Ford fecha parceria com Procon-SP para manter assistência ao consumidor

Ford fecha parceria com Procon-SP para manter assistência ao consumidor

Acordo tem abrangência nacional e com vigência com base na vida útil do veículo; multinacional vai criar um canal de contato tratar das questões relacionadas aos seus consumidores

O Procon-SP e a Ford firmaram um acordo para que a montadora continue a manter a assistência ao consumidor com operações de vendas, serviços, assistência técnica, peças de reposição e garantia para seus clientes.

A Ford, primeira indústria do setor automotivo a se instalar no Brasil, anunciou em janeiro o fim da produção de carros, o que levantou uma série de dúvidas em clientes da marca.

O termo assinado entre a fundação de defesa do consumidor e a fabricante prevê que o acordo tenha abrangência nacional e que a vigência seja de acordo com a vida útil dos veículos. A multinacional vai criar um canal de contato com o Procon-SP para tratar das questões relacionadas aos consumidores da Ford.

“Mesmo tendo parado de fabricar veículos no Brasil, a Ford continua obrigada a prestar assistência aos consumidores que possuem carros da montadora. Neste sentido, este acordo recentemente firmado com o Procon-SP cria mais um canal através do qual os consumidores poderão apresentar as suas demandas à Ford, facilitando a resolução de conflitos e reduzindo o número de ações judiciais que poderão ser propostas para resolver problemas consumeristas”, explicou Juliana Moya, especialista PROTESTE.

Relação com os consumidores

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a Ford é obrigada a disponibilizar serviços voltados à manutenção, apoio técnico e assistência aos seus consumidores brasileiros. No entanto, não há um prazo fixo estabelecido pela lei.

“O que existe são decisões judiciais constantes que estabelecem de um prazo de cinco anos. Nesse caso, será válido, tanto para os produtos com garantia ou sem garantia. Para os itens sem garantia, a única diferença é que o consumidor irá arcar com a aquisição de peças para manutenção”, disse Bianca Caetano, especialista PROTESTE.

Os clientes da Ford devem ficar atentos às notícias sobre a montadora, aos prazos e guardar os documentos de compra do veículo.

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