Imposto de Renda 2024: quem pode ser incluído como dependente?

Imposto de Renda 2024: quem pode ser incluído como dependente?

Saiba quem pode ser incluído como dependente na declaração de IRPF e evite erros no processo fiscal

No processo de declaração do Imposto de Renda, é importante entender quem pode ser incluído como dependente. Segundo as diretrizes da Receita Federal, existem várias categorias de dependentes que podem ser consideradas na declaração de outra pessoa.

Cônjuge ou companheiro que convive com o contribuinte há mais de 5 anos ou com quem tenha filho podem ser incluídos como dependentes.

Filhos ou enteados até 21 anos, ou até 24 anos se estiverem cursando o ensino superior ou escola técnica de segundo grau, também podem ser incluídos. Além disso, pessoas de qualquer idade com incapacidade física ou mental para o trabalho podem ser dependentes.

Irmãos, netos ou bisnetos que estejam sob guarda judicial do contribuinte podem ser incluídos, seguindo as mesmas normas de idade mencionadas anteriormente. Pais, avós e bisavós podem ser considerados dependentes se tiverem recebido rendimentos até o limite de isenção, independentemente da idade.

Menores pobres até 21 anos sob guarda judicial do contribuinte e tutelados ou curatelados também podem ser incluídos como dependentes na declaração do Imposto de Renda. É importante compreender essas categorias para garantir uma declaração precisa e em conformidade com a legislação fiscal vigente.

Para ler a matéria completa, acesse o link.