Dinheiro esquecido: como consultar seus valores a receber?

Dinheiro esquecido: como consultar seus valores a receber?

Saiba como identificar dinheiro esquecido em instituições financeiras através do serviço oferecido

Consultar os Valores a Receber é um procedimento fundamental para identificar fundos esquecidos ou inesperados em instituições financeiras, e o Banco Central do Brasil oferece um serviço simplificado para essa finalidade.

Antes de iniciar o processo de consulta, é necessário reunir os documentos apropriados, como CPF e data de nascimento para pessoa física ou falecida, ou CNPJ e data de abertura da empresa para pessoa jurídica.

Uma vez que essas informações estejam disponíveis, o acesso ao serviço é feito através do site oficial, valoresareceber.bcb.gov.br, onde é possível iniciar a consulta no Sistema Valores a Receber (SVR).

Antes de iniciar a consulta, é importante ter os documentos adequados à mão. Se a consulta for para uma pessoa física ou falecida, será necessário o CPF e a data de nascimento. No caso de pessoa jurídica, será necessário o CNPJ e a data de abertura da empresa.

Uma vez que tenha os documentos em mãos, dirija-se ao site oficial do serviço, que é valoresareceber.bcb.gov.br. Lá, você encontrará o botão “Acessar o SVR”. Clique nele para iniciar o processo de consulta.

Após acessar o SVR, será solicitado que insira suas informações pessoais. Caso existam valores a receber associados aos seus dados, o sistema irá mostrá-los. Neste ponto, você também deverá escolher uma chave PIX para receber o pagamento, e é importante anotar o número do protocolo fornecido para referência futura.

Após a consulta e a identificação dos valores a receber, o pagamento será processado. O prazo para o recebimento é de até 12 dias úteis a partir da data da consulta. É importante estar ciente deste prazo ao realizar a consulta.

Se a consulta for para valores relacionados a pessoas falecidas, apenas o herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal terão acesso aos dados. Nesse caso, é necessário acessar a seção específica designada para ‘Valores a receber de pessoa falecida’, aceitar o Termo e fornecer os dados do falecido. Posteriormente, será necessário entrar em contato com a instituição financeira para apresentar a documentação necessária e receber os valores correspondentes.

Para ler a matéria completa, acesse este link.