Imposto de Renda 2024: como proprietário e inquilinos devem declarar pagamentos?
Os locadores devem informar os pagamentos dos encargos do imóvel, como condomínio e IPTU
Os proprietários de imóveis alugados devem declarar os pagamentos de aluguel no Imposto de Renda 2024, sob risco de serem fiscalizados pela Receita Federal. A isenção é válida para quem recebeu até R$ 1.903,98 mensalmente em 2023, mas a alíquota pode chegar a 27,5% para valores acima de R$ 4.664,68.
Para pessoas físicas, os rendimentos de aluguéis são tributáveis e devem ser declarados para o recolhimento do imposto devido. A omissão pode resultar em malha fina, segundo Samir Nehme, do CRCRJ.
Para empresas, é necessário solicitar os informes de rendimentos aos locatários e lançar os valores na ficha de “Rendimentos Tributados de Pessoas Jurídicas”.
Os locadores devem informar os pagamentos dos encargos do imóvel, como condomínio e IPTU, que podem ser abatidos do valor bruto do aluguel tributável.
Já para os inquilinos, é obrigatório mencionar os pagamentos na declaração do Imposto de Renda, mas o valor não é dedutível sobre a base de cálculo. É necessário informar o nome do locador, seu CPF e o valor total pago no ano calendário. As informações são do UOL.