Planejamento financeiro 2023: saiba como fazer

Planejamento financeiro 2023: saiba como fazer

Você é daquelas pessoas que não conseguem se organizar com o dinheiro? O planejamento financeiro pode te ajudar! Saiba como começar 2023 organizado e com o pé direito!

Planejamento financeiro: você sabe fazer? 2023 chegou e pode ser o momento decisivo para organizar de vez suas finanças, fazer as pazes com o seu orçamento e melhorar a sua relação com o dinheiro.

reclame

Para te ajudar nessa missão, a gente explica o que é planejamento financeiro, por que ele é tão importante e um passo a passo para começar 2023 com seu dinheiro organizado e com pé direito. Confira!

O que é planejamento financeiro?

Planejar suas finanças nada mais é do que adotar recursos e práticas para organizar a sua renda, observando os impactos de cada compra e melhorando sua relação com o dinheiro. A partir do planejamento financeiro, é possível desenhar seus objetivos financeiros e pessoais, mapear suas dívidas e controlar os seus gastos. Com ele, você pode observar tudo o que entra e sai do seu orçamento e até mesmo o que sobra, proporcionando uma “visão de fora” sobre as suas receitas e despesas.

Qual a importância de fazer um planejamento financeiro? 

Muita gente ignora a importância do planejamento financeiro, mas, na verdade, ele é essencial para ter uma vida financeira saudável. Planejando suas finanças, você consegue diminuir despesas desnecessárias e pagar suas dívidas, evitando que o seu nome seja incluído no SPC e no Serasa.

Além disso, é possível determinar e conquistar metas, como fazer aquela viagem com a família ou comprar um carro zero que você tanto sonha. O planejamento financeiro torna isso tudo muito mais fácil, já que sua vida financeira fica organizada, permitindo entender o que está ou não dentro do seu orçamento e quanto tempo você pode levar até atingir seus objetivos.

Dica: Empréstimo consignado: o que é e quem pode fazer?

Como fazer um planejamento financeiro e começar 2023 no azul? 

Agora que você já sabe o que é o planejamento financeiro e como ele é importante, está na hora de colocar esse conhecimento em prática! Saiba como fazer o seu próprio planejamento e o que é necessário para torná-lo eficaz. Dá uma olhada!

Estude sobre educação financeira

O primeiro passo para fazer seu planejamento financeiro é entender como ele funciona e quais ferramentas você deve utilizar. Isso só é possível estudando sobre educação financeira. Leia conteúdos sobre finanças, inflação, economia doméstica, o que é um orçamento, como declarar e deduzir seu Imposto de Renda e muito mais. Estudando, você estará preparado para lidar com suas finanças de forma mais inteligente.

Organize seu orçamento

A partir do conhecimento obtido, é hora de organizar o seu orçamento. Coloque no papel (pode ser um planner, agenda ou planilha no computador) suas receitas, como salário, renda extra, pensão alimentícia dos filhos, benefícios etc. Depois, liste suas despesas, que devem ser divididas em dois grupos: fixas e variáveis.

As despesas fixas são aquelas que o valor não muda, tais como aluguel, condomínio, internet, TV por assinatura, parcela de um financiamento etc. As variáveis podem mudar de mês para mês, como luz, água, conta de telefone móvel ou fixo, gás, cartão de crédito e afins. Com isso, você terá uma ideia geral de quanto tem, quanto gasta e o quanto está disponível (ou seja, a sobra).

Faça um diagnóstico da sua vida financeira

Além de suas receitas e despesas, é importante mapear a sua vida financeira. Por exemplo: você possui alguma dívida pendente no seu CPF? Essa dívida está num valor dentro ou fora do seu orçamento? Você gasta mais do que ganha? Usa mais o cartão de crédito do que deveria? Fazer um diagnóstico honesto da sua relação com o dinheiro é fundamental para que o planejamento financeiro dê certo. Observe quais hábitos você deve manter e quais deve eliminar de uma vez por todas.

Banner

Defina metas a curto e longo prazo

As metas cumprem um papel fundamental no planejamento financeiro: além de mostrarem para onde queremos ir e o que queremos fazer com o nosso dinheiro, elas dão o “gás” necessário para manter a disciplina financeira e não gastar demais ou fora do nosso orçamento. Tendo uma meta a ser alcançada, você se esforçará mais para alcançar seu objetivo do que sem propósito algum.

As metas devem ser divididas em curto, médio e longo prazo. É muito importante definir objetivos reais e possíveis no curto e médio prazo, pois caso contrário eles podem ter efeito inverso e acabar desmotivando a seguir em frente com o planejamento financeiro.

Você pode definir como meta de curto prazo pagar uma dívida antiga. No médio prazo, fazer uma viagem para um lugar que deseje e, no longo prazo, comprar um imóvel ou um carro zero. Coloque os objetivos no papel e deixe-os em um lugar bem visível, para não esquecer.

Dica: Saiba como aumentar seu score de crédito

Quite suas dívidas

Um bom planejador financeiro sempre deve estar com suas dívidas quitadas antes de começar a pensar em objetivos mais ousados. Pagar a quem deve é muito importante, pois estar com o “nome sujo” cria diversos obstáculos na vida do inadimplente: falta de crédito nas instituições financeiras (como bancos e financiadoras), dificuldade de conseguir empréstimos, fazer crediário, abrir conta bancária e até mesmo tomar posse em concursos públicos.

Por isso, planeje-se para quitar suas dívidas quanto antes. Se os juros forem muito altos ou o valor estiver totalmente fora do seu orçamento, entre em contato com a instituição e verifique a possibilidade de negociar ou parcelar. A maioria das empresas está tão interessada em resolver a situação quanto você e costuma facilitar o pagamento. Veja nosso vídeo sobre como lidar com as dívidas:

Mude seus hábitos de consumo

Com as dívidas quitadas, o objetivo deve ser não criar débitos desnecessários – e para isso, mudar seus hábitos de consumo é fundamental! Identifique o que é supérfluo e o que é necessário para você (lembrando de que isso é muito pessoal e que o lazer também é necessidade). 

Se puder escolher entre pagar no débito e crédito, dê sempre preferência ao débito. Reserve o dinheiro em caixinhas (pode ter a caixinha do fim de semana, a caixinha de sair com os amigos e a caixinha de se presentear, por exemplo), para não gastar a mais do que você planejou.

Comprar em um comércio local ou de pequenos empreendedores também pode ser um bom hábito de consumo. Geralmente, os preços costumam ser vantajosos e a qualidade, muitas vezes, é igual ou superior ao que é oferecido pelas grandes marcas. 

Guia direitos do consumidor

Comece uma reserva de emergência

A reserva de emergência deve ser a prioridade de todos que querem se planejar financeiramente e melhorar sua relação com o dinheiro. Essa prática consiste em reservar uma parte da sua receita periodicamente e guardar para eventuais emergências. Isso evita que você recorra a empréstimos ou faça novas dívidas para cobrir imprevistos. 

O valor para a reserva de emergência é pessoal e deve estar dentro do seu orçamento, não há uma regra. O importante é manter a regularidade e, sempre que possível, aumentar as contribuições. Lembre-se de guardar a reserva de emergência em uma conta que você possa movimentar livremente e a qualquer momento, pois emergências não têm dia ou hora para acontecerem.

Faça orçamentos mensais

A grande maioria das pessoas recebe de forma mensal e, pensando de forma prática, essa periodicidade pode ajudar no planejamento. Cada mês é diferente do outro e, por isso, podem ter despesas diferentes. Em dezembro, por exemplo, é um mês em que as pessoas gastam mais, mas tem o décimo terceiro. Já em fevereiro e março, período de Carnaval, muitos foliões aproveitam para curtir as festas e gastam mais. Fazendo o planejamento mês a mês, será mais fácil entender a movimentação do seu dinheiro e como evitar dívidas naquele período específico.

Se possível, experimente investir

Após seguir todos os passos e reservar um valor para emergências, sobrou um dinheirinho? Que tal investir? Os investimentos podem ser um método inteligente e saudável de fazer seu dinheiro render e acelerar suas metas. 

Há opções de ativos para todos os gostos e bolsos, desde as mais seguras e com valor mínimo baixo até as mais arriscadas. O ideal é buscar informação e estudar sobre todos os tipos de investimentos antes de decidir. Uma boa dica é começar com o que você já conhece e evoluir com o tempo. 

Dica: Como identificar um boleto falso

Conheça o curso Finanças Domésticas Organizadas 

Quer expandir seus conhecimentos sobre finanças e finalmente deslanchar no planejamento financeiro em 2023? O curso Finanças Domésticas Organizadas pode te ajudar! Com ele, você aprende a identificar e cortar gastos desnecessários, poupar e até mesmo investir, fazendo compras mais inteligentes e entendendo seus direitos como consumidor. E o melhor: é 100% gratuito! O curso possui 2 horas de duração e todo mundo pode fazer. 

Saiba como a PROTESTE pode ajudar você!

Você sabia que a PROTESTE pode te ajudar com o seu planejamento financeiro e muito mais? Há mais de 18 anos no Brasil, somos uma organização sem fins lucrativos que visa melhorar o seu dia a dia e defender os seus direitos como consumidor, trazendo novidades para te deixar sempre informado sobre assuntos fundamentais. 

Com o ConectaJá, você fica sempre por dentro das inovações da tecnologia. Já no MinhaSaúde, é possível ter conteúdo gratuito sobre sua saúde e bem-estar. Mas se você quiser saber sobre organização financeira, direitos do consumidor e compras inteligentes, é aqui no SeuDireito

A PROTESTE ainda melhora a vida do consumidor com ferramentas importantes. A partir dos testes comparativos, por exemplo, é possível comparar preços e benefícios de vários produtos e serviços, para que você faça a melhor escolha na hora de decidir sua compra. 

Se houver algum problema de consumo, pode contar com o canal Reclame para te ajudar. Envie seu problema para nossa plataforma que encaminhamos sua mensagem para a empresa, em busca de uma solução para o seu caso. Nossos associados ainda contam com a ajuda de especialistas em defesa do consumidor. Entre em contato pelo site ou telefone 4020-7753.