São Paulo torna 20 de novembro feriado estadual da Consciência Negra

São Paulo torna 20 de novembro feriado estadual da Consciência Negra

O recesso era uma decisão de cada município antes de lei ser sancionada

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou a lei que torna o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, feriado estadual. Até então, o recesso era uma decisão de cada município. O projeto foi aprovado pela Alesp no dia 8 de agosto deste ano, segundo o G1

O feriado da Consciência Negra no Brasil foi criado em 2011 e homenageia Zumbi dos Palmares no dia de sua morte (20 de novembro de 1695). Ele foi símbolo da resistência negra à escravidão e líder do Quilombo dos Palmares, uma comunidade formada por escravizados fugitivos das fazendas durante o Brasil colonial.

A população autodeclarada preta ou parda é maioria no Brasil, ainda assim ainda há muita desigualdade no país quando se trata de cor da pele. Compondo mais da metade da população, as pessoas negras ainda enfrentam grandes desafios sociais, sendo um deles a falta de representatividade no mercado de consumo.

A baixa presença de pessoas pretas e pardas em posição de poder é refletida ainda nas poucas opções de produtos que atendem às suas necessidades, bem como a reprodução de estereótipos raciais em publicidades, que corroboram com o racismo estrutural no país. A PROTESTE preparou uma matéria completa sobre o assunto, leia clicando aqui.