Plano de saúde pet: o que você precisa avaliar?

Plano de saúde pet: o que você precisa avaliar?

Você sabia que seu animal pode ter um serviço de assistência médica? Descubra como escolher o melhor plano de saúde para pet.

O plano de saúde para pets está cada vez mais popular e, ao que tudo indica, a tendência é de crescimento. Afinal, os animais de estimação podem sofrer qualquer emergência e, na tentativa de socorrê-los sem a assistência necessária, é possível contrair uma dívida enorme.

Problemas com uma empresa? A PROTESTE pode te ajudar. Envie aqui sua reclamação!

Se você tem um grande amigo em casa, esse artigo é para você. Contamos tudo sobre plano de saúde pet, como escolher o serviço com melhor custo-benefício e o que considerar na hora de bater o martelo. Dá só uma olhada!

Mercado de plano de saúde pet

Nos últimos anos, o mercado pet cresceu consideravelmente. Com o aumento da expectativa de vida de cães e gatos para mais de 20 anos, é importante pensar em alternativas para priorizar a saúde, lazer e bem-estar dos animais de estimação.

Com o preço alto das consultas, exames e procedimentos veterinários, muitos tutores têm optado pelo plano de saúde pet, que é uma alternativa mais econômica e garante a tranquilidade em caso de emergências com os bichinhos de estimação.

Entretanto, com a falta de regulamentação específica para esse tipo de serviço, o que ocorre é a grande disparidade entre os contratos dos planos de saúde pet, o que exige dos tutores atenção redobrada na busca pelo melhor custo-benefício. Muitas vezes, essa escolha é bastante complexa, dada a falta de parâmetros.

A boa notícia é que já está em tramitação o Projeto de Lei 2.888/19, que dispõe sobre os planos privados de saúde animal. O objetivo do PL é justamente regulamentar as empresas prestadoras do serviço de plano de saúde para pet, em busca da paridade entre contratos e garantia dos serviços de assistência veterinária nas diversas opções oferecidas no mercado.

Dica: Seguro residencial: escolha requer cuidados

O que considerar ao contratar um plano de saúde pet?

É importante que, antes de contratar um plano de saúde para pet, você observe alguns fatores importantes que podem fazer toda a diferença em um momento de emergência. Confira alguns deles:

Cobertura

Uma boa cobertura é fundamental na hora de adquirir um serviço de assistência médica para seu pet. Alguns planos podem cobrir apenas consultas ambulatoriais ou apenas emergências. Observe bem as condições da franquia como a cobertura de exames laboratoriais e de imagem e internações.

Carência

Além da cobertura, a carência também é um ponto que merece atenção. Há opções de planos sem carência, no qual o consumidor possui a tranquilidade de levar seu melhor amigo ao médico desde o momento da adesão. Por outro lado, alguns contratos exigem um prazo até o primeiro uso do serviço.

Reembolso

Em alguns casos, é possível que você precise levar seu animalzinho a uma clínica ou consultório fora da rede credenciada do plano de saúde, como acontece em viagens, por exemplo. Confira se o plano fornece reembolso e quais são os limites para cada serviço. Essas informações devem estar descritas no contrato.

Limite de idade

Essa deve ser uma preocupação principalmente para quem já tem pets com idade avançada. Alguns serviços de plano de saúde pet possuem limite de idade e não aceitam animais mais velhos. Verifique esse critério antes de fechar o contrato para não ter nenhuma dor de cabeça.

Chega de ter dor de cabeça com consumo. Associado PROTESTE tem acesso ilimitado ao serviço de defesa do consumidor. Clique agora!

Exclusões e restrições

Se o seu pet possui alguma doença prévia, alguns planos podem não aceitá-lo ou restringir alguns serviços a ele. Por isso, é importante avaliar a lista de restrições de cada prestador de serviço.

Rede credenciada

É fundamental conferir a rede credenciada antes de aderir ao plano. Afinal, é importante ter locais de referência quando precisamos. Há médicos veterinários próximos a sua casa? Clínicas de emergência disponíveis? Os parceiros são confiáveis e bem recomendados? Tudo isso deve ser levado em conta.

Atendimento ao cliente

Você consegue ter acesso ao SAC da prestadora com facilidade? Essa é uma pergunta que precisa ser feita antes de fechar o contrato. Saiba quais são os canais de atendimento e busque referências na internet sobre a comunicação do plano de saúde pet com o cliente.

Valor da mensalidade

Considere os serviços oferecidos e analise o custo-benefício. Por exemplo, verifique se o plano de saúde pet oferece uma cobertura médica e tem rede credenciada correspondentes ao valor cobrado.

Dica: Seguro cobre desastres naturais? Conheça as regras

Como escolher o melhor plano de saúde pet?

Agora que você já sabe o que deve considerar ao avaliar um serviço de assistência médica para seu pet, é hora de escolher um plano de saúde para o seu amigo de todas as horas! Veja algumas dicas para tomar a melhor decisão:

Comparação de serviços

Pesquise qual plano de saúde atende melhor o seu pet. Escolha a opção que faz mais sentido para o seu bolso e as necessidades do seu bichinho de estimação. Também é válido avaliar a possibilidade de desconto para mais de um animal, além de outras diferenças entre os serviços.

Pesquisa de mercado

Após comparar os tipos de plano de saúde para pets, veja os valores dos serviços selecionados e verifique a compatibilidade do preço com o mercado. Se houver muita discrepância, questione a prestadora sobre os benefícios que vêm acompanhados do valor alto.

Tire todas as suas dúvidas no Guia do Direito do Consumidor. Acesse aqui!

Avaliação das necessidades do animal de estimação

Se seu pet já tem idade avançada, é portador de alguma deficiência, tem alguma doença prévia ou possui necessidades especiais relativas à raça ou qualquer outra natureza, avalie os planos de saúde a partir deste ponto. Muitas prestadoras podem, inclusive, ser eliminadas nessa etapa.

Análise da reputação da empresa

Uma boa pesquisa na internet pode te ajudar a bater o martelo. Veja se a empresa possui boa reputação em portais de reclamação como o canal Reclame e leia a avaliação dos usuários antes de assinar o contrato. Empresas mal-avaliadas costumam não entregar um bom serviço e podem te deixar na mão quando você precisar.

Verificação das condições contratuais

Planos de saúde para pets ainda divergem muito sobre as condições contratuais. Cláusulas como reajuste, serviços emergenciais e exames especializados costumam ter condições diferentes de acordo com a prestadora e a modalidade do serviço. Leia as letrinhas miúdas antes de assinar!

Dica: Propaganda enganosa: como identificar e o que diz o CDC?

PROTESTE te ajuda a fazer as melhores escolhas

A PROTESTE está aqui para te ajudar não só a optar pelo melhor plano de saúde para pet, mas também em várias escolhas de consumo! Há 21 anos no Brasil, somos uma associação sem fins lucrativos que apoia os brasileiros fornecendo informação de qualidade sobre assuntos importantes para o seu dia a dia.

Por meio do nosso canal no Telegram e do App da PROTESTE, você fica bem informado sobre assuntos diversos, como saúde, alimentação, bem-estar, meio ambiente, direitos do consumidor, economia doméstica, tecnologia, atualidades e muito mais!

Você pode aproveitar ainda mais benefícios se associando à PROTESTE. Os testes comparativos te ajudam a fazer as melhores escolhas de produtos e serviços. O canal Reclame está disponível para você enviar seus problemas de consumo, com o auxílio de especialistas e intervenção extrajudicial. Clique aqui para se associar à PROTESTE agora mesmo!