PIX: atenção para não cair em novo golpe
O cadastro das chaves do PIX já está disponível; porém, consumidores devem ter cuidado e só fazer isso no aplicativo ou site oficial da instituição bancária.
A partir de 16 de novembro, uma nova modalidade de pagamentos e transferências instantâneas, o PIX, estará disponível. Para facilitar o uso e dar celeridade às transações, o consumidor pode cadastrar chaves específicas junto à instituição bancária. Elas não são obrigatórias, mas simplificam a operação do sistema. Esse cadastro já está disponível desde o dia 5 de outubro.
Porém, a PROTESTE alerta para a importância de só registrar as chaves no aplicativo oficial do banco ou no site da entidade, nunca fazendo isso por meio de links recebidos por e-mail ou WhatsApp. Afinal, a novidade acabou se transformando em uma nova isca digital, ou phishing, usada por criminosos para acessar informações pessoais dos usuários. O intuito é ter acesso a dados bancários e pessoais, como senhas e números de CPF e celular, o que pode facilitar diversas fraudes.
“Os bancos e instituições financeiras não adotam esse procedimento. O correto é a pessoa entrar diretamente no site do banco, na página da instituição da qual é cliente, e preencher lá os dados para sua chave PIX”, destaca Rodrigo Alexandre, especialista da PROTESTE. “Os consumidores não devem acessar links recebidos por outros meios nem informar dados solicitados por telefone, por exemplo, pois essa não é a prática adotada pelos bancos”, alerta.
Rodrigo lembra ainda que os links falsos costumam direcionar para sites que imitam o original da instituição financeira. Quando o usuário não percebe que se trata de golpe, acaba inserindo seus dados, os quais, no futuro, podem ser utilizados para vários tipos de fraude.
Como registrar corretamente suas chaves?
Além de fazer o cadastro das chaves somente no canal oficial de sua instituição bancária, tenha atenção a algumas dicas:
- nunca forneça senhas por telefone, e-mail ou outras formas de contato que supostamente sejam de seu banco;
- ao fazer o cadastro, a instituição enviará um código por SMS para seu celular ou para o seu e-mail, que deverá ser inserido no canal de acesso disponibilizado pelo banco, mediante autenticação digital apropriada, como solicitação de senha, biometria ou reconhecimento facial, por exemplo;
- quem é cliente de vários bancos pode cadastrar uma chave diferente para cada um deles. As chaves podem ser o número do celular, o CPF, e-mail ou algum outro código;
- não instale programas ou arquivos que tenham sido encaminhados como anexos de e-mail;
- pessoas físicas podem cadastrar até 5 chaves, e jurídicas, até 20 chaves, por instituição financeira;
- caso você tenha fornecido qualquer informação por meio de links ou contatos suspeitos, entre em contato com o banco e altere suas senhas de acesso.