Domingão Tarifa Zero: Veja como irá funcionar a gratuidade do transporte público nesse dia
A gratuidade, das 0h às 23h59, será aplicada nas 1.175 linhas de ônibus que atendem a cidade nesse dia
A partir do dia 17, os passageiros do transporte público municipal de São Paulo não pagarão passagem nos ônibus aos domingos, Natal, Ano Novo e aniversário da cidade. A medida, denominada Domingão Tarifa Zero, foi anunciada pelo prefeito Ricardo Nunes e visa proporcionar bem-estar e estimular a atividade econômica aos domingos.
A gratuidade, das 0h às 23h59, será aplicada nas 1.175 linhas de ônibus que atendem a cidade nesse dia, beneficiando cerca de 2,2 milhões de passageiros sem prazo de validade. Apesar da perda anual de R$ 283 milhões em arrecadação, a Prefeitura espera que a iniciativa contribua para a economia.
A dinâmica operacional será mantida, com acesso pela porta da frente e passagem pela catraca. Ao contrário de casos anteriores, a catraca permanecerá utilizável, sendo liberada ao encostar o bilhete no validador. O prefeito justifica essa abordagem para permitir um acompanhamento preciso do número de passageiros e ajustes necessários.
A medida, inspirada em ações similares no Enem, busca contrabalançar a redução de passageiros no transporte público municipal, que caiu de 9 milhões para 7 milhões diários entre 2019 e 2023.
Apesar de Tarcísio de Freitas, governador do estado, se opor ao modelo de tarifa zero, a Prefeitura de São Paulo segue adiante com a iniciativa, que se une a municípios como São Caetano do Sul, Vargem Grande Paulista e Pirapora do Bom Jesus que já adotaram a gratuidade em ônibus municipais. As informações são do Estadão.