Saída da Ford: empresa tem de manter assistência técnica e manutenção

Saída da Ford: empresa tem de manter assistência técnica e manutenção

Saiba por quanto tempo o Código de Defesa do Consumidor prevê o cumprimento dessas obrigações

No dia 11 de janeiro, a Ford, primeira indústria do setor automotivo a se instalar no Brasil, declarou o fim da produção de carros, o que levantou uma série de dúvidas em clientes da marca.

De acordo com CDC (Código de Defesa do Consumidor), a multinacional permanece obrigada a disponibilizar serviços voltados à manutenção, apoio técnico e assistência aos seus consumidores brasileiros. No entanto, explica a especialista PROTESTE, Bianca Caetano, não já um período fixo estabelecido pela lei.

“O que existe são decisões judiciais constantes que estabelecem de um prazo de 5 anos. Nesse caso, será válido, tanto para os produtos com garantia ou sem garantia. Para os itens sem garantia, a única diferença é que o consumidor irá arcar com a aquisição de peças para manutenção”, afirmou a especialista.

Relação instável

Bianca ressalta que é preciso atenção dos consumidores que têm carro fabricado pela Ford no Brasil, já que o fim da produção no país representa uma instabilidade na relação entre a montadora e os clientes.

“É importante o consumidor ficar atento às notícias sobre a empresa quanto a sua manutenção em mercado, se atentar ao prazo de garantia oferecido pelo fabricante. É importante guardar documentos como nota fiscal e certificado de garantia com as condições de uso expressas, para em caso de descumprimento, ser possível exigir seu direito” reforça Caetano.

Em um cenário de falta de assistência, o cliente que se encontrar em uma situação prejudicial, pode procurar a PROTESTE, que dá aos consumidores instruções para o cumprimento do direito ao suporte.

A PROTESTE recomenda que os consumidores também fiquem atentos aos preços dos seguros, assim como a possível recusa por parte das seguradoras na cobertura de carros de marca.

Em nota oficial, a Ford declarou que todos os veículos em território brasileiro continuaram com suporte e suas garantias asseguradas corretamente.

Contratação online com cobertura de roubo, furto e colisão com os melhores valores do mercado. Não saia de casa sem seguro arrow_right_alt