforma que funciona como as opções anteriores. Ela oferece a reserva de hospedagens, aluguel de veículos, pacotes de viagens e a compra de passagens aéreas. Você também pode baixar o app.
  • 123Milhas – A 123Milhas é parecida com a MaxMilhas, pois você pode usar suas milhas aéreas para comprar passagens. No site e no app, você encontra pacotes de viagens, reserva de hotéis, aluguel de veículos e seguro viagem.
  • Google Flight – O Google Flights é o buscador de passagens aéreas do Google. A ferramenta permite realizar uma pesquisa otimizada, de acordo com os filtros disponíveis. Após a escolha da passagem, o usuário é encaminhado para o site da companhia aérea ou da empresa responsável pela venda.

Dica: Compras on-line em supermercados: entenda os seus direitos

7 dicas para economizar ao comprar passagens aéreas

Agora que você já sabe onde comprar suas passagens aéreas e pesquisar preços, vamos às dicas para economizar:

Planeje com antecedência

A primeira dica para comprar passagens aéreas mais baratas é planejar com antecedência. Além de permitir encontrar opções com preços mais acessíveis, o planejamento é essencial para evitar que você não seja pego de surpresa por imprevistos durante a sua viagem.

Em relação às passagens aéreas, o recomendado é comprar com antecedência para garantir preços mais vantajosos. Veja, a seguir, as recomendações para cada tipo de voo e período do ano:

  • Voos domésticos – 60 a 90 dias de antecedência na alta temporada e 25 a 40 dias de antecedência na baixa temporada;
  • Voos internacionais – 60 a 120 dias de antecedência em qualquer período.

Com essa margem de antecedência é possível encontrar passagens mais baratas, por isso, é fundamental que você planeje muito bem a ida e a volta da sua viagem, assim como o destino e outros detalhes importantes.

Seja flexível nas datas e horários

Outra dica para economizar é ter flexibilidade quanto às datas e horários para o voo. Se você está planejando a sua viagem com antecedência e possui flexibilidade para alterar o dia ou o horário do seu voo, isso permite encontrar passagens mais baratas.

Isso porque nem sempre o dia que escolhemos para viajar é o que possui passagens mais vantajosas. Em alguns casos, é possível encontrar opções mais baratas alguns dias antes ou depois da data que foi prevista inicialmente.

Se você tiver essa flexibilidade para alterar a data e o horário da sua viagem, você poderá conseguir uma boa economia. Embora pareça uma mudança pequena, isso fará uma grande diferença no seu orçamento para a viagem.

Banner

Esteja atento às promoções

Você também precisa ficar atento às promoções para poder economizar na compra das passagens aéreas. As companhias aéreas oferecem ofertas com frequência, principalmente para datas e horários que possuem pouca movimentação nos aeroportos.

É possível encontrar promoções muito vantajosas enquanto você planeja a sua viagem. Por isso, acompanhe os preços e fique de olho nas oscilações de preços. Caso encontre uma boa oportunidade para economizar, verifique antes de comprar o regulamento da promoção.

Muitas vezes as empresas oferecem passagens com desconto, mas há contrapartidas que precisam ser consideradas. Por exemplo, algumas promoções diminuem o peso da bagagem, enquanto outras não oferecem a taxa de reembolso se houver cancelamento. Portanto, avalie bem o regulamento antes de adquirir as suas passagens.

Use a janela anônima do navegador

Outra dica muito importante para economizar nas passagens aéreas é usar a janela anônima do navegador para pesquisar preços. Algumas companhias aéreas costumam rastrear as informações usadas pelos usuários durante a navegação para alterar preços de passagens e a disponibilidade de assentos.

Isso ocorre através dos “cookies” que aceitamos ao entrar em diferentes sites e permitir que certos dados sejam utilizados. Dessa forma, as empresas podem induzir o consumidor a adquirir passagens mais caras.

Sendo assim, para não ter os preços manipulados por essa estratégia usada pelas empresas, você deve abrir uma janela anônima no seu navegador para realizar as pesquisas.

Dica: Cashback: como funciona o programa de recompensa

Pesquise e compare preços em diferentes plataformas

Também é importante pesquisar e comparar os preços em diferentes plataformas para saber onde está mais barato. Use a lista que informamos anteriormente com as principais plataformas online que vendem ou selecionam passagens aéreas para pesquisar preços.

Assim você poderá encontrar a melhor oportunidade para economizar, além de poder descobrir voos em dias ou horários que você não estava considerando inicialmente, mas que poderão resultar em uma boa economia.

Use milhas 

Você também pode usar milhas para comprar passagens mais baratas. Muitas pessoas possuem cartão de crédito que permite acumular milhas aéreas a cada utilização, assim como outros planos e clubes de vantagem que geram benefícios para usar na compra de passagens aéreas.

Hoje em dia, existem vários sites que vendem passagens aéreas com milhas, de forma bem simples e fácil. Mas você também pode resgatar suas milhas ao comprar passagens diretamente nas companhias aéreas.

Em todo caso, se você tem milhas acumuladas, não deixe de usá-las para comprar suas passagens. Assim você poderá obter um bom desconto ou até abater o valor total do transporte aéreo.

Ligue o alerta de preços

Para finalizar, outra dica importante para economizar em suas passagens é ligar o alerta de preços. Mesmo que no momento da sua pesquisa os valores não estejam bons, você pode adicionar um alerta nos sites das companhias aéreas ou em sites agregadores para ser avisado quando o preço reduzir.

Essa é uma ótima estratégia, pois o alerta de preços irá te informar diariamente sobre qualquer variação nos valores. Sendo assim, você poderá comprar as passagens mais baratas e não perderá uma boa oportunidade para economizar.

Guia direitos do consumidor

Pontos de atenção ao comprar passagens aéreas

Mas antes de comprar suas passagens, é preciso ter atenção com alguns pontos que podem fazer a diferença durante a sua viagem. O primeiro deles é o horário e a data da viagem. Tenha certeza que essas informações estão de acordo com o seu planejamento.

Além disso, verifique o aeroporto de partida, as conexões e o aeroporto de destino. Considere também as taxas cobradas na compra das suas passagens aéreas. 

Tive um problema, o que fazer?

Em caso de problemas ao comprar passagens aéreas, você precisa conhecer seus direitos como consumidor para saber como agir. Vamos explicar algumas situações comuns ao comprar passagens e quais são seus direitos.

A primeira delas é quando a empresa oferece uma oferta enganosa. É direito do consumidor que a empresa faça cumprir o que é vinculado em sua promoção, sendo que o não cumprimento da lei implica em abuso contra os direitos do consumidor.

Outra situação comum é ter problemas na reserva das passagens. Se isso acontecer, a empresa precisa resolver a situação o mais rápido possível e oferecer uma solução viável para o consumidor. Dependendo do caso, é possível solicitar uma indenização pelos danos sofridos, principalmente se perdeu suas férias porque foi impedido de embarcar. 

O cancelamento unilateral da passagem também pode ocorrer. Nesse caso, a empresa cancela a passagem aérea do consumidor, causando prejuízos. Essa situação gera a frustração de justa expectativa, onde o consumidor pode recorrer para ser indenizado por ter toda a sua viagem afetada. 

Em todo caso, é fundamental entrar em contato com a companhia aérea para tentar resolver o problema. Se nada for resolvido, é preciso acionar os órgãos de defesa do consumidor e, em alguns casos, entrar com processo para ser indenizado.

Dica: Como evitar despesas desnecessárias e fazer boas compras

Lembre-se do seguro viagem

Antes de encerrar esse conteúdo, temos que lembrar da importância de fazer um seguro viagem para evitar imprevistos durante os dias fora de casa. E para te ajudar a escolher a melhor opção do mercado, a PROTESTE testou as principais opções de seguro viagem disponíveis no mercado.

O teste foi realizado por nossa equipe de especialistas que visa identificar a melhor opção para o consumidor, de acordo com o custo-benefício, com o melhor atendimento, cobertura do plano, valor do seguro, entre outros itens essenciais para uma viagem mais segura. 

Você pode conferir o relatório completo da PROTESTE ao tornar-se um associado

Veja como a PROTESTE pode te ajudar!

Agora que você já sabe tudo sobre como comprar passagens aéreas mais baratas, vamos te contar como a PROTESTE pode te ajudar a se manter bem informado e por dentro dos seus direitos como consumidor.

Aqui no SeuDireito e também nos blogs ConectaJá e MinhaSaúde, você pode acompanhar nossos conteúdos informativos com muitas dicas para facilitar o seu dia a dia, melhorar a sua relação de consumo, entender o universo da tecnologia e melhorar a sua saúde e bem-estar. 

Conheça nossos testes comparativos e veja as avaliações dos principais produtos disponíveis no mercado. As análises são realizadas por nossos especialistas e levam em consideração características importantes para o consumidor. Nós analisamos de eletrônicos a itens de alimentação e, ao final, indicamos qual é a melhor opção de acordo com o custo-benefício. 

Envie sua reclamação de consumo contra um fornecedor de produto ou serviço para o canal Reclame. Nós encaminhamos a sua mensagem para a empresa, em busca de uma solução para o seu problema. A resposta chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.