Ranking Reclame: 2020 teve 66% reclamações a mais do que 2019

Ranking Reclame: 2020 teve 66% reclamações a mais do que 2019

Setor de bens de consumo liderou lista com 35% das queixas das reclamações

Em comparação com 2019, o ano passado teve o número de queixas do Reclame Proteste 66% maior. No ano marcado pela pandemia da covid-19, o serviço registrou um volume de 34.597 reclamações, contra 20. 894 do ano anterior.

“O Reclame ganhou mais notoriedade e se tornou mais reconhecido. Com a pandemia da covid-19, as transações on-line cresceram muito e o volume de reclamações, consequentemente, aumentou”, explicou a especialista PROTESTE, Clara Matos.

Dos setores mais reclamados, os bens de consumo – uma ampla gama de produtos que vai de alimentos a eletrodomésticos e eletroeletrônicos – ficou mais uma vez com o topo de ranking. Foram 37% em 2019 e 35% ano passado.

Arte Reclame

“Em relação aos bens de consumo, as reclamações mais comuns são de descumprimento de oferta, como atraso na entrega, ou vício no produto”, acrescentou o especialista PROTESTE, Pedro Mello.

Em segundo lugar entre os serviços mais reclamados no ano passado e 2019 aparecem os serviços financeiros. Mas, em 2020, segundo Clara, esse item chamou atenção dos especialistas.

“Percebemos que, por conta da liberação do auxílio emergencial, essas reclamações cresceram. Os principais problemas relatados pelos consumidores foram relacionados à transferência do valor a aplicativos intermediadores de pagamento”, disse Clara.

Os especialistas PROTESTE também avaliaram que a pandemia ajudou a impulsionar o volume de acessos ao Reclame como um todo.

“Com a pandemia, é natural que as pessoas tenham dado preferência à resolução dos problemas por meios digitais, como é o caso do Reclame. Além disso, a ocorreram impactos ao funcionamento das empresas e ao Judiciário, dificultando a solução dos problemas”, afirmou Mello.

O objetivo é sempre ver crescer o total de visitas ao Reclame e, assim, de ajuda aos consumidores. Do total de reclamações encerradas pelos consumidores, 87% foram classificadas como resolvidas positivamente, o que confirma o sucesso do canal em 2020.

“Ver esse resultado positivo nos dá a sensação de dever cumprido. Em um ano tão desafiador como 2020, saber que conseguimos ajudar os consumidores a resolverem seus problemas de consumo é gratificante”, concluiu a especialista.

Como funciona o Reclame?

O Reclame é um serviço gratuito oferecido no site da PROTESTE onde consumidores relatam sua reclamação e ela é enviada diretamente para a empresa. A resposta da queixa vem da empresa também pela plataforma. Caso o problema não seja solucionado ou a empresa não apresente resposta, é possível pedir a ajuda dos especialistas da PROTESTE, mas este é um serviço exclusivo aos associados.

Para registrar uma reclamação, basta acessar o site e buscar pelo nome da empresa em questão. Caso a empresa não seja localizada ao digitar o nome no campo de busca, é possível cadastrá-la. É necessário também se identificar, ou seja, fazer o login ou o cadastro no site da PROTESTE. Então, será possível descrever o problema e enviar a queixa à empresa.