Por que o tempo e o preço do frete mudam conforme a cidade?
Já desistiu de alguma compra por causa do valor alto do frete ou do tempo de entrega muito longo? Saiba como é feito esse cálculo e veja como economizar com o envio.
Se você costuma fazer muitas compras pela internet, deve saber que o frete é um dos pontos mais importantes na hora de bater o martelo e fazer a sua encomenda. Afinal, dependendo do produto e de onde você mora, o valor do frete e o tempo de espera podem não compensar e o consumidor acaba desistindo da compra. Mas por que isso acontece? Será que é possível lidar com essas flutuações e aproveitar os benefícios do e-commerce? Saiba mais sobre esse assunto!
Índice:
Como o frete afeta a experiência do consumidor?
Nos últimos anos, as compras online ganharam um fôlego jamais visto, revolucionando o mercado do e-commerce. Isso porque elas trazem o benefício da comodidade, podendo escolher os produtos em poucos minutos na palma da mão e recebendo-os em casa.
Entretanto, para quem mora em algumas regiões do Brasil, esse processo pode não ser tão simples – ou tão benéfico. Se o prazo de entrega é grande ou o preço do frete é muito alto, o consumidor pode até mesmo não levar o produto. De acordo com pesquisas realizadas pela State of Search Brasil, 75% dos brasileiros desistem da compra por conta do valor do frete.
O frete pode ser feito por empresas e transportadoras terceirizadas ou por meio dos Correios, a depender da loja. Isso também impacta no valor do serviço e afeta de forma considerável a experiência do consumidor.
Estudos realizados pela Revista PROTESTE analisaram as possibilidades de frete em 20 cidades, com 756 simulações de entrega entre os 13 maiores varejistas do Brasil, incluindo grandes empresas como Amazon, Magazine Luiza e Submarino. Aplicando variáveis como valor do produto e distância, foi possível perceber uma diferença de 341% entre o frete mais barato para produtos acima de R$3.500,00, em São Paulo (SP), e o mais caro, encontrado em Marabá (PA).
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A PROTESTE também analisou que a região Norte é a que mais sofre não só com o tempo de entrega, que varia de 10 a 18 dias, como também com os valores altos do serviço. As Regiões Nordeste e Centro-Oeste também sofrem com a demora e o preço do frete. Já nas regiões Sul e Sudeste, os valores e o tempo de entrega são bem menores.
Outro fator que impacta no frete é a diferença entre interior e regiões metropolitanas. No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, o frete é relativamente mais barato e rápido em relação a outras regiões do país, mas essa característica não vale para cidades interioranas como Campos dos Goytacazes, no qual a diferença do preço do frete comparado com a capital fluminense pode chegar a 40%.
Isso tudo faz com que muitos brasileiros se sintam prejudicados quando o assunto é comprar pela internet, e a comodidade prometida dá lugar à dor de cabeça. O frete é fundamental na experiência do consumidor!
Por que o tempo de entrega varia entre as cidades?
O tempo de entrega possui muitas variáveis que podem torná-lo maior ou menor. A logística necessária para o transporte terrestre muitas vezes é complicada, já que sofre com vários fatores, que vão das más condições de estradas e rodovias, muitas vezes precárias e de difícil acesso em algumas regiões, bem como a manutenção falha de veículos, pedágios, roubos de carga etc.
Isso tudo é calculado na hora de planejar o tempo de entrega, além da distância entre o local e a distribuidora. Por isso, é muito comum que cidades longe da região metropolitana e das grandes metrópoles acabem sofrendo com maior tempo de entrega nas compras online.
Muitas empresas oferecem ao consumidor opções para driblar essa situação, oferecendo modalidades de entrega expressa e com transportadoras terceirizadas particulares para melhorar a experiência do consumidor. Observe essas alternativas antes de efetuar a compra.
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Por que o preço do frete varia entre as cidades?
Assim como o tempo de entrega, o preço do frete também é influenciado por alguns fatores. Dentro desse cálculo, entram algumas variáveis: dimensões e peso do objeto transportado, taxas e impostos pagos, modelo do veículo utilizado para entrega, preço do combustível, tempo do percurso, acessibilidade do local (se há dificuldade de acesso ou estradas prejudicadas, por exemplo), cálculo de risco e preço do seguro. Além disso, é calculado o lucro da loja, para, assim, ser definido o valor do frete do produto.
A lei da oferta e demanda também pode influenciar no preço final do frete: em épocas de alta procura, como Natal, Black Friday e Dia das Mães, o valor a ser pago para receber seu item em casa pode ficar mais caro. Custos extras da transportadora também são considerados no cálculo.
A dica para quem mora em locais mais distantes e regiões em que o frete é mais caro é garimpar opções de frete gratuito ou mais barato. Isso pode ser feito através de clubes de fidelidade, assinaturas, entre outros. Algumas lojas virtuais também oferecem frete grátis a partir de determinado valor. Por isso, se o produto escolhido não atingir o valor mínimo, espere para fazer a compra de outros itens junto, caso seja possível.
Como os consumidores podem lidar com as variações de tempo e preço do frete?
As compras online são uma opção que busca facilitar a vida do consumidor – e não o contrário. Por isso, é possível buscar alternativas para lidar com as variações do preço do frete e também do tempo de entrega, para não abrir mão da comodidade de receber a encomenda na sua casa.
A primeira dica é fazer uma pesquisa em várias lojas antes de bater o martelo. Muitas vezes, o preço do frete não compensa a promoção ofertada pelo e-commerce, por exemplo. Se houver programas de frete grátis, dê preferência a lojas que garantam essa opção, principalmente com valores pequenos.
Com relação aos prazos, é possível avaliar modalidades diferentes de entrega. Também dá para acompanhar o status do pedido, o que pode evitar muitos problemas com relação ao envio.
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O que fazer em caso de problemas com o frete?
Problemas com o frete podem surgir em qualquer localidade. Por isso, é importante saber o que fazer caso isso aconteça. O primeiro passo é sempre escolher lojas confiáveis e com credibilidade ou que você costuma comprar com regularidade. Também é possível verificar opiniões sobre o e-commerce na internet, em portais como o canal Reclame, por exemplo.
Guarde o código de rastreio da sua encomenda e acompanhe o status de perto. Caso haja atraso ou problemas como extravio da mercadoria, comunique imediatamente ao SAC, que deverá solucionar o seu problema ou oferecer alternativas para isso – como a devolução do dinheiro ou o reenvio do objeto.
PROTESTE: facilitando a vida do consumidor
Saber como lidar da melhor maneira com o valor e o tempo do frete é um dos exemplos de como alguns fatores podem impactar a experiência do consumidor. A PROTESTE está há 21 anos no Brasil atuando como uma associação sem fins lucrativos que busca as melhores soluções para o consumidor, ajudando-o e informando-o na busca de seus direitos e melhores escolhas de compra.
Por meio do nosso canal do Telegram e App da PROTESTE, você pode ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre tecnologia, bem-estar, saúde, atualidades, economia, direito do consumidor e muito mais! Tudo para te deixar informado sobre os assuntos mais importantes do dia a dia.
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