INSS: como será o funcionamento das agências após o feriado de Finados?
Os segurados podem enviar um atestado médico pela internet, diretamente na agenda do segurado
Nesta sexta-feira (3), as agências da Previdência Social retomarão suas atividades após o feriado de Finados, operando em horários que variam de acordo com a região e a unidade, compreendendo das 7h às 17h ou das 8h às 17h. Para os segurados que tinham consultas médicas periciais agendadas, mas não puderam ser atendidos devido à falta de peritos, existe a opção de solicitar o benefício por meio do serviço Atestmed. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Nesse processo, os segurados podem enviar um atestado médico pela internet, diretamente na agenda do segurado, e o atendimento será conduzido por servidores do INSS. Eles se encarregam de encaminhar toda a documentação necessária ao segurado.
Outra alternativa é solicitar o auxílio-doença por meio do Meu INSS, o que requer que o segurado apresente o atestado, laudos médicos e exames recentes, documentos que devem estar em posse do segurado caso tenham uma perícia agendada para essa sexta-feira (3).
O atestado médico precisa conter informações específicas, incluindo:
- o nome completo do segurado;
- a data de emissão;
- um diagnóstico detalhado ou o código da CID (Classificação Internacional de Doenças);
- a assinatura do profissional de saúde;
- a identificação do médico com nome e registro no conselho de classe ou Ministério da Saúde;
- a data de início do repouso ou afastamento das atividades habituais;
- e uma estimativa de prazo para a recuperação.
O servidor da agência fará uma cópia dos documentos e registrará o pedido de auxílio-doença por meio do aplicativo ou site Meu INSS, evitando a necessidade de agendar uma perícia médica, e o segurado receberá um protocolo de atendimento.
Após a análise documental, a previsão é que o auxílio seja concedido em até 15 dias, podendo haver uma marcação de perícia se necessário. Em situações de auxílio relacionado a acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais, o agendamento do exame médico também será providenciado.
A decisão dos peritos de estender o feriado de Finados se deveu à alegação de que o governo não cumpriu as regras que garantem a previsão do número de atendimentos na agenda com sete dias de antecedência.