São Paulo bloqueia apps como TikTok em escolas estaduais; saiba motivo
Em agosto de 2023, ocorreu um incidente similar quando um app da Secretaria da Educação foi instalado em celulares de pais
O governo de São Paulo anunciou que a partir desta segunda-feira (5), os aplicativos e plataformas de streaming que serão bloqueados nas escolas estaduais, tanto para alunos quanto para funcionários, com o objetivo de melhorar o uso da tecnologia para o desenvolvimento educacional.
O uso de celulares em ambientes escolares tem sido debatido, alguns defendem sua utilidade na disseminação de informações, mas há preocupação sobre como isso pode afetar a socialização dos alunos e sua atenção em sala de aula.
Entre os aplicativos bloqueados estão: TikTok, Kwai, Facebook, Instagram, GloboPlay, Roblox, Netflix, Prime Video, Twitter, Twitch, HBO Max, Disney+ e Steam. A suspensão será em redes Wi-Fi e cabeadas.
Em agosto de 2023, ocorreu um incidente similar quando um aplicativo da Secretaria da Educação foi instalado em celulares de pais, alunos e professores sem permissão, afetando o acesso a outras plataformas e serviços.
O governo afirmou que o bloqueio atual não está relacionado ao erro anterior e que houve uma falha técnica durante um teste, sem envolvimento de informações pessoais. Um problema semelhante ocorreu no Paraná em novembro do ano anterior, quando o aplicativo da secretaria apareceu em celulares sem autorização. As informações são do G1.