Veículos elétricos no Brasil: Veja opções de modelos e seguros disponíveis

Veículos elétricos no Brasil: Veja opções de modelos e seguros disponíveis

O país já possui mais de 2.800 eletropostos públicos e semipúblicos em operação

Embora os carros elétricos representem um investimento significativo, especialmente porque até os modelos mais econômicos tendem a ser mais caros que seus equivalentes a gasolina e etanol, muitos consideram a compra uma decisão acertada a longo prazo.

Segundo informações da revista Quatro Rodas, dos dez carros mais vendidos, seis modelos elétricos estão abaixo da média de preço dos carros a combustão, tornando-se opções atrativas para quem deseja adentrar no universo dos veículos elétricos.

 Valores do seguro foram cotados pela TEx, insurtech do setor de seguros, e revelam que, em média, os seguros dos carros elétricos variam de 4% a 8% do seu preço de tabela. Em 2022, o Volvo XC40 foi o carro elétrico mais vendido no Brasil, apesar de seu preço elevado. Seu seguro representa 5,6% do valor total do veículo, de acordo com o levantamento realizado.

O Caoa Chery iCar, o modelo elétrico mais barato do mercado, possui uma relação preço x seguro de 7,1%, a segunda maior entre os carros elétricos mais vendidos. O Jac E-JS1, embora tenha menos vendas, apresenta uma relação preço x seguro de 6,4%, destacando-se entre os elétricos mais acessíveis.

O Renault Kwid E-Tech foge da média de preço do mercado, com um seguro de R$ 4.950, correspondendo a apenas 3,5% do valor total do carro. Modelos de luxo, como Audi E-Tron Performance e Porsche Taycan, têm seguros correspondendo a 2,5% do preço de tabela, o menor percentual registrado.

Opções mais acessíveis, como Mini Cooper, Nissan Leaf e Jac E-JS4, têm seguros mais baratos do que modelos mais caros, correspondendo a 2,8%, 2,7% e 3% do preço, respectivamente.

Comprei um carro elétrico. Onde posso recarregá-lo? 

De acordo com o portal Terra, o país já possui mais de 2.800 eletropostos públicos e semipúblicos em operação, somados à rede de recarga privada das concessionárias, conforme dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Medidas de incentivo, como a redução do IPI para veículos elétricos, programas estaduais e municipais, e ampliação da infraestrutura de recarga em locais públicos, visam impulsionar o setor da mobilidade elétrica no Brasil. O Brasil avança na infraestrutura de mobilidade elétrica, com previsão de cerca de 80 mil pontos de recarga até 2030 e destaque mundial na utilização de fontes renováveis para geração de energia elétrica, representando 82,9% do total.