Quais são os direitos do consumidor na Black Friday?
Independente da oferta, o Código de Defesa do Consumidor precisa ter suas diretrizes obedecidas
Durante a Black Friday é comum esquecermos que ainda podemos ter nossos direitos como consumidor atendidos, mesmo que as lojas façam parecer que o mínimo problema com o produto, não será resolvido ou alterado. Mas quais são esses direitos?
O Código de Defesa do Consumidor garante que todo consumidor tem direito sim, de se arrepender das suas compras ou serviços em até 7 dias após realizá-la, desde que ela não tenha sido feita no estabelecimento comercial. Para solicitar o cancelamento, é só entrar em contato com a empresa, que irá devolver imediatamente o valor pago, com o frete incluso.
Se houver atrasos na entrega de um produto, o Código vê a situação como um descumprimento da oferta, por isso, o consumidor tem o direito de solicitar uma dessas opções:
- forçar a entrega;
- outro produto igual;
- desistir da compra e receber o valor pago;
Muitas pessoas esquecem, mas entrar em contato com as marcas e empresas depois de adquirir um produto, é um direito. Antes de realizar uma compra online, verifique se no site há informações sobre a razão social, telefone de contato, endereço de uma sede, formulário ou e-mail para contato. Caso você não encontre nenhuma informação, não compre nesse site, pois pode ser uma fraude.
A PROTESTE preparou uma matéria completa sobre o assunto, acesse o conteúdo neste link.