IPTU 2024: Prefeitura de São Paulo divulga calendário e novas formas de pagamento
Contribuintes que optaram por atualização cadastral têm vencimento no dia escolhido
A Prefeitura de São Paulo anunciou o edital do IPTU 2024, com um reajuste médio de 4,3%. O vencimento da primeira parcela ou pagamento à vista ocorre em fevereiro, entre os dias 1º e 29, com datas variadas para diferentes situações.
Contribuintes que optaram por atualização cadastral têm vencimento no dia escolhido; os que não fizeram a opção têm datas de vencimento em 9 ou 14; e aqueles que optaram pela notificação por administradoras de imóveis têm vencimento no dia 20.
O pagamento à vista tem desconto de 3%, e há a opção de parcelamento em dez vezes. A novidade para 2024 é a inclusão do sistema Pix como forma de pagamento, além das tradicionais.
Para emitir a guia de pagamento, o contribuinte acessa o site iptu.prefeitura.sp.gov.br. A Secretaria Municipal da Fazenda alerta sobre fraudes, informando que não envia cobranças por e-mail, SMS ou WhatsApp.
A consulta online aos valores do IPTU 2024 ainda não está disponível, mas a 2ª via do boleto será emitida a partir de 15 de janeiro de 2024 no site www.prefeitura.sp.gov.br/iptu.
O pagamento pode ser feito em terminais de autoatendimento, internet banking, guichês de caixa e lotéricas. O débito automático é uma opção, e quem ainda não optou poderá fazê-lo até a data de vencimento da primeira parcela, valendo a partir da segunda. As informações são do G1.