Dropshipping: o que é e como funciona

Dropshipping: o que é e como funciona

Descubra como o dropshipping pode transformar seu empreendimento online: conheça vantagens, desvantagens, e passos para o sucesso neste modelo de negócio inovador

O dropshipping é um novo modelo de negócio virtual na rede varejista e conquistou os novos empreendedores por causa de suas facilidades na criação e também no gerenciamento. Isso porque é um primeiro passo promissor para quem quer iniciar um negócio na internet e tem o capital reduzido. No entanto, os empresários precisam se atentar aos riscos e saber como o método funciona para não cair em problemas.

Para começar, o dropshipping é o nome dado à loja que é a intermediária entre o consumidor e o fornecedor. Aqui, o empresário é o responsável pelo marketing e relacionamento com o cliente, mas não precisa se preocupar, até certo ponto, com a embalagem e o envio. Por isso, conhecer as vantagens e desvantagens é essencial para ter sucesso neste empreendimento.

Aqui, você vai saber mais detalhes sobre o que é o dropshipping, como fazer funcionar na prática e os desafios da logística.

Fundamentos do Dropshipping: o que você precisa saber

Como dito acima, o dropshipping se define quando o empreendedor se torna o intermediário de uma relação comercial entre o consumidor e o fabricante. Ou seja, o empresário vai ter a sua loja virtual, na qual vai disponibilizar produtos que não estão em seu estoque próprio, promover o negócio com ações de marketing, acompanhar o caminho do cliente até a efetivação da compra, e fazer o pedido ao fabricante. Isso porque os itens estão no estoque de um fornecedor parceiro, que também atende outros empreendedores virtuais.

Portanto, o empresário do dropshipping acompanha a jornada da venda para o cliente final, desde atrair a atenção do consumidor até o momento em que ele recebe o produto.

As funções deste tipo de empreendedor é cuidar da manutenção da loja virtual, planejar e efetuar as ações de marketing, venda e relacionamento com o cliente e o fornecedor. Ele precisa saber o que existe no estoque de seu parceiro para reservar o produto assim que a compra é concluída e solicitar o envio para o endereço do comprador. A partir daí, o serviço passa para as mãos do fornecedor, que é quem vai fazer a embalagem do produto e a entrega. No entanto, não pense que o empresário do dropshipping não deve acompanhar esta parte. Ele tem que manter o cliente satisfeito em todas as etapas, até as que não estão sob o seu controle. Por isso, ter bons fornecedores é fundamental para manter sua reputação.

Neste negócio é possível vender de tudo. Como é uma loja virtual, o dono pode mergulhar em qualquer nicho para encontrar o seu público ideal. Por exemplo, é possível fazer dropshipping de roupas, calçados, artigos esportivos, artigos pet, itens de segurança, decoração e muito mais. No entanto, a recomendação para quem quer começar é definir o seu público-alvo e escolher produtos de qualidade, com bom prazo de entrega e levar em conta os custos para não ter problemas no futuro.

Os fornecedores podem estar em qualquer lugar do mundo. Mas, antes de definir um fornecedor internacional ou muito longe do seu público-alvo, faça uma pesquisa de taxas e custos de frete.

Como implementar o dropshipping na sua loja virtual

Você pode seguir alguns passos básicos para abrir a sua loja dropshipping:

-Identifique o nicho de negócio no qual quer atuar com sua loja virtual: Escolher o seu público-alvo e o que quer vender vai facilitar suas ações de marketing e vai permitir que você se torne um especialista naquele produto ou nicho.

-Escolha seus fornecedores: Você pode ter fornecedores em vários lugares do Brasil e até internacionais. No entanto, lembre-se de pesquisar a reputação, as reclamações que já tenham recebido, as taxas que cobram, se existe um pedido mínimo que se deve fazer, o valor do frete, o custo-benefício do produto oferecido e como ele vai fazer a comunicação sobre o estoque disponível. Você precisa levar todos esses fatores em consideração antes de fechar um acordo.

-Tenha acesso à lista de produtos disponíveis dos fornecedores e cadastre em seu site: No dropshipping, você trabalha com o estoque de terceiros, que podem fornecer para mais de um estabelecimento. Por isso, o estoque pode variar ao longo do dia ou da semana, e você precisa ser informado em tempo real sobre o que ainda está disponível para venda. Essa comunicação aberta e clara com o fornecedor é fundamental para o seu sucesso.

-Faça as ações de marketing e vendas para atrair seus clientes: Tome atitudes certeiras para que o cliente chegue até você. Crie um site atrativo, faça ações de SEO para aparecer nas buscas dos usuários, crie suas redes sociais… Você precisa mostrar sua loja para o seu público-alvo para fechar as vendas.

-Receba os pedidos dos clientes: Após conquistar o seu público, o cliente vai fazer a compra em seu site e você deverá aguardar a aprovação do pagamento. A partir daí, o seu trabalho nos bastidores recomeça. Você deve enviar os dados do consumidor para o fornecedor iniciar o envio do produto comprado.

-Acompanhe o trabalho do fornecedor: Depois de enviar o pedido ao seu parceiro, o fornecedor vai iniciar o preparo da embalagem e do envio para o cliente. Você deve acompanhar todo o processo para garantir a reputação da sua loja virtual.

-Pós-venda: Depois que o consumidor receber o produto, você deve acompanhar o pós-venda ou saber se o seu fornecedor se responsabiliza por isso. O cliente pode ter dúvidas de funcionamento ou desejar realizar a troca ou devolução. Então, fique atento à satisfação do seu cliente.

Benefícios do dropshipping para seu e-commerce

Ter um negócio virtual tem muitas vantagens, ainda mais se for no formato de dropshipping. Aqui, você precisa de pouco investimento financeiro e tem outros benefícios no seu dia a dia. Veja a lista:

  • Não precisa ter estoque próprio para abrir o seu negócio. Aqui, você conta com fornecedores parceiros e recebe as informações dos estoques que estão disponíveis na base deles.
  • Não precisa de alto capital inicial para abrir a loja virtual e fechar parcerias com os fornecedores. Você precisará investir apenas na criação do seu e-commerce, redes sociais, marketing e possíveis taxas dos fornecedores e das formas de pagamento que vai disponibilizar no seu site.
  • Não precisa ter mão de obra e matéria-prima. Por isso, os custos são baixos.
  • Processo rápido para abrir a loja e se registrar como uma empresa. Hoje em dia, a internet oferece facilidades para quem quer abrir um e-commerce em poucos passos e os governos regionais também facilitam a abertura de empresas para microempreendedores.
  • Não precisa de ponto fixo. Você não vai precisar de uma loja física para receber os seus clientes. Tudo é feito de forma online e remota. Deste modo, você precisa investir em um computador e um smartphone com acesso à internet.

Desafios do dropshipping: o que considerar

Mesmo com as vantagens citadas acima, você precisa ter em mente que nem tudo é perfeito. Abrir o seu próprio negócio é desafiador e exige muita dedicação, principalmente para não cair em golpes ou ciladas que vão te fazer perder dinheiro. Aqui, você confere uma lista do que precisa prestar atenção para não ter desvantagens:

-Pesquise os valores: A margem de lucro do dropshipping não é grande. Isso porque tem o valor fixo do fornecedor e pode ter taxas para pagar tanto do fornecedor quanto de sua própria empresa, como a tarifa da empresa do cartão de crédito que vai disponibilizar no site para efetuar as vendas e os seus gastos fixos, incluindo internet, luz e seu pró-labore.

-Falta de controle do estoque: O estoque da sua loja não é seu. O fornecedor pode ter algum imprevisto na atualização do estoque e você pode efetuar uma venda que não conseguirá cumprir. Então, saiba que precisará de jogo de cintura para driblar os imprevistos entre fornecedor e cliente caso o produto esgote ou a compra seja cancelada/devolvida.

-Não tem controle de qualidade do produto e da entrega: Não é você quem faz a embalagem do produto e também não é você quem cria o produto com toda a qualidade que deseja.

-Frete: Na internet, muita gente deixa de fechar uma compra por causa do custo do frete. Quem mora fora dos grandes centros metropolitanos pode ter que arcar com um frete muito caro e isso faz com que a venda não seja efetuada. Por isso, escolha fornecedores que tenham vários pontos de distribuição pelo país e que pratiquem valores de entrega razoáveis.

7 dicas cruciais para selecionar fornecedores de Dropshipping

O momento de escolher o fornecedor do seu produto para vender é um dos mais importantes no dropshipping. Saiba como não errar:

  • Observe a reputação do fornecedor para evitar golpes e empresas que não cumpram o prazo de entrega.
  • Você pode escolher vários fornecedores, de diferentes regiões ou países e também com diversidade de produtos.
  • Saiba qual é a qualidade do produto para evitar insatisfação do seu cliente. Teste o produto antes de colocá-lo à venda para testar o funcionamento e se vai atender às expectativas.
  • Escolha um nicho para se especializar e conhecer os melhores fornecedores do mercado. Ter uma grande variedade de produtos pode atrapalhar no início do negócio. Então, a dica é ser especialista no tema dos seus produtos.
  • Saiba se o fornecedor tem lista de estoque atualizada em tempo real para não correr o risco de vender algo que está esgotado.
  • Saiba se o fornecedor cobra taxas ou tem um valor mínimo de gasto antes de se comprometer com ele para que possa planejar o preço do produto em sua loja para não ter prejuízo.
  • Saiba como o processamento do pedido é feito e se a entrega é rastreável. Isso vai permitir que você acompanhe a entrega até o seu cliente.

Passo a passo antes de iniciar o seu negócio com o Dropshipping

Antes de abrir a sua loja virtual, você deve se preocupar com alguns passos para estruturar o seu negócio como empreendedor. O primeiro deles é estudar o mercado e o nicho no qual quer atuar. Aqui, você deve pesquisar seus concorrentes, entender como funciona um e-commerce e como pode se aproximar do seu cliente em potencial. Você terá que criar estratégias para se diferenciar dos concorrentes e mostrar o motivo para o consumidor ir até o seu e-commerce e não em outro site.

O segundo passo é criar sua identidade de marca e sua loja virtual. Aqui, você deve trabalhar o design de sua página, como vai identificar seu negócio, seus valores e missão. Saiba o que quer oferecer para o consumidor e como isso vai ser feito.

O terceiro passo é legalizar o seu negócio. Você precisa registrar a sua empresa dentro das normas de sua região. Você pode consultar um contador para ver em qual categoria o seu negócio se encaixa e como abrir a sua empresa dentro da lei, e também quais as taxas que precisará pagar.

O quarto passo é encontrar seus fornecedores ideais. Ao longo deste artigo, você já conferiu várias dicas sobre como realizar este acordo para não ter prejuízo. Volte alguns parágrafos caso tenha dúvidas.

O quinto passo é investir em marketing de vendas. Estude, faça cursos online ou presenciais, pesquise na internet e se torne um especialista em conquistar seus clientes. Você também deve dominar o uso das redes sociais e estar sempre atento ao que está em alta no mercado para se manter sempre ativo na internet enquanto divulga o seu negócio.

Logística de dropshipping e o Código de Defesa do Consumidor

Ao ter um negócio de dropshipping, o empreendedor dependerá do sistema de logística do fornecedor para realizar a entrega, mas deve acompanhar o passo a passo. Principalmente porque o cliente efetuou a compra em sua loja e vai querer o produto dentro do prazo estipulado. Por isso, conhecer o Código de Defesa do Consumidor é algo essencial para todo empresário.

Um dos tópicos do CDC que vale destacar aqui é o que fala sobre o prazo de entrega. Leia aqui:
“Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:
I – exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;
II – aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;
III – rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos”.

Com isso em mente, o empresário do ramo de dropshipping deve acompanhar o pós-venda junto ao fornecedor e ao cliente para suprir as possíveis demandas que envolvam defeito de fabricação ou desistência da compra dentro do prazo.

A loja virtual faz parte da cadeia de fornecimento do produto adquirido pelo consumidor e também está sob as orientações do Código de Defesa do Consumidor. É importante ser responsável pela qualidade do produto e eventuais vícios e defeitos que possam aparecer ao longo do recebimento.

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