Quais são os países mais felizes do mundo? Veja ranking e posição do Brasil
Países nórdicos lideram lista de nações mais felizes, enquanto desafios geopolíticos redefinem o que é a felicidade em meio a conflitos
Os países nórdicos, frequentemente considerados os mais felizes do mundo, lideram a lista de 183 nações, com a Finlândia na primeira posição e o Brasil subindo seis posições para o 44º lugar. No entanto, o significado da felicidade em tempos de guerra é questionado, especialmente quando países como a Suécia, outrora neutra, aderem a alianças militares, preocupados com ameaças como a Rússia.
Apesar das adversidades, a ONU considera a felicidade com base na avaliação das pessoas e em dados econômicos e sociais, como ajuda social, renda, saúde, generosidade, liberdade e ausência de corrupção.
A proximidade com a natureza e um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal são fundamentais para os finlandeses, contrastando com ideias de sucesso baseadas em ganhos financeiros.
O relatório anual destaca uma diferença de felicidade entre gerações, com os mais jovens demonstrando um sentimento mais forte em várias regiões. No entanto, houve uma queda entre os jovens na América do Norte, Austrália e Nova Zelândia entre 2006 e 2010, enquanto aumentou no Leste Europeu. Esta divergência entre gerações é considerada preocupante pelos autores.
Curiosidades do ranking incluem a ausência dos Estados Unidos e Alemanha no top 20 pela primeira vez em mais de uma década, enquanto a Costa Rica e Kuwait entram nessa lista. Além disso, nenhum dos países mais populosos do mundo está entre os 20 primeiros. As pontuações de felicidade são baseadas na população residente de cada país, e não em sua cidadania ou local de nascimento. As informações são do UOL.