3 dicas para diminuir os gastos com a manutenção da casa
IPTU, aluguel e obras podem ser gastos controlados e planejados
Mesmo sendo um sonho de grande parte da população, às vezes ter uma casa própria pode trazer várias despesas fixas e manutenções que conseguem gerar dores de cabeça no cotidiano dos moradores. Por isso, é importante adotar práticas que irão ajudar a diminuir os gastos ao longo do tempo.
Colocar todos os gastos como as inspeções regulares, que envolvem a pressão das torneiras e cuidados com eletrodomésticos, contas de água, IPTU, parcelas de financiamento e aluguel na ponta do lápis, pode ajudar a ter uma ideia geral dos gastos e você não será pego de surpresa na hora de pagá-los.
Usar mão de obra qualificada, prevenir e planejar as mudanças é importante, já que muitas vezes algumas obras podem esperar e dar lugar às que importam mais e irão te custar menos.
Pesquise na internet e entre seus amigos quais profissionais ou materiais são mais eficientes e têm um custo benefício maior antes de comprar algo para a sua casa. Muitas vezes o mais barato pode acabar saindo caro com o tempo.
Segundo o economista e advogado Alessandro Azzoni, conselheiro deliberativo da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), para a revista Casa e Jardim, algumas medidas econômicas podem ser tomadas no dia a dia como:
- Substituir suas lâmpadas comuns pelas de LED, que são mais resistentes e gastam até 80% menos energia, irá reduzir o consumo e o gasto com luz no fim do mês.
- Apostar em ambientes com iluminação natural e ventilação também auxiliam nessa missão. A sócia e presidente do Conselho da BRZ Empreendimentos, Eduarda Tolentino, diz que “para isso, vale a pena pintar as paredes de cores claras e apostar em novas janelas ou claraboias”.
- Por fim, aposte em seguros para a sua residência, que podem incluir serviços gerais para a casa como chaveiro 24H, eletricista e encanador, facilitando na resolução desses problemas.