Corte de água: como ficam as cobranças para os consumidores?

Corte de água: como ficam as cobranças para os consumidores?

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) notificou a Embasa, concedendo um prazo de 10 dias para explicações

Quinze bairros de Salvador enfrentaram a suspensão do fornecimento de água devido a um problema em uma tubulação na Federação, impactando os consumidores. O restabelecimento do serviço começou de forma gradual após a intervenção da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). As informações são do site Correio 24 Horas. 

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) notificou a Embasa, concedendo um prazo de 10 dias para explicações. O diretor de Fiscalização do Procon-BA destaca que o fornecimento de água é um serviço essencial, e o fornecedor deve garantir alternativas para evitar interrupções.

Os consumidores prejudicados têm direito a compensação, sendo cobrados apenas pelo consumo registrado pela Embasa, seja através do hidrômetro convencional ou do fornecimento emergencial por carro-pipa. 

O Procon-BA orienta os afetados a apresentarem reclamações por meio de seus canais de atendimento.

Além disso, a notificação da Embasa pelo Procon-BA exige explicações detalhadas sobre as medidas tomadas para restaurar o serviço e parâmetros utilizados na cobrança das faturas, podendo resultar em penalidades se identificadas infrações ao Código de Defesa do Consumidor.

Para dar encaminhamento a reclamação, os consumidores afetados, após procurarem os canais de atendimento dos responsáveis, devem juntar a documentação necessária, que inclui: identificação, comprovante de residência e as três últimas faturas mensais do serviço. As reclamações também podem ser feitas através do site www.consumidor.gov.br.