IPVA e IPTU: quais são os calendários de pagamentos?
O Governo do Distrito Federal estima uma redução de 4,32% no valor do IPVA para automóveis
O início do ano traz preocupações financeiras, e os impostos são destaque nesse cenário. O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) estão entre os principais compromissos dos contribuintes.
No próximo mês, o IPVA deve ser quitado, com desconto de 10% para quem optar pelo pagamento à vista e não possuir débitos de anos anteriores. O período de pagamento varia de 19 a 23 de fevereiro, no Distrito Federal, com opção de parcelamento em até seis vezes.
O Governo do Distrito Federal estima uma redução de 4,32% no valor do IPVA para automóveis, enquanto caminhões podem ter um aumento de 0,8%. A frota tributada em 2023 na capital é de 1.750.211 veículos fabricados a partir de 1994.
O IPTU também está na agenda fiscal, podendo ser dividido em seis parcelas ou pago à vista, com vencimento a partir de 13 de maio. O reajuste do imposto acompanha o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), somado à cobrança da Taxa de Limpeza Pública (TLP).
O Programa Nota Legal oferece a oportunidade de abatimento no IPTU e no IPVA. O período para indicar os créditos começou e vai até 31 de janeiro, permitindo que os contribuintes consultem o saldo de créditos e façam escolhas estratégicas para aliviar os encargos fiscais. O resgate em dinheiro estará disponível a partir de 1º de junho. As informações são do Correio Braziliense.