Conheça as regras do financiamento e faça um bom negócio

Conheça as regras do financiamento e faça um bom negócio

Saiba como contratar um financiamento e aprenda tudo o que você precisa fazer para se planejar antes de optar por este tipo de serviço financeiro.

Uma coisa é fato: o crédito que você tem disponível no mercado pode te ajudar a alcançar os seus objetivos. E isso vale para serviços como cartão de crédito, empréstimo, consórcio, financiamento, entre outros. O financiamento, por exemplo, é um meio para comprar a casa própria, adquirir o carro dos sonhos ou até mesmo pagar a faculdade.

Você está pensando em fazer um financiamento e, por isso, está buscando informações sobre essa modalidade de crédito? Então, você chegou ao lugar certo. Aqui, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre esse serviço e suas diferenças entre outros produtos financeiros, como consórcio e empréstimo.

Problemas com uma empresa? A PROTESTE pode te ajudar. Envie aqui sua reclamação!

Até o fim do artigo, você também vai aprender como conseguir um financiamento e tudo o que você precisa fazer para se planejar antes de contratar este tipo de serviço. Vamos conferir?

O que é financiamento?

Financiamento é um operação financeira, oferecida pelas instituições bancárias, que funciona como uma antecipação de crédito para a aquisição de bens específicos, principalmente, de alto valor.

Na prática, o banco empresta o dinheiro, por meio de um contrato de crédito, para comprar algo à vista e você paga o bem adquirido em prestações para a instituição bancária. E se você está pensando que o conceito é igual ao do empréstimo, você tem toda razão.

O que diferencia, de fato, as duas operações financeiras é o destino do dinheiro. No caso do financiamento, a contratação do crédito só é possível para a compra de bens específicos, como imóvel ou veículo.

Dica: Qual a importância da nota fiscal para o consumidor?

Tipos de financiamento

Por mais que os financiamentos para comprar imóvel ou veículo sejam os mais conhecidos, é importante você saber que eles não são os únicos tipos disponíveis no mercado. Confira abaixo em que situações você pode contar com um financiamento para alcançar seus objetivos.

Para comprar ou reformar um imóvel

O financiamento de imóvel pode ser a solução para quem deseja comprar ou reformar a casa própria, mas não tem dinheiro para pagar à vista. Neste caso, o consumidor investe um valor de entrada e a instituição financeira paga o resto, estabelecendo um contrato por meio do qual o valor financiado será pago em prestações durante o prazo estabelecido pelas duas partes.

Vale ressaltar que no financiamento de um imóvel, você pode usar o seu FGTS como entrada ou para amortização das parcelas. A amortização, inclusive, é outro conceito que o consumidor que quer financiar um imóvel precisa conhecer, que significa o pagamento da dívida.

A amortização, geralmente, acontece de duas formas: via Tabela Price, quando você paga parcelas do mesmo valor do início ao fim do contrato, ou via Sistema de Amortização Constante, quando o valor das parcelas vai diminuindo ao longo dos anos. O sistema de amortização é definido pelo consumidor na hora de contratar o financiamento.

Para comprar um veículo

Não importa se é carro, moto ou caminhão. Você pode contratar um financiamento para adquirir um veículo, seja ele novo ou seminovo. Nessa modalidade de crédito, a instituição bancária repassa o valor integral do bem escolhido para a loja de onde ele está sendo adquirido e o consumidor paga o produto em prestações definidas em contrato com a instituição financeira.

Aqui, é importante você saber que, assim como acontece no financiamento de imóvel, o bem adquirido entra como garantia. Ou seja, caso você não consiga pagar as parcelas e fique em dívida com o banco, a instituição financeira pode tomar o bem para si.

Chega de ter dor de cabeça com consumo. Associado PROTESTE tem acesso ilimitado ao serviço de defesa do consumidor. Clique agora!

Para pagar um curso universitário

O financiamento estudantil vem ganhando espaço no mercado financeiro nos últimos anos e é uma alternativa bastante interessante para quem quer fazer um curso universitário, mas não tem condição de arcar com as mensalidades enquanto estuda.

Nesse tipo de financiamento, geralmente, o aluno só começa a pagar as parcelas depois de concluir o curso, visto que ele terá mais condições de arrumar um emprego e, logo, arcar com esse compromisso financeiro.

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), criado a partir de uma iniciativa do governo federal, é bastante conhecido pelos brasileiros. Além de ter as menores taxas de juros do mercado, o FIES oferece condições especiais para famílias de baixa renda — quanto menor a renda familiar, menores serão os juros envolvidos no contrato.

Vale dizer que para ter direito ao FIES, é preciso cumprir uma série de requisitos. Então, é importante conferir as regras antes de fazer planos, combinado? Os estudantes podem contratar esse tipo de financiamento  com instituições financeiras.

Para investir em equipamentos

Se você tem uma empresa ou está pensando em abrir uma, saiba que é possível contratar um financiamento para adquirir máquinas, equipamentos ou veículos utilitários. Dependendo do nicho de negócio da companhia, a compra de maquinário pode exigir um alto investimento e é por isso que o financiamento apresenta-se como uma alternativa tão importante.

Para outros fins

Além dos financiamentos mencionados anteriormente, existem outros tipos disponíveis no mercado que podem ser úteis para você dependendo das suas necessidades.

É o caso, por exemplo, do Crowdfunding, que funciona como um financiamento coletivo por meio do qual um grupo de pessoas colabora para que um projeto aconteça, e do Sistema Financeiro de Habitação, um financiamento oferecido pelo governo federal para a compra, construção ou reforma de imóveis.

Carta de fiança, Leasing e antecipação de recebíveis são outros modelos de financiamento e vale a pena se aprofundar no assunto e entender como funciona cada um deles caso você tenha necessidade de obter dinheiro para alcançar algum objetivo.

Dica: Código de Defesa do Consumidor: conheça seus direitos 

Como conseguir um financiamento?

Se você está realmente pensando em contratar um financiamento, o primeiro passo é entrar em contato com instituições bancárias e verificar as possibilidades e as condições oferecidas. Vale dizer que, nesse contexto, alguns critérios sempre serão observados, como a sua condição financeira (se você tem dívidas ou renda suficiente para arcar com as parcelas, por exemplo) e o seu score de crédito.

Antes de conceder o crédito, a instituição financeira irá realizar uma avaliação de riscos e de viabilidade de pagamento e, caso você seja aprovado, o próximo passo é a assinatura do contrato. É nesse documento que banco e consumidor formalizam o acordo financeiro, explicando todas as cláusulas e as condições envolvidas no financiamento.

Diferenças entre financiamento, consórcio e empréstimo

Se mesmo entendendo o conceito de financiamento, você ainda tem dúvidas sobre as diferenças entre essa operação financeira e outros serviços como consórcio e empréstimo, saiba que elas são bem simples. O financiamento, como você já entendeu até aqui, é uma forma de disponibilizar crédito para adquirir um bem específico.

O empréstimo, apesar de ter a mesma finalidade e atuar como uma antecipação de crédito para aquisição de bens ou serviços, não está vinculado à compra de um bem específico e você pode utilizar o valor como bem entender. O consórcio, por sua vez, é uma forma de poupança coletiva, em que um grupo de pessoas se reúne para adquirir um bem no futuro.

Vale ressaltar que cada um desses produtos financeiros tem suas próprias características e apresenta vantagens e desvantagens. Portanto, é preciso entender quais são as suas necessidades e avaliar cuidadosamente as opções disponíveis no mercado, para que você possa acertar na hora de contratar crédito no mercado.

Tire todas as suas dúvidas no Guia do Direito do Consumidor. Acesse aqui!

Pensando em fazer um financiamento? Veja como se planejar!

Mesmo que o financiamento seja a melhor opção para você no momento, saiba que é fundamental se planejar antes de contratar o serviço, para garantir que sua escolha se dará da forma mais segura possível. Confira abaixo nossas dicas!

Avalie sua capacidade financeira

Não adianta fazer um financiamento para adquirir um bem à vista sem ter certeza que você terá condições de arcar com parcelas. Como falamos anteriormente, caso você não faça os pagamentos em dia, o banco pode tomar o bem como garantia do financiamento.

Por isso, faça um planejamento financeiro, levando em conta sua renda mensal e suas despesas fixas e variáveis. É fundamental ter certeza de que a parcela do seu financiamento vai caber no seu bolso, sem comprometer seu orçamento para necessidades básicas. O ideal, de acordo com especialistas, é que a prestação do financiamento não comprometa mais de 30% da sua renda mensal.

Defina o objetivo do financiamento

Conheça o bem que você quer adquirir antes de solicitar o financiamento para uma instituição bancária. Por exemplo, se você pretende comprar um carro, é preciso determinar o modelo e o valor que está disposto a pagar, pois essa informação vai te ajudar a avaliar qual tipo de financiamento é mais adequado para o seu caso.

Escolha a modalidade de financiamento

Definir o objetivo do financiamento é fundamental, inclusive, para a próxima etapa do processo, que é a escolha da modalidade. Como você viu ao longo do artigo, existem diversos tipos de financiamento disponíveis no mercado e cada um deles tem suas vantagens e desvantagens. Avalie as opções disponíveis e escolha aquela que faz mais sentido para a sua realidade e para as suas necessidades.

Pesquise as taxas de juros

As taxas de juros são um dos critérios mais importantes quando o assunto é financiamento, pois são elas que determinam quanto, de fato, você vai pagar pelo serviço financeiro. Como as taxas variam de acordo com a instituição, a dica é pesquisar as opções disponíveis, comparando o valor do Custo Efetivo Total (CET) do financiamento entre as instituições financeiras, pois somente comparando essa informação, é possível ter a certeza de onde o crédito é mais barato.

Dica: Empréstimo consignado: o que é e quem pode fazer?

Faça uma reserva financeira

Como dissemos, no financiamento, o bem adquirido funciona como garantia do pagamento. Ou seja, se você não pagar as parcelas, a instituição financeira pode tomar o bem financiado. Por isso, é fundamental fazer uma reserva financeira e garantir que você terá condição de arcar com as parcelas, mesmo caso aconteça algum imprevisto, como desemprego ou uma doença na família, por exemplo.

Analise as condições contratuais

Não tenha pressa de assinar o contrato de financiamento para agilizar a compra do bem. É fundamental analisar as condições contratuais com calma e cuidado e certificar que você está de acordo com todas as obrigações e responsabilidades envolvidas na operação financeira. Em caso de dúvidas, não hesite em conversar com especialistas da instituição financeira antes de assinar o documento.

Mantenha o controle das parcelas

Tipo de financiamento escolhido, contrato assinado e bem adquirido, o próximo passo é, na verdade, o mais difícil: manter o controle das parcelas. Programe-se para realizar os pagamentos em dia, evitando multas e juros adicionais ou até mesmo a perda do bem. Não importa se você vai anotar na agenda, colocar um lembrete no celular ou configurar o pagamento em débito automático. O importante é pagar as parcelas do financiamento dentro dos prazos acordados.

Conheça seus direitos na hora de financiar um bem

Por mais que a instituição financeira seja quem fornece o dinheiro em um contrato de financiamento, saiba que o consumidor tem direitos que precisam ser preservados durante essa operação. Para saber o que diz a legislação brasileira, o melhor jeito é acompanhar os conteúdos produzidos pela PROTESTE, instituição sem fins lucrativos que visa assegurar os direitos dos consumidores brasileiros, apoiando-os em suas decisões de compra.

Você pode acompanhar esses conteúdos por meio do nosso canal exclusivo do Telegram ou do App da PROTESTE. A maior associação de consumidores da América Latina também oferece outros serviços, como testes comparativos de produtos e serviços, intervenção extrajudicial e o canal Reclame, para consumidores registrarem problemas que tiveram com empresas dos mais diversos segmentos.

Para ter acesso a todos os serviços disponibilizados pela PROTESTE, incluindo o auxílio de especialistas em defesa do consumidor em caso de problemas com empresas, basta se associar à instituição. Clique aqui e torne-se um associado PROTESTE agora!