Carnaval 2024: o que fazer em caso de perda ou roubo?

Carnaval 2024: o que fazer em caso de perda ou roubo?

O Carnaval é uma festa que move multidões e é preciso redobrar a atenção em relação a perda e roubo de celular, cartões e outros objetos. Saiba o que fazer caso seja vítima de furto e como se prevenir

O Carnaval 2024 promete agitar as cidades brasileiras com blocos carnavalescos, desfiles de escolas de samba e muita diversão. Porém, tudo pode mudar ao ser vítima de roubo ou perder seus pertences no meio da folia.

Por isso, é preciso lembrar: o Carnaval é uma festa que costuma mover multidões. E onde tem muita gente, é preciso redobrar a atenção com a perda e roubo de objetos. Você sabe quais são os cuidados necessários para evitar que isso aconteça? E tem ideia do que fazer caso não seja possível evitar a perda, o roubo ou o furto de telefone celular, documentos, cartões ou algum objeto de valor?

Confira nossas dicas para que você possa curtir o Carnaval 2024 com segurança, sem ter dor de cabeça na folia.

Reclame Proteste

Quando é o Carnaval 2024?

A comemoração do Carnaval de 2024 acontece entre os dias 10 e 14 de fevereiro, que é da sexta-feira até a Quarta-feira de Cinzas. Vale lembrar que a data da festa não é fixa no calendário. Isso porque ela tem uma variação a cada ano de acordo com a programação da Igreja Católica para a data da Páscoa, que, em 2024, será em 31 de março.

Dica: Vai pegar a estrada? Cuidados no posto de gasolina

O Carnaval é um feriado?

O Carnaval não é um feriado nacional no Brasil. A data da terça-feira de Carnaval é, em geral, considerada um ponto facultativo, ou seja, cada empresa define sua política interna de trabalho neste dia. Caso a empresa determine que é um dia útil e não vai dar folgas aos funcionários, o trabalhador que faltar poderá ter o desconto do dia em seu salário e nos benefícios.

No entanto, existem exceções. O estado do Rio de Janeiro, por exemplo, já decretou que a terça-feira de Carnaval é um feriado. A cidade de Manaus também determinou o feriado na mesma data e também na Quarta-feira de Cinzas. Vale conferir o que diz a prefeitura de sua cidade.

Banner

O que fazer em caso de perda ou roubo de pertences durante o Carnaval?

Se mesmo tomando todos os cuidados, você tiver um objeto perdido, furtado ou roubado, você deverá tomar algumas medidas para denunciar o acontecido e recuperar os danos. Confira abaixo nossas orientações nesse sentido.

Roubo de celular no carnaval

Atualmente, muitos criminosos estão de olho nos celulares dos cidadãos, pois sabem que as pessoas armazenam seus dados pessoais, documentos e aplicativos de bancos nos aparelhos. Por isso, tome cuidado com seu celular. Caso você tenha o seu telefone celular roubado ou furtado no meio da folia, você precisa tomar as medidas rapidamente.

Assim que perceber o furto do celular, o ideal é comunicar sua operadora de telefone para bloquear o chip, e também seu banco. Avise sobre o roubo e solicite o bloqueio da conta e do cartão para evitar prejuízos financeiros. O próximo passo é realizar um boletim de ocorrência em uma delegacia ou de forma online, e informar o número do IMEI do aparelho, que é um dado único e ajuda a realizar o bloqueio do celular.

Outra alternativa importante nesse sentido é acessar o aparelho de forma remota — existem diversos sistemas destinados a esse fim —, para excluir aplicativos e deslogar de contas nas redes sociais, assim evita que suas informações pessoais sejam acessadas por outras pessoas.

Documentos (RG, CNH e Passaporte)

Perder ou ter um documento roubado é perigoso porque, diante disso, você pode ser vítima de fraude, com pessoas tentando se passar por você em diversas situações. Por isso, é importante agir rápido.

É preciso registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima ou na delegacia virtual, para que você fique resguardado caso pessoas mal-intencionadas queiram agir em seu nome. Vale ressaltar que, caso entre os documentos perdidos esteja seu passaporte, você também vai precisar fazer um registro na Polícia Federal.

Além de evitar golpes e fraudes, o BO será útil para que você não precise pagar para tirar a segunda via de alguns documentos. A solicitação da segunda via, inclusive, é o último passo do processo em caso de perda ou roubo de documentos.

Outros objetos pessoais

Se entre os objetos perdidos estiver seu cartão de crédito ou débito, o primeiro passo é bloqueá-los, para que você não seja vítima de golpes financeiros. Inclusive, aqui vão duas dicas extras de segurança nesse sentido: desative a função de pagamento por aproximação do seu cartão e nunca deixe a senha anotada junto dele, combinado?

Agora se a dor de cabeça for com o seu celular perdido, furtado ou roubado, você precisa seguir alguns caminhos. O primeiro deles é entrar em contato com bancos e operadoras de cartão caso você tenha os aplicativos instalados em seu aparelho. Avise sobre o roubo e solicite o bloqueio da conta e do cartão para evitar prejuízos financeiros.

Além disso, entre em contato também com a sua operadora de celular, solicitando o bloqueio do IMEI do aparelho, para que os criminosos não consigam ter acesso às suas informações. Outra alternativa importante nesse sentido é acessar o aparelho de forma remota — existem diversos sistemas destinados a esse fim —, para excluir aplicativos e deslogar de contas nas redes sociais, assim evita que suas informações pessoais sejam acessadas por outras pessoas.

E não se esqueça: o registro do Boletim de Ocorrência também é fundamental em caso de perda, furto ou roubo de cartões para registrar no banco e cancelar possíveis compras que os criminosos façam.

Como curtir o Carnaval 2024 com segurança?

Em eventos como o Carnaval, que reúne multidões, o risco de perder algum objeto ou ter algo roubado ou furtado aumenta, por isso é preciso ter uma atenção especial com seus pertences. Confira abaixo nossas dicas para evitar dor de cabeça no Carnaval 2024!

Evite levar objetos desnecessários

O primeiro passo para evitar perdas, roubos e furtos durante o Carnaval é sair de casa carregando o mínimo de coisas possível. Nada de encher a bolsa daquilo que você não vai precisar com certeza. O caminho é levar apenas o necessário mesmo, como documento e dinheiro. Se for possível, deixar o celular e o cartão de crédito em casa pode ser uma boa alternativa para evitar dor de cabeça, principalmente quando sair com a companhia de outra pessoa.

Use uma pochete

Que tal aproveitar que a moda das pochetes está de volta para adotar esse adereço que, além de muito estiloso, é muito mais seguro? Bolsas que ficam na lateral do corpo ou mochilas penduradas para trás representam sempre mais risco para os foliões, que podem perder a visibilidade em relação aos seus objetos. A pochete, uma bolsa que fica grudada em você e pode ser posicionada na parte da frente do seu corpo, pode ser uma boa alternativa nesse sentido. Alguns modelos são tão compactos que podem ser colocados por baixo da roupa, aumentando a segurança.

Utilize transporte público

Bandidos aproveitam que o país está em festa para fazer a farra dos crimes. De acordo com uma pesquisa realizada pela Ituran Brasil, uma empresa especialista em rastreamento, a chance de você ter seu carro roubado durante o Carnaval é maior do que em outras épocas do ano. Por isso, a dica para não correr esse risco é deixar o carro em casa e utilizar o transporte público da sua cidade. As prefeituras, inclusive, costumam adotar horários alternativos durante esse período, para oferecer mais conforto diante das necessidades dos cidadãos.

Dica: Carteira digital: o que fazer em caso de fraudes?

Evite o excesso de álcool

Carnaval no Brasil lembra cerveja gelada, bons drinks e outras ótimas bebidas, e a gente jamais falaria para você deixar de curtir o Carnaval com sua bebida preferida. Mas, é preciso ter cuidado com o excesso de álcool. Não beba a ponto de perder a consciência ou o total controle das suas ações, pois isso te coloca em uma situação vulnerável, que pode ser aproveitada por pessoas mal-intencionadas. E, se beber demais, lembre-se de adotar algumas medidas para curar a ressaca.

Exclua os aplicativos de banco do seu celular

Você já deve ter lido muitas notícias por aí de pessoas que tiveram sua conta do banco invadida após terem o celular roubado ou furtado. Esse é um crime que, infelizmente, tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. E a dica para evitar essa dor de cabeça no Carnaval 2023 — e em qualquer outra época do ano, na verdade — é excluir os aplicativos do banco do seu celular para curtir a folia, caso você opte por não deixar o celular em casa.

Guia do consumidor

 

Dica: Cartão por aproximação é seguro? Saiba tudo sobre o assunto

Seus direitos em caso de perda ou roubo

Saiba que o registro de Boletim de Ocorrência é um direito do cidadão garantido por lei. Seja no Carnaval 2024 ou em qualquer outra época do ano, você precisa conhecer o que diz a legislação para não ser prejudicado em situações corriqueiras do dia a dia.

No blog SeuDireito, plataforma de conteúdo gerenciada pela PROTESTE, você encontra informações sobre os direitos do consumidor e aprende como ficar protegido contra golpes. Visite os blogs MinhaSaúde, que trata de questões relacionadas à saúde e bem-estar, e ConectaJá, onde são abordados temas relacionados ao mundo da tecnologia

A PROTESTE é uma instituição sem fins lucrativos que visa apoiar os cidadãos brasileiros em suas decisões de compra. Por isso, realiza testes comparativos, que ajudam os brasileiros a compararem serviços e produtos disponíveis no mercado para acertarem na hora de comprar ou contratar. 

Envie sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço para o Reclame. A sua mensagem é encaminhada para a empresa reclamada e a resposta do seu problema chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor.  Acesse o site ou ligue para 4020-7753.