Semáforos Inteligentes: conheça a nova tecnologia instalada em São Paulo
Atualmente, 35 desses semáforos estão em operação e fase de adaptação
A Prefeitura de São Paulo iniciou a instalação de “semáforos inteligentes” visando aliviar o tráfego. Atualmente, 35 desses semáforos estão em operação e fase de adaptação, sendo os primeiros implantados na Zona Oeste. Além disso, 43 estão em fase de implantação e ajustes, e 104 estão em obras. As informações são do portal G1.
Esses semáforos se ajustam automaticamente com base na demanda, regulando o tempo de verde e vermelho de acordo com o tráfego.
O funcionamento dos “semáforos inteligentes” baseia-se em câmeras instaladas em cruzamentos que monitoram o tráfego e, em tempo real, convertem as imagens em dados. Utilizando algoritmos, o sistema adapta o tempo de abertura dos semáforos, priorizando a via com mais veículos para otimizar o fluxo de tráfego.
O ciclo dos semáforos de uma área é determinado pelo cruzamento mais congestionado, e os ajustes são replicados aos demais. O tempo de travessia para pedestres permanece fixo para garantir sua segurança e a tecnologia também substitui as fitas magnéticas por “laços virtuais” para medir o espaçamento entre veículos e a saturação da via, e a operação é monitorada em tempo real pela CET.
O gerente de iluminação da SP Regula, Mauricio Nastari, destacou para o portal G1 que, embora já se perceba alguma melhora no trânsito, a eficácia do sistema dependerá de uma implantação mais ampla. A transformação ocorrerá em 2.586 cruzamentos nos próximos três anos, com a expectativa de melhorar o fluxo de veículos em até 20%.
Além disso, o sistema permitirá a “onda verde” em vias de sentido único, desde que as condições de tráfego sejam propícias e uniformes em relação aos fluxos de pedestres e uso do solo, beneficiando o fluxo de trânsito ao longo dos cruzamentos.