Dia do Cliente: 4 dicas para evitar fraudes durante as compras
Sempre avalie a segurança do site de compras e comentários dos consumidores; veja outras dicas
A melhor maneira de aproveitar o Dia do Cliente e evitar problemas futuros é ficar longe de golpes e fraudes. A seguir, confira algumas dicas para não cair em golpes e fazer as compras com segurança.
- Fique de olho na reputação da loja e leia os comentários de consumidores
Quando for realizar uma compra é sempre importante que você avalie a reputação da loja. Ela é conhecida? No caso de lojas online, ela também possui uma loja física? Quais são os comentários de outros compradores? Há relatos de consumidores satisfeitos com a compra? Estas perguntas podem evitar um potencial golpe.
Sites como o portal Reclame, desenvolvido pelo grupo Euroconsumer, também podem ajudar na procura. Muitos comentários negativos e avaliações baixas são um alerta e devem ser considerados na hora da compra.
- Verifique se o site é seguro
É muito importante que você confira o domínio do e-commerce antes de finalizar uma compra. Caso haja erros de português básico e a ausência de um cadeado ao lado da URL, é melhor não confiar no site. Os selos de segurança aparecem no rodapé da página e também contribuem para a confiabilidade da loja. Se você perceber algo estranho, é importante repensar e pesquisar mais sobre a loja.
- Desconfie de preços muito baixos e ofertas
Muitos golpes são bem sucedidos porque oferecem preços baratos, ofertas imperdíveis e descontos muito grandes. Mas, o barato pode sair caro quando o consumidor efetua o pagamento e não recebe o produto, recebe com defeito ou com qualidade muito inferior.
- Não forneça informações pessoais e financeiras em sites suspeitos
Caso você perceba que um site é suspeito, não forneça informações sensíveis como CPF, número do RG, endereço, telefone ou número de cartões de crédito e dados bancários.
A PROTESTE preparou uma reportagem completa com mais dicas de segurança na hora das compras. Leia a matéria completa aqui.