Brasil é o 3° país que mais fatura no mercado pet; veja pesquisa
Levantamento mostra que 56% dos lares brasileiros possuem pelo menos um cão ou gato
De acordo com um levantamento realizado pela Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o mercado pet em todo o mundo teve uma alta notável, registrando um aumento de 3,2% em 2022 em comparação ao ano anterior.
O Brasil, posicionando-se como o terceiro país com maior faturamento no setor, contribuiu com 4,95% do mercado global, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, com 43,7%, e da China, com 8,7%.
O levantamento também mostra que 56% dos lares brasileiros possuem pelo menos um cão ou gato e que 30% desses animais foram adquiridos durante a pandemia de COVID-19.
De acordo com o site Sou Agro, a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA) dos EUA, estima que cerca de 1 a cada 5 lares adotaram um cão ou gato durante esse período. A Circana, nos Estados Unidos, registrou um aumento de 16%, em 2022, referente ao aumento da procura e faturamento por produtos para pets.
O cenário de restrição à circulação imposto pela pandemia resultou em uma mudança no comportamento de compra online. A participação das categorias de produtos para pets aumentou de 9% para 36,6% online e mesmo com a retomada das compras em lojas físicas, os consumidores continuaram a adquirir seus produtos pela internet.
Devido a inflação, os gastos realizados nessa categoria são muito semelhantes ao de outras, onde os itens essenciais são priorizados e outros deixados de lado. A demanda por objetos e adereços como coleiras, brinquedos, caminhas e itens de higiene teve uma redução, enquanto rações e petiscos permanecem estáveis.