Aeroporto de Congonhas terá melhorias para aliviar o tráfego; veja detalhes

Aeroporto de Congonhas terá melhorias para aliviar o tráfego; veja detalhes

A Aena planeja criar novas áreas de embarque e desembarque para usuários de carros de aplicativo

As obras viárias destinadas a diminuir o impacto para os motoristas que chegam de carro ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, estão programadas para iniciar no segundo semestre de 2024. A informação foi fornecida por Santiago Yus, diretor-presidente da Aena, durante uma coletiva de imprensa no aeroporto. As informações são do jornal Folha de S. Paulo

A Aena planeja criar novas áreas de embarque e desembarque para usuários de carros de aplicativo, que atualmente representam 60% do tráfego nas imediações do aeroporto. Apesar de ainda não apresentar um projeto detalhado, esse será revelado até o final do ano à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), contendo as modificações na infraestrutura interna e externa do aeroporto.

A empresa diz que está em negociações com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para efetuar alterações viárias no entorno. O diretor-presidente afirmou que novos acessos serão criados desde a avenida Washington Luís e também para o fluxo de embarque e desembarque. Essas mudanças no acesso viário são consideradas de curto prazo, com previsão de conclusão em 2026. 

Atualmente, o acesso de carros de aplicativo no piso inferior do aeroporto é confuso e carente de orientação tanto para o trânsito quanto para os passageiros.

A CET mencionou uma fiscalização intensificada na área do aeroporto, com autuações principalmente por estacionamento ou parada em locais proibidos, além de destacar a presença de sinalização viária para embarque e desembarque.