Black Friday 2022: como encontrar as melhores promoções

Black Friday 2022: como encontrar as melhores promoções

A Black Friday é uma excelente oportunidade para você comprar aquele produto que está precisando. Saiba como encontrar descontos de verdade e evitar cair nas fraudes comuns do período.

Comerciantes e consumidores se preparam para mais uma edição da Black Friday, promoção criada nos Estados Unidos, mas que já virou tradição em diversos cantos do mundo, inclusive no Brasil. Essa costuma ser uma excelente oportunidade para quem quer aproveitar um preço especial para adquirir determinado produto ou serviço.

A campanha acontece, geralmente, na última sexta-feira do mês de novembro — que em 2022 será no dia 25 —, mas muitas empresas aproveitam o gancho para fazer promoções o mês inteiro. A oportunidade é boa, mas os consumidores precisam ter atenção.

reclame

Nos últimos anos, a promoção ganhou o apelido de “Black Fraude”, já que diversas pessoas tiveram experiências ruins de compras nesse período. Preços não tão atrativos falsamente exibidos como imperdíveis, produtos que não são entregues ou que demoram demais para chegar e até mesmo sites de compras falsos que aplicam golpes nos consumidores. Esses são só alguns exemplos de fraudes na Black Friday e que podem acontecer com você durante a campanha.

De toda forma, vale pensar positivo. A Black Friday é mesmo uma oportunidade e tanto para fazer compras com condições especiais. Confira abaixo algumas dicas para você aproveitar uma ótima experiência como consumidor e não cair em golpes nesse período.

O que deve ser levado em conta quando for comprar na Black Friday?

Comerciantes costumam mesmo oferecer condições especiais em produtos e serviços durante a Black Friday. Mas, como você pode ter certeza que o desconto vale mesmo a pena? E mais: quais outros fatores, além do preço, você deve levar em conta para acertar na hora de comprar na Black Friday? É isso que nós vamos descobrir agora.

Escolha produtos e pesquise preços com antecedência

Não vá esperar chegar o dia 25 de novembro para navegar pelas promoções do dia e escolher o que vai comprar, viu? O ideal é que você pense, alguns meses ou semanas antes, o que quer ou precisa comprar no período e comece a acompanhar os preços desses produtos. Com isso, você evita compras por impulso e foge dos golpes de desconto falso.

Já ouviu falar na história do “compre pela metade do dobro”? Pois isso realmente acontece. Muitos comerciantes elevam o preço dos produtos algumas semanas antes da promoção e voltam para o preço normal na Black Friday, passando a falsa sensação de desconto. Se você estiver acompanhando a oscilação de preço do produto que deseja, não vai cair nessa história, não é?

Dica: Cashback: como funciona o programa de recompensa

Planeje-se para o pagamento

“Se eu não comprar nada, o desconto é maior”. Essa é uma das famosas frases do protagonista da série Todo Mundo Odeia o Chris e, apesar do tom cômico, ela tem uma grande dose de razão. Mesmo que os produtos estejam com descontos imperdíveis durante a Black Friday, certifique-se que você terá condições financeiras de arcar com os compromissos assumidos.

Nada de comprar no cartão de crédito sem saber o que você vai fazer quando a fatura chegar. Como a promoção tem data fixa para acontecer, você pode se programar durante muitos meses para ela e reservar uma parte da sua renda para adquirir os produtos desejados. Esse é um bom jeito de administrar seu dinheiro para evitar problemas financeiros. Assim, você evita gastar mais do que pode e transformar a oportunidade da Black Friday em uma dívida que vai te dar dor de cabeça.

Compare preços

A discrepância de preços entre uma loja e outra é uma realidade que pode ser observada o ano inteiro. E não seria diferente na Black Friday. Por isso, uma coisa que você precisa levar em conta para fazer compras nesse período é o preço do produto que você deseja adquirir em diversas lojas diferentes. Ou seja, não compre antes de comparar!

Sabemos que com tantas opções disponíveis — principalmente na internet, que ampliou de forma exponencial as nossas possibilidades de compras —, comparar preços não é tarefa fácil. Mas, não se preocupe. A gente vai te dar uma força nesse sentido!

Como pesquisar produtos na Black Friday?

Você até poderia ficar pulando de site em site ou de loja em loja para pesquisar o preço dos produtos na Black Friday. Mas, graças à tecnologia, isso não é preciso.

A PROTESTE desenvolveu o plugin Mais Barato PROTESTE, que te avisa onde encontrar o menor preço enquanto você acessa produtos em lojas virtuais. E não é só isso. A ferramenta, que está disponível para o navegador Google Chrome, também testa, de forma automática, cupons de desconto e adiciona aquele que gera o maior desconto no valor da sua compra. 

Outra função importante do plugin é o monitoramento de preços. Você pode cadastrar um produto desejado e receber notificações por e-mail quando ele chegar no preço que você deseja. Incrível, não é?

Para quem preferir, o Mais Barato PROTESTE também está disponível como aplicativo e pode ser instalado em smartphones com sistema operacional Android (a partir do 6.0). Por meio do app Mais Barato PROTESTE, também é possível comparar preços, já que ele te mostra o valor do produto procurado em outras lojas, enquanto você navega por uma loja específica.

E a ajuda da PROTESTE para você aproveitar ao máximo as oportunidades da Black Friday não param por aí. A associação também oferece testes comparativos, que mostram a comparação entre produtos e serviços para ajudar consumidores a fazerem sempre as melhores escolhas. Produtos como eletrodomésticos e alimentos e serviços como banda larga e TV por assinatura são algumas das opções disponíveis nos testes comparativos. 

 Apesar dos resultados dos testes serem disponibilizados para associados, nós abrimos alguns comparadores para ajudar todos os consumidores no período das grandes promoções.

Aproveite as opções disponíveis para comprar de maneira certa e segura.

Banner

Existe um melhor horário para comprar na Black Friday?

Por mais que muitos comerciantes aproveitam o gancho da Black Friday para oferecer condições especiais por vários dias, o foco das promoções está mesmo na sexta-feira. Então, provavelmente é no dia 25 de novembro que você vai encontrar as melhores promoções de 2022. Mas, assim como você, muita gente vai estar em busca de preços baixos, por isso o caminho é fugir dos horários de pico para fazer suas compras.

Historicamente, a virada de quinta para sexta-feira (entre às 23h e 1h), o horário do almoço de sexta (entre 11h e 14h) e a noite de sexta-feira (depois das 18h) são os horários de maior movimento, exatamente porque são os períodos em que as pessoas têm mais disponibilidade para comprar. Por isso, se possível, fuja desses horários e vá às compras — mesmo que seja pelo seu computador ou celular — em períodos mais alternativos.

Como escolher as melhores lojas para comprar na Black Friday?

Quando se fala em comércio, especialmente o eletrônico, a segurança precisa ser um critério cuidadosamente observado antes de você fazer suas compras. Por isso, procure sempre optar por lojas e sites conhecidos e de confiança, para tornar o processo de compra o mais seguro e tranquilo possível.

Uma dica importante nesse sentido é consultar o site Reclame da Proteste. Lá, você pode encontrar uma lista de reclamações públicas que outras pessoas já fizeram sobre uma determinada empresa. Um bom jeito de saber se uma determinada opção é boa ou não é e de conferir o que as pessoas que já compraram têm a dizer, não é mesmo?

Quais cuidados são necessários ao comprar durante a Black Friday?

O preço está bom, mas você não tem certeza se deve comprar? Essa insegurança pode ser um sinal de alerta. Confira abaixo alguns cuidados necessários para evitar dor de cabeça na Black Friday.

Desconfie de preços atrativos demais

Quando a esmola é muita, o santo desconfia. Se a promoção parece inacreditável é sinal de que você deve mesmo duvidar dela. Avaliar a reputação da loja e comparar o preço em outros sites são medidas fundamentais para você não cair em golpes nesse sentido.

Confira condições de garantia e troca

Outra recomendação válida para a Black Friday é procurar as condições de garantia e troca na loja da qual você pretende adquirir produtos. É essencial conhecer quais são os seus direitos em caso de problemas ou insatisfação com o item adquirido.

Dica: Ressarcimento de dinheiro: quando posso solicitar?

Não clique em links e nem forneça dados para quem você não conhece

Existe um golpe muito comum na internet chamado phishing. Por meio dele, golpistas encontram meios de obter dados sensíveis ou até mesmo dinheiro de clientes desavisados. Geralmente, isso é feito por meio de e-mails, SMS, mensagens nas redes sociais e até mesmo ligações. 

Na dúvida, nunca clique em links enviados por pessoas desconhecidas ou forneça seus dados para entrar em contato com você. Caso receba algum contato nesse sentido, fale com a loja em questão e informe o ocorrido.

Veja nossos vídeo com mais dicas para evitar golpes online:

Você conhece seus direitos como consumidor?

Você precisa conhecer seus direitos como consumidor o ano inteiro, mas a Black Friday é um momento propício para relembrar quais são eles. Veja os principais:

Produtos que não chegam no prazo

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) considera o atraso na entrega de um produto como um descumprimento da oferta. Neste caso, o consumidor tem direito a exigir uma dessas três opções: o cumprimento forçado da entrega, outro produto equivalente ou a desistência da compra, com restituição do valor total pago.

Cancelamento de compras

O CDC garante também o direito de se arrepender de compras em até 7 dias após a aquisição do produto ou a contratação do serviço, desde que ela não tenha sido feita no estabelecimento comercial. Para isso, basta solicitar o cancelamento à empresa, que deve fazer a devolução imediata de todo o valor pago, inclusive o frete.

Guia direitos do consumidor

Contato com a empresa

Pode parecer óbvio, mas muita gente não sabe que entrar em contato com a empresa da qual adquiriu um produto ou serviço é um direito do consumidor. Por isso, antes de fazer uma compra online certifique-se que o site contém informações como razão social, endereço da sede, telefone para contato, email ou formulário de contato. Vale destacar que esses dados devem estar expostos de forma clara ao consumidor.

Veja nosso vídeo com mais informações sobre seus direitos como consumidor:

Dica: CDC: conheça as principais reclamações do consumidor

Saiba como a PROTESTE pode ajudar você

Agora que você já sabe como encontrar as melhores promoções e quais cuidados você deve tomar para não cair em golpes, é só aproveitar o melhor da Black Friday 2022. Conte com os serviços da PROTESTE para garantir os seus direitos como consumidor e acertar nas suas escolhas na hora das compras!

Continue no SeuDireito para acompanhar as novidades sobre os direitos do consumidor. Visite os blogs MinhaSaúde e ConectaJá para saber tudo sobre saúde e bem-estar e tecnologia, respectivamente.

Envie sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço para o canal Reclame e obtenha uma resposta na própria plataforma. Nós encaminhamos a sua mensagem para a empresa, em busca de uma solução para o seu problema. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

Conheça os testes comparativos da PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina. Veja as avaliações dos principais produtos disponíveis no mercado. As análises são realizadas por nossos especialistas e levam em consideração características importantes para o consumidor. Elas indicam a melhor opção de acordo com o custo-benefício.