Ar-condicionado no carro aumenta o consumo de combustível?
Com o aumento das temperaturas, o ar-condicionado vira um recurso muito bem-vindo
Uma onda de calor atinge o Brasil desde a semana passada e faz os motoristas enfrentarem um antigo dilema: o ar-condicionado aumenta o consumo de combustível?
Ao AutoPapo, do UOL, o Coordenador das Engenharias do Ibmec BH, Hélder Giostri Alves de Almeida, explicou que o uso do ar-condicionado realmente aumenta o gasto de combustível. Mas, destacou que o aumento vai depender de cada automóvel.
De modo geral, o consumo fica entre 25 a 30% maior. Isso ocorre pelo uso do compressor do ar-condicionado, um equipamento ligado ao motor, que necessita de uma energia adicional – do combustível – quando o sistema de resfriamento é ativado.
No entanto, não é apenas o ar-condicionado que afeta o consumo. Segundo Helder, andar com as janelas abertas também aumenta o gasto de combustível, pois eleva a força de arrasto do automóvel, que precisa de mais energia para vencer a resistência imposta pelo ar.
O consumo, porém, não é extraordinário e andar dentro da cidade de janelas abertas não influencia tanto no consumo do combustível.
Assim, cabe ao motorista decidir entre um consumo um pouco mais alto e ter segurança já que as janelas estarão fechadas ou optar pelo menor gasto e rodar com os vidros abertos.