Páscoa: preço do chocolate e do bacalhau caiu? Veja estudo
A pesquisa foi feita pela XP
De acordo com a XP, os consumidores estão esperando um aumento de até 3,63% nos chocolates em barra e bombons, uma queda significativa em relação ao aumento de 10,7% registrado no ano passado.
Essa variação específica dos produtos é inferior ao IPCA acumulado em 12 meses até fevereiro, que atingiu 4,50%, conforme dados do IBGE.
Por outro lado, o Procon-SP divulgou que o preço médio do quilo dos ovos de chocolate na cidade de São Paulo teve uma queda média de -15,52% entre março de 2023 e fevereiro de 2024, segundo o IPC-Fipe.
Para encontrar preços mais acessíveis, o Procon-SP sugere que os consumidores comparem os preços praticados por diferentes estabelecimentos, inclusive online, considerando a relação entre qualidade, peso e preço dos itens desejados. É importante também considerar o custo do frete, especialmente em lojas virtuais.
No que diz respeito aos ingredientes para o almoço de Páscoa, como o bacalhau, os preços se mantiveram praticamente estáveis em relação ao ano anterior, enquanto os pescados em geral registraram um aumento de 2,68%. As informações são do InfoMoney.