Moto: o capacete certo para sua segurança

Moto: o capacete certo para sua segurança

Anote as dicas para comprar um modelo seguro e confortável para o seu perfil

A vida em duas rodas exige atenção. Na edição 219, a Revista PROTESTE trouxe uma avaliação sobre o mercado de seguro moto. A princípio, as empresas do ramo não apresentam tantas ofertas ofertas para um mercado que, em 2020, respondeu por 79% dos acidentes no trânsito – de acordo com o Relatório Anual da Seguradora Líder, administradora do seguro obrigatório Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). Ainda de acordo com o relatório, são 26,5 milhões de moto no Brasil. No teste, foram analisadas seis seguradoras, para quatro perfis com variados modelos de moto e tipos de condutor, em cinco cidades diferentes, num total de 89 cotações. O teste conclui que há bons serviços, mas é preciso pesquisar, porque a variação de preços é grande – os resultados podem ser conferidos na íntergra na revista. Enfim, é importante para o motociclista investir em proteção, e, além do seguro moto, o capacete é um item obrigatório de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Mas como escolher o capacete certo?

Na hora de escolher

Mais importante do que ter design moderno e um bom visual, ele precisa ser seguro e confortável. E, se o capacete sofrer uma pancada forte, saiba que deve trocá-lo, porque pode haver uma compressão interna, mesmo que tudo pareça normal, sem danos aparentes. Por isso, também não recomendamos a compra de capacetes usados. A seguir, anote algumas dicas para você adquirir um equipamento que melhor se encaixe em seu perfil.

  • Tamanho – Para oferecer conforto e segurança, o capacete deve, obrigatoriamente, se ajustar bem à cabeça. Um jeito de descobrir seu tamanho é passar uma fita métrica em volta da cabeça, na altura da testa. Por exemplo, se a circunferência for de 58 cm, seu número de capacete será 58. Experimente pelo menos dois tamanhos para encontrar o ideal. A parte posterior deve ficar bem junta ao pescoço e a dianteira, à testa. E, antes de comprar um modelo pela internet, vá a uma loja e verifique se o tamanho indicado se ajusta à sua cabeça.
  • Forro – Deve ser confortável, absorver bem o suor e ter uma boa capacidade de respiração. Prefira ainda os capacetes com forros removíveis, porque eles facilitam a limpeza.
  • Viseira – Prefira aquelas feitas com um plástico mais grosso e tratamento antirrisco, porque duram muito mais. Além disso, verifique se é possível substituí-la. Isso ajuda a mantê-la sempre em perfeitas condições, sem rachaduras ou arranhões que atrapalhem a visão.
  • Ventilação – O sistema de ventilação é importante para manter o capacete arejado e para evitar que a viseira embace. Além disso,esse sistema é a principal causa de ruídos no capacete. Quanto mais aerodinâmicos (com formas arredondadas) forem, menor será o ruído.
  • Óculos – É importante notar se o capacete permite utilizar confortavelmente seus óculos de sol ou de grau.

A PROTESTE

A PROTESTE existe para defender os direitos do consumidor e auxiliá-lo nas melhores decisões de compra. Os testes comparativos fornecem informações a respeito de produtos e serviços oferecidos no mercado.

Fique por dentro, informe-se e acesse o nosso blog. Buscamos sempre através de nossa rede atualizá-los, também, sobre saúde, segurança, tecnologia, consumo e seus direitos.