Imposto de Renda 2024: qual é o jeito certo de declarar?

Imposto de Renda 2024: qual é o jeito certo de declarar?

Saiba como realizar sua declaração de forma eficiente e evitar multas

Para declarar o Imposto de Renda, há várias opções: pelo programa do sistema, pela internet ou pelo app da Receita Federal, disponível para Android e iOS.

No entanto, as declarações online e pelo aplicativo têm algumas limitações, sendo mais completo e recomendado o uso do programa baixado no computador.

O processo de declaração segue alguns passos simples: Primeiro, você inicia uma nova declaração ou atualiza uma existente. Depois, preenche os campos com seus dados e informações financeiras, seguindo as instruções do sistema.

Após o preenchimento, revise a declaração e escolha entre os descontos legais ou o desconto simplificado. Verifique se há direito a restituição ou se é necessário pagar mais imposto. Em seguida, envie a declaração e verifique se há pendências a serem corrigidas.

Para fazer a declaração, tenha à disposição seus dados pessoais e comprovantes de rendimentos, como informes de rendimentos do empregador, extratos bancários e comprovantes de despesas médicas e educacionais.

Não é necessário anexar os documentos, mas é essencial que todas as informações sejam verídicas e corretas, e que os comprovantes sejam guardados por cinco anos.

Para ler a matéria completa, acesse o link.