Título de eleitor: o cadastro biométrico é mesmo obrigatório?

Título de eleitor: o cadastro biométrico é mesmo obrigatório?

Eleitores devem regularizar suas situações eleitorais até 8 de maio para participar das eleições de 2024

O cadastramento biométrico não é obrigatório para votar nas eleições de 2024, basta apresentar um documento oficial com foto no local de votação. No entanto, eleitores que não atenderam à convocação para a revisão do eleitorado podem ter seus títulos cancelados.

A situação do título eleitoral pode ser verificada no site do TSE, com prazo de regularização até 8 de maio. O cadastramento biométrico, embora não obrigatório, é recomendado pela Justiça Eleitoral por garantir mais segurança e agilidade no processo de votação.

Para cadastrar a biometria, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral mais próximo, comprovando residência e apresentando documento oficial com foto. Alguns cartórios exigem agendamento prévio, consultável no site do TRE de cada estado.

A coleta da biometria é realizada durante o cadastro do primeiro título eleitoral, com agendamento para comparecimento ao cartório. Após emitir o título, o eleitor deve comparecer ao cartório dentro de 30 dias, ou reagendar caso necessário.

O prazo para cadastrar a biometria termina em 8 de maio, porém, mesmo quem não realizou o cadastramento biométrico ainda pode votar nas eleições. A coleta da biometria só pode ser feita presencialmente no cartório eleitoral, não sendo possível realizar o procedimento online. As informações são do UOL.