IPTU 2024: São Paulo abre consulta; descubra como verificar
A gestão municipal divulgou o edital do IPTU 2024 no início de janeiro
A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta segunda-feira, dia 15, a consulta para munícipes interessados em conhecer o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a ser pago em 2024. Para verificar o montante do imposto, o contribuinte precisa ter em mãos o número de cadastro do imóvel.
De acordo com a administração municipal, o IPTU de 2024 sofrerá um reajuste de 4,3% sobre os valores unitários do metro quadrado da construção e do terreno de todos os imóveis. Este índice de reajuste equivale à variação da inflação de 2023, conforme apurado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Banco Central do Brasil no dia 11 de dezembro do ano passado, conforme informado pela Secretaria da Fazenda.
A consulta está disponível no site oficial da prefeitura, de segunda-feira a sábado, das 6h às 22h. A emissão do carnê/boleto de pagamento das parcelas pode ser realizada online, em um hotsite exclusivo da prefeitura, destinado a esclarecimentos e suporte aos contribuintes paulistas.
A gestão municipal divulgou o edital do IPTU 2024 no início de janeiro, incluindo o calendário de entrega das notificações de lançamento do imposto. A primeira parcela ou o pagamento à vista vencem em fevereiro, entre os dias 1º e 29, variando conforme a opção do contribuinte. Em 2024, a novidade é a inclusão do sistema Pix como forma de pagamento, além das opções tradicionais.
O pagamento pode ser realizado em terminais de autoatendimento, internet banking, guichês de caixa, lotéricas e também por débito automático, este último válido para quem optou por essa modalidade em anos anteriores. A opção pelo débito automático pode ser feita até a data de vencimento da primeira parcela. O pagamento à vista concede um desconto de 3% no tributo, e há a alternativa de parcelamento em dez vezes. As informações são do G1.