Quer resolver problemas de consumo? Conheça o RECLAME

Quer resolver problemas de consumo? Conheça o RECLAME

O Serviço de Defesa do Consumidor da PROTESTE contribui para a resolução amigável de grande parte dos problemas de consumo; veja como funciona o RECLAME.

Um produto não entregue no prazo ou enviado em desacordo com a compra; um serviço que não cumpre com o contratado (caso, por exemplo, de operadoras de telefonia e internet) e cobranças indevidas são apenas alguns exemplos de problemas recorrentes enfrentados pelos consumidores brasileiros diariamente. E você: está com alguma dificuldade relacionada a consumo

Uma alternativa para resolver a questão, sem a necessidade de partir para a esfera judicial, é recorrer ao RECLAME, canal online de reclamações da PROTESTE. A plataforma é destinada a qualquer consumidor que esteja com problemas de consumo.

“Todos os consumidores podem enviar reclamações para as empresas, por meio do nosso canal RECLAME. Os associados da PROTESTE contam ainda com a ajuda dos nossos especialistas em defesa do consumidor, que podem orientar e intervir junto às empresas, buscando a melhor solução para o problema”, explica a especialista Clara Matos. 

O serviço, lançado pela PROTESTE em novembro de 2015, já recebeu mais de 85 mil reclamações de consumidores, segundo dados de junho de 2020.

Saiba como o RECLAME funciona

Para utilizar o serviço, basta fazer login no site da PROTESTE, acessar o RECLAME e buscar pela empresa desejada. Ao localizá-la, o consumidor deve selecioná-la e clicar em COMEÇAR.

Caso a empresa não seja localizada, é possível cadastrá-la, informando os dados de contato, como nome e e-mail. Depois disso, vale seguir o passo a passo:

  • preencha seus dados de identificação, descreva a reclamação e a solução desejada. Além disso, anexe documentos comprobatórios e escolha se quer que a reclamação seja pública ou privada. O envio de documentos é opcional, mas quanto mais comprovantes forem enviados, maior a chance de resolução;
  • depois do preenchimento, envie para a empresa que está sendo reclamada;
  • caso não obtenha resposta ou o retorno não seja satisfatório, é possível pedir a ajuda dos especialistas da PROTESTE, para aumentar as chances de solução do caso. No entanto, vale destacar que o auxílio dos especialistas é exclusivo aos associados;
  • para solicitar a ajuda dos especialistas, é preciso ir até a página “Minhas Reclamações”, abrir a reclamação desejada e clicar em “Obtenha ajuda de nossos especialistas;
  • depois, basta aguardar o retorno de um dos especialistas, que irá analisar o seu caso, orientar quanto aos seus direitos e poderá intervir, ou seja, enviar uma notificação extrajudicial para a empresa. 

“O objetivo do canal é resolver problemas de consumo de forma amigável, ou seja, evitar que os casos sejam judicializados, o que é bom para os consumidores – que poderão ter seus casos resolvidos mais rápida e facilmente – e para as empresas – que evitam ser acionadas judicialmente”, frisa Clara.

Teve problema com cancelamento de serviço?

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